sexta-feira, 31 de julho de 2015

MINC ESTIMULA ECONOMIA CRIATIVA NO CARIRI CEARENSE


 
 
Dar visibilidade a expressões da cultura popular brasileira e, ao mesmo tempo, estimular uma participação ativa da sociedade no processo. Com essa ótica, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), desenvolvem o projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos. A primeira edição será realizada desta quinta-feira (30) a domingo (2), em Juazeiro do Norte, em pleno Cariri cearense, uma das regiões com maior riqueza cultural do Brasil.
 
Os Territórios Criativos vão oferecer suporte em tecnologias sociais e condições para manutenção e ampliação dos espaços de cultura locais. A intenção é que isso ocorra por meio de ações que valorizem as expressões de cada lugar. A concepção de se preservar os saberes populares da iniciativa se relaciona diretamente a aproximar as comunidades, por meio de crianças, jovens e adultos, de suas tradições artísticas e culturais. 
 
"O projeto pensa os territórios a partir das suas narrativas, representações e encenações, considerando a dinâmica econômica desses processos", explica o professor Leonardo Guelman, coordenador do projeto e superintendente do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). "A potência da iniciativa está em fortalecer a economia da cultura dos territórios envolvidos a partir dos repertórios simbólicos de cada localidade", complementa o coordenador-geral da Diretoria de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da SPC, Gustavo Vidigal.
 
No Cariri, o projeto tem como objetivo potencializar manifestações significativas do Ceará e do Nordeste, como a xilogravura, a escultura em barro e madeira e a literatura de cordel. A iniciativa pretende fortalecer a identidade regional ao apoiar instituições e movimentos como o Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, Os Mestres e Brincantes, a editora Lira Nordestina e o Centro de Cultura Popular Mestre Noza. 
 
Durante o encontro, serão realizadas mesas de debates sobre temas ligados à cultura popular. Gustavo Vidigal participa, no sábado (1º), às 19h, de uma mesa sobre Políticas Públicas com secretários de Cultura de três cidades da região: Barbalha, Antonio de Luna; Crato, Dane de Jade; e Juazeiro do Norte, Marli Bezerra. A mediação será de Leonardo Guelman. 
 
Arte, Cultura e Religiosidade Popular
 
Outro assunto discutido será Arte, Cultura e Religiosidade Popular, no dia 30, às 18h30, com os pesquisadores Wallace de Deus, Luitgarde Barros e Renato Dantas, também com mediação de Leonardo Guelman. O encontro terá, ainda, uma programação de 40 oficinas, com destaque para uma de xilogravura dedicada ao público infantil. 
 
Além dos debates e oficinas, quem estiver em Juazeiro do Norte poderá presenciar uma série de atrações artísticas representativas do Cariri. Nesta quinta-feira, às 16h30, na Praça da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, haverá o Cortejo dos Grupos da Tradição Caririense, com a participação dos grupos Bacamarteiros da Paz, do Maneiro Pau do Mestre Cirilo, do Reisado São Luis, da Banda Cabaçal Padre Cícero, da Banda de Música Municipal Padre Cícero e de quadrilhas infantis. Já na sexta-feira, no mesmo horário, será realizada uma Homenagem aos mestres do Cariri, como o falecido Antônio Aniceto, da Banda Cabaçal do Crato; e Seu Nego, do Reisado de Congo, da cidade de Barbalha. 
 
Ainda no mês de agosto, estão previstos outros três Encontros do Projeto Territórios Criativos, todos no estado do Rio de Janeiro. Os eventos terão como foco as Cirandas de Paraty, nos dias 7 e 8 de agosto; Madureira e os coletivos culturais dos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, em 29 e 30 do mesmo mês; e o Quilombo Fazenda Machadinha, em Quissamã, em 22 e 23 de agosto. 
 
FONTE: Marcelo Araújo
Secretaria de Políticas Culturais
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário