sexta-feira, 28 de novembro de 2014

ALMIR GUINETO

O samba Conselho (de Almir Guinéto) faz parte da trilha da novela Império. Cantor e compositor dos mais autênticos da história do samba, Guinéto é autor das músicas que grava e também escreve para outros intérpretes. O blog convida o leitor para mergulhar fundo na biografia e obra deste grande compositor e cantor de voz firmes e divisão rítmicas maravilhosas:
 
Almir de Souza Serra , nascido no Rio de Janeiro em 12 de julho de 1946, mais conhecido como Almir Guineto, é um sambista e compositor brasileiro. Fundador do Fundo de Quintal, Guineto é um dos maiores representantes do samba de raiz. Entre seus principais sucessos, destacam-se "Caxambu", "Conselho", "Jibóia", "Lama nas Ruas" e "Mel na Boca".

Nascido e criado no Morro do Salgueiro, na cidade do Rio de Janeiro, Almir Guineto teve contato direto com o samba desde a infância, já que havia vários músicos em sua família. Seu pai Iraci de Souza Serra era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba; sua mãe Nair de Souza (mais conhecida como "Dona Fia") era costureira e uma das princiapias figuras da Acadêmicos do Salgueiro; seu irmão Francisco de Souza Serra (mais conhecido como Chiquinho) foi um dos fundadores de "Os Originais do Samba".

Nenhum comentário:

Postar um comentário