terça-feira, 14 de abril de 2015

AGENDA AFRO: I FESTIVAL MUNDIAL DAS ARTES NEGRAS EM 01 DE MARÇO DE 1966


O Festival Mundial das Artes Negras (Fesman) é a maior reunião do mundo da arte e cultura negras. Foi idealizado pelo ex-presidente do Senegal, Léopold Sédar Senghor. A primeira edição realizou-se em Dakar, em 01 de março de 1966. Teve como tema «Significação da Arte Negra pelo Povo e para o Povo». Reuniu todas as disciplinas artísticas e todas as gerações para, com criatividade, tornar visíveis os traços da dignidade dos povos negros numa África devolvida havia pouco tempo aos Africanos.

O Fesman II decorreu na Nigéria, em 1977, com o tema «Civilização Negra e Educação». Neste Festival, foi possível ver os primeiros frutos das iniciativas de desenvolvimento cultural sugeridas pelo Fesman I e concretizadas pelos Estados africanos, nomeadamente escolas e centros de criação coreográfica, teatral e de artes visuais; definiram-se as bases para uma política cultural em África; e patentearam-se as contribuições artísticas e culturais dos povos negros africanos para a civilização mundial.

Dakar voltou a acolher o Festival Mundial das Artes Negras para a sua terceira edição. Esta decorreu de 10 a 31 de Dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário