sexta-feira, 31 de julho de 2015

MINC VISITA O VALE DO JEQUITINHONHA


 
A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, e o diretor do departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), TT Catalão, estarão em Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, entre sexta-feira (30/7) e sábado (1/08), para cumprir extensa agenda. 
 
Na programação, constam encontro com prefeito da cidade, Ronaldo Athayde da Cunha Peixoto, promoção de Roda de Conversa com artistas e gestores culturais, cortejo pela cidade e visita ao 32° Festivale, um dos principais eventos culturais da região.
 
Na sexta-feira (31/7), a secretária Ivana Bentes participa da Roda de Conversa "Cultura em Foco" com artistas, gestores e fazedores de cultura da região. A iniciativa faz parte de uma estratégia da atual gestão para fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.  
 
O evento, aberto ao público, ocorre às 15h30, no Rotary Club de Salto da Divisa, na Praça da Matriz. Além de Ivana Bentes e de TT Catalão, estarão presentes o prefeito Ronaldo Peixoto e o secretário ajunto de Estado de Cultura de Minas Gerais, Bernardo Machado. Às 18h, a comitiva assiste a apresentação de grupos de cordão e faz cortejo pela cidade. Por fim, às 21h, assistem ao show do rapper Renegado. 

Festivale

No sábado, dia 1, às 8h, está prevista uma visita à feira de artesanato, evento realizado no âmbito do 32º Festivale. O Festival nasceu a partir de um encontro de compositores do Vale do Jequitinhonha, nos anos 70. Na época, produtores presentes se deram conta da riqueza cultural e artística da região e da necessidade de ampliar os canais de visibilidade desse patrimônio.
 
O evento terá shows, debates, cursos, oficinas, festival de música, noite literária, feira de artesanato, seminários, participação de grupos de cultura popular, mostras de teatro e mostras de vídeo e fotografias.
 
A Feira de artesanato e o Festival de Música são considerados os carros-chefe do Festivale, porque reúnem os grandes mestres e artesãos do Vale do Jequitinhonha e de outras regiões. Neste ano, no 32º FESTIVALE, a Feira de Artesanato leva o nome de Ana do Baú, grande artesã ceramista da região.
 
FONTE: Cecilia Coelho
Assessoria de Comunicação 
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário