quinta-feira, 30 de outubro de 2014

POESIA AMERICANA PERDE GALWAY KINNELL

O poeta americano Galway Kinnell, vencedor de prêmios como o Pulitzer e o National Book Award, morreu na cidade de Sheffield na terça-feira (28), aos 87 anos, devido a uma leucemia.

A informação foi confirmada por sua mulher, Bobbie Bristol, ao jornal "Los Angeles Times". Kinnell venceu o Pulitzer e o National Book Award.

Mais tarde, ele receberia o prêmio "gênio" MacArthur. Em 1989, ele foi laureado como poeta de Vermont e, em 2010, a Academia de Poetas Americanos deu a ele a honraria Wallace Stevens pelo conjunto de sua obra. Seus outros livros incluem "Body Rags", "Mortal Acts, Mortal Words", "The Past" e o último deles, "Strong Is Your Hold", foi publicado em 2006.

De acordo com o "Los Angeles Times", o estilo da escrita de Kinnell misturava o físico e o filosófico, explorando as grandes dimensões humanas e da natureza. Num de seus poemas mais famosos, "The Bear" (o urso), ele imagina um caçador que consome sangue e excremento dos animais e se identifica com sua presa.

Kinnell nasceu em 1º de fevereiro de 1927, em Providence, no Estado americano de Rhode Island. Na infância, foi influenciado por grandes nomes da literatura de língua inglesa do século 19, como Emily Dickinson (1830-1886) e Edgar Allan Poe (1809-1849). poeta.jpg

Ele se formou na Universidade de Princeton e serviu a Marinha do seu país na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Na década de 1960, foi ativista dos direitos civis nos Estados Unidos e se opôs à Guerra do Vietnã. Foi então, motivado pelos eventos da época, que começou a escrever poesia. Kinnell deu aula em diversas universidades americanas, como a Reed College e a New York University

Nenhum comentário:

Postar um comentário