sábado, 24 de janeiro de 2015

TOM JOBIM: 88 ANOS

Antônio Carlos Brasileiro Jobim nasceu no tradicional bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 1927.

Ainda criança, foi morar em Ipanema e depois em Copacabana, bairros que permeavam suas composições.

Seu gosto pela música começou cedo. Estudou piano com professores renomados, como Hans Joachim Koellreuter.

Na década de 50 tocou em bares e boates em Copacabana até ser contratado como arranjador, pela gravadora Continental. Na gravadora também transcrevia para a pauta as melodias de compositores e, dizem, foi assim que começou a compor.


A primeira canção de sua autoria gravada foi Incerteza, cantada na voz de Mauricy Moura. Mas, seu primeiro sucesso veio com a canção Tereza da Praia, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental, no ano de 1954.

Sua carreira de sucesso tinha início e várias outras grandes parcerias foram feitas. Vinícius de Moraes e João Gilberto foram alguns dos grandes nomes que acompanharam Tom, principalmente na consolidação do movimento da Bossa Nova, ainda na década de 50.
 
Na década de 60, compõe, juntamente com Vinícius de Moraes, aquela que foi sua canção de maior sucesso: Garota de Ipanema. Consagra-se internacionalmente e, em 1967, chega a gravar um disco com o mito americano Frank Sinatra.

A influência de sua música era cada vez mais reconhecida. Em sua carreira, recebeu homenagens de compositores como Herbie Hancock e Ron Carter.

O cantor e compositor fez seu último show em 1994, em Jerusalém. No final desse mesmo ano, faleceu por parada respiratória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário