segunda-feira, 27 de abril de 2015

CORAL ALZHEIMER: O MILAGRE DA MÚSICA

Foto: USA Today


Um coral formado apenas com pacientes que têm Alzheimer, está emocionando as famílias e ajudando a trazer de volta lembranças distantes, de fases boas da vida desses cantores.
"Eles não sentem que têm a doença quando estão cantando. É um momento para que se lembrem de quem eles eram antes que a doença surgiu," conta Anne Sterner, filha de uma das participantes do Coral.

A mãe de Sterner muitas vezes tem dificuldade de falar, mas Sterner disse que ela tem muito menos dificuldades nas canções.

"Nós sabemos que a música é armazenada em uma parte do cérebro que é uma das últimas a serem afetadas pelo Alzheimer," explica Mary Lenard, que fundou o Coro com Marge Ostroushko.

O coral
Uma vez por semana, pacientes com Alzheimer e demência se reúnem em Minneapolis, nos EUA, e cantam músicas do passado no “Giving Voice Chorus”.

No repertório canções cativantes dos Beatles ou Rodgers & Hammerstein, relata a KARE-TV .
E eles se divertem: "As emoções, a alegria, a diversão, o humor são colocados pra fora, como na época que estavam mais jovens.”

Os doentes são muitas vezes acompanhados por um membro da família, ou um ente querido. Jerry Parks, que foi diagnosticado com início precoce de Alzheimer, aos 56 anos de idade, diz que alguns dos "melhores momentos" que ele tem com sua esposa agora estão no coral.

"Tem sido edificante", disse ele. "É maravilhoso."

Fonte: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=6013

Nenhum comentário:

Postar um comentário