sábado, 16 de maio de 2015

ABOLIÇÃO DE ESCRAVOS: FESTA DO BEMBÉ

Cerca de 70km separam Salvador do histórico município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. O local, famoso pelos casarões seculares e por ser um polo cultural, também é detentor de uma das festas mais tradicionais e importantes da região: o Bembé do Mercado. 
   
Celebração, densidade cultural e espiritual marcam a contribuição da cultura negra na identidade nacional (Foto: Prefeitura de Santo Amaro)

A manifestação cultural ganhou o título de patrimônio imaterial cultural da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA) em 2012. 

A festa surgiu, em 1889, um ano após a abolição da escravatura, quando um grupo de negros reuniu-se na praça pública de Santo Amaro para comemorar o fato. Desde então, anualmente, vários terreiros da região realizam uma grande cerimônia de candomblé em praça pública.

O Ministro Juca Ferreira participou da festa.

Neste ano, durante a celebração, também foi lançado o livro "Bembé do mercado" produzido pelo Ipac. O livro está disponível gratuitamente em versão digital no link http://www.cultura.ba.gov.br/bembe-do-mercado/.

Fonte: Minc
www.cultura.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário