quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PROFESSORA E ESCRITORA MARTA MORAIS ASSUME CADEIRA NA APL

Karin Van Der Broocke/CCTG / Marta Morais da Costa é a 2ª ocupante da cadeira 27

 
A professora Marta Morais da Costa, docente sênior da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua desde 1988, assume hoje a cadeira de número 27 da Academia Paranaense de Letras (APL). A solenidade acontece às 19 horas, na sede do espaço.

Nascida na cidade de Ouro, em Santa Catarina, Marta é graduada em Letras pela UFPR, e é mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, ministra disciplinas sobre leitura, poesia, narrativas brasileiras, história do teatro e da dramaturgia brasileira no mestrado e doutorado em Estudos Literários da Federal.

Sua história com a docência começou cedo: desde 1965, ela atua como professora em diferentes graus de ensino. Também foi diretora dos cursos da área de Letras na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e coordenou, por cinco anos, a revista Letras, da UFPR.

Entusiasta da leitura, Marta foi a idealizadora de diversos programas na área, como o Congresso Nacional de Leitura de Múltiplas Linguagens, e o Saberes – Congresso Paranaense de Leitura. Além disso, ministra cursos, oficinas e palestras pelo país, integra comissões julgadoras de literatura e assessora outros diversos projetos ligados à área.

Obras
Marta publicou uma série de artigos e capítulos de livros sobre temas como teatro, literatura infantil e leitura. Escreveu a peça Femina e, em 2006, publicou o livro Mapa do Mundo: Crônicas sobre Leitura, onde fala sobre formação de professores, teoria literária e contação de histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário