terça-feira, 3 de março de 2015

LONDRINA: XXIII SEMANA MUNICIPAL DA MULHER

semanaMulherP

Atividades reúnem palestras, oficinas e encontros sobre saúde da mulher e enfrentamento à violência doméstica e familiar



Dos dias 8 a 13 de março a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), realizará a 23ª Semana Municipal da Mulher, com o tema “Desafios da Mulher Contemporânea”. A abertura oficial será no dia 9, às 14 horas, no saguão da Prefeitura de Londrina, com o lançamento da campanha nacional “Justiça Pela Paz em Casa”. A programação completa pode ser acessada no portal www.londrina.pr.gov.br no link Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

A semana terá encontros, palestras, reuniões, mesas-redondas, oficinas, exibição de filmes, ações populares e outras atividades voltadas à divulgação dos direitos da mulher, da igualdade de gênero e de políticas públicas de proteção e valorização das mulheres. “Os assuntos tratados na Semana estão focados em três temas centrais: a saúde, a violência e o empoderamento das mulheres. O objetivo é debater os desafios que elas ainda enfrentam diariamente na sociedade. Serão abordados temas como a realidade das mulheres no mercado de trabalho, a humanização do parto e a igualdade de gêneros, entre outros”, ressaltou a assessora de Planejamento da Secretaria, Elaine Galvão.

A diretora de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria, Nanci Skau Kemmer, destacou o lançamento da publicação “Gestão de Políticas Públicas com Perspectiva de Gênero: uma experiência de formação de gestores locais”, que ocorrerá no dia 10, às 19 horas, na Biblioteca Pública Municipal, na avenida Rio de Janeiro, 413. “O trabalho foi realizado pela Universidade Estadual de Londrina em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres nos anos de 2013 e 2014, e consistiu na capacitação de cerca de 30 servidores de diversas secretarias municipais para incorporar atividades de planejamento, formulação e monitoramento de políticas públicas na cidade.”

Atividades extras

As atividades da Semana Municipal da Mulher têm início antes mesmo da abertura oficial. Teve início ontem (2) a feira “Mãos Talentosas”, com venda de artesanatos organizada pelas Associações de Mulheres cadastradas no Município. A feira funcionará até o dia 14, no Calçadão, sempre das 9 às 17 horas.

Dia 4, das 8 às 17 horas, será realizado o “1º Encontro de Política para Mulheres Catadoras do Comitê Norte Paranaense” na Casa de Encontros Emaus. Das 19 às 21 horas, na Acil, vai acontecer o “Painel: Empoderamento da Mulher em Londrina: avanços e desafios”. No sábado (7) haverá um ato público no Calçadão sobre a mobilização dos coletivos feministas de Londrina. O início será às 9 horas.

A 23ª Semana Municipal da Mulher conta com apoio das secretarias municipais de de Assistência Social, Cultura e Saúde; 16ª Vara Judicial - Vara Maria da Penha; Associação Nós do Poder Rosa; Associação: É Hora de Viver; Comissão da Mulher Advogada OAB Londrina; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Londrina; Comitê Norte Paranaense do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; Conselho da Mulher Empresária da ACIL; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Programa Municipal de Economia Solidária; Rede Mulheres Negras do Paraná; Sindicato dos Bancários de Londrina e Região; Universidade Estadual de Londrina e Vila Cultural Kinoart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário