terça-feira, 30 de dezembro de 2014

SAMBA: BLOG DESTACA RIACHÃO

Cantor. Compositor. Ator. Clementino Rodrigues nasceu em 1921, na rua Língua de Vaca, no bairro de Fazenda Garcia, em Salvador. Trabalhou como alfaiate, contínuo de banco, vendedor de cachorro-quente e por 20 anos trabalhou na Rádio Sociedade da Bahia.

O apelido "Riachão" lhe foi dado quando ainda era adolescente: "Eu fazia uma pose de brigão e ganhei a fama de Riachão, termo que os baianos usam para falar de gente difícil". Segundo depoimento do próprio compositor ao extinto jornal Diário de Notícias: "Quando menino, eu gostava muito de brigar. Mal acabava uma peleja, já estava eu disputando outra. E aí chegavam os mais velhos para apartar, empregando aquele ditado popular: você é algum riachão que não se possa atravessar".

Considerado um dos mais importantes sambistas da Bahia, ao lado de Batatinha, Panela, Walmir Lima, Ederaldo Gentil, Nélson Rufino, Garrafão, Goiabinha, J. Luna, Roque Ferreira e Edil Pacheco.

Aos nove anos já se apresentava em festas infantis. A primeira composição foi feita aos 12 anos, um samba sem título, com os versos: "Eu seu que sou moleque, eu sei / conheço o meu proceder / deixe o dia raiar que a minha turma / é boa para batucar".



  Aos 23 anos ingressou na Rádio Sociedade, onde passou a cantar integrando um trio vocal no programa de auditório "Show Pindorama", da emissora de rádio Sociedade AM. No trio interpretava de serestas à toadas sertanejas. Logo depois deixa o trio e segue em carreira solo. Expoente da era de ouro do rádio baiano nas décadas de 1940 e 1950 atuou em duplas sertanejas e em carreira solo. Teve, ainda na década de 1950, gravada suas composições "Meu Patrão", "Saia" e "Judas Traidor", todas por Jackson do Pandeiro. Seus sambas irreverentes, tais como "Retrato da Bahia" e "Bochechuda e Papuda", o tornaram ganhador do "Troféu Gonzaga".



Mais tarde foi gravado pelo cantor Eraldo Oliveira (‘A Nega não quer Nada’) e pela cantora Marinês (‘Terra Santa’). Entre 1948 e 1959, Riachão compôs "A Morte do Motorista da Praça da Sé", "A Tartaruga", "Visita da Rainha Elisabeth" e "Incêndio no Mercado Modelo". Na década de 1960 compôs "Umbigada da Baleia" e "A Morte do Alfaiate". Por essa época gravou "Umbigada da Baleia" em disco de 78 rpm. No cinema atuou em alguns filmes, entre eles "A Grande Feira", de Roberto Pires em 1961 e "Pastores da Noite", de Marcel Camus em 1972, baseado na obra do amigo Jorge Amado. Neste mesmo ano Gilberto Gil, no LP "Expresso 2222", gravou uma composição de sua autoria. Ainda em 1972 Caetano e Gilberto Gil gravaram "Cada macaco no seu galho".



No ano de 1973, quando ainda trabalhava como office-boy do Banco de Desenvolvimento do Estado da Bahia (Desenbanco), lançou o primeiro LP, "Sonho de malandro", patrocinado pelo banco, onde trabalhava desde o ano de 1971. Do disco destacam-se as faixas "Quando o Galo Cantou" e "Eu também Quero", na qual o compositor relata o aparecimento do tíquete-refeição: "Essa turma que trabalha muito cedo/ vem a fome que faz medo/ e faz a barriga roncar/ vai no caixa compra tique/ pega tique/ leva o tique/ dá o tique/ para poder almoçar". No ano de 1975, ao lado de Batatinha e Panela, também representantes do samba baiano, gravou o disco "Samba da Bahia", no qual interpretou "Vou chegando", "Fúfú", "cada macaco no seu galho", "Pitada de tabaco", "Ousado e mosquito" e "Até amanhã", todas de sua autoria. Ainda neste mesmo LP, interpretou "Terra hospitaleira", de autoria de Edson Santos e Goiabinha.

  Segundo Paulo Lima: "Convidado para cantar 'Cada macaco no seu galho' no programa radiofônico de França Teixeira, pelo telefone, durante seu expediente no banco, Riachão não só cantou como ainda convidou funcionários e clientes para ajudá-lo no coro". Ainda na década de 1970 teve sua composição "Barriga Vazia" censurada: "Eu, de fome, vou morrer primeiro / você, de barriga, também vai morrer um dia".



  A notícia da censura correu a cidade e, em um show, no ICBA, em 1976, a plateia universitária exigiu que o compositor cantasse a música. No ano de 1981 o LP "Sonho de Malandro" foi lançado comercialmente pela gravadora Tapecar. Em 1997 a EMI lançou o disco "Diplomacia", de Batatinha. No disco, juntamente com Batatinha, Ederaldo Gentil, Nélson Rufino, Walmir Lima e Edil Pacheco, participou da faixa "De revólver, não!", de autoria de Batatinha e Walmir Lima. No ano de 1999 participou do curta-metragem "Rádio Gogó", de José Araripe Jr. Em 2000 lançou o CD "Humanenochum".

O disco trouxe participações especiais de Caetano Veloso na faixa "Vá morar com o diabo", Carlinhos Brown em "Pitada de tabaco", Tom Zé na música "Cada macaco no seu galho", Armandinho e Dona Ivone Lara. Segundo o próprio Riachão, o nome do disco quer dizer "Homem humano que ama a mulher e não a maltrata", uma homenagem a sua mulher Dalva, companheira de 30 anos de convivência. No ano seguinte, em 2001, no "Festival de Brasília", foi exibido o documentário "Samba Riachão", de Jorge Alfredo. z



O documentário contou com os depoimentos de fãs ilustres do compositor como Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi e Tom Zé, entre muitos outros. Neste mesmo ano de 2001 Cássia Éller interpretou "Vá morar com o diabo" no CD "Acústico MTV". No ano de 2001 lançou, pela selo Caravelas, o CD "Riachão", do qual participaram Caetano Veloso (‘Vá Morar com o Diabo’) e Dona Ivone Lara (‘Até Amanhã’), entre outros artistas. Em 2002 fez participação especial no seriado "Pastores da noite", da Rede Globo de Televisão, baseado em romance homônimo de Jorge Amado.

Em 2004 participou do projeto "Brasil de todos os sambas", série de shows do Centro Cultural Banco do Brasil que reuniu representantes do samba de vários Estados do país. Para o show "Bahia de todos os sambas" Riachão recebeu como convidados Roque Ferreira, Jussara Silveira e Dona Ivone Lara. Ainda em 2004 e tendo como convidada Beth Carvalho, apresentou-se no projeto "Da idade do mundo", do Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. No ano de 2005 apresentou o show "Noite baiana" no Cité de la Musique, em Paris e ainda participou da roda de samba promovida por Gilberto Gil no evento "TIM PercPan 2005". Neste mesmo ano fez o show de encerramento do "XV Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo".

No ano de 2013, com produção de Vânia Abreu (produtora e cantora, irmão de Daniela Mercury), dona da gravadora paulista Comando SD, finalizou um CD e DVD no qual interpretou 13 composições inéditas de sua autoria, entre as quais "Eu queria ela (amor proibido)", em trabalho com produção musical do músico, também baiano (arranjador e multiinstumentista) Cássio Calazans. Entre seus vários intérpretes destacam-se Jackson do Pandeiro, que gravou diversas composições suas, entre elas "Saia rota", "Meu patrão" e "Judas traidor"; Caetano Veloso e Gilberto Gil com "Cada macaco no seu galho", Cássia Eller em "Vá morar com o Diabo", além de Dona Ivone Lara, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário