quinta-feira, 23 de outubro de 2014

EVALDO CABRAL DE MELLO É ELEITO PARA A ABL

O escritor Evaldo Cabral de Mello, notório saber em História pela USP (Universidade de São Paulo), durante entrevista pra a Folha de S.Paulo, em sua casa no Rio de Janeiro (RJ). (Foto: Tomás Rangel/Folhapress) (Foto: Tomás Rangel/Folhapress)
A Academia Brasileira de Letras (ABL) informou que elegeu nesta quinta-feira (23) o novo ocupante da Cadeira 34, na sucessão do acadêmico, romancista, cronista, jornalista e tradutor João Ubaldo Ribeiro, que morreu no dia 18 de julho deste ano. O vencedor foi o diplomata, historiador e escritor pernambucano Evaldo Cabral de Mello.

Evaldo Cabral de Mello nasceu no Recife em 1936 e atualmente mora no Rio de Janeiro. Estudou Filosofia da História em Madri e Londres. Em 1960, ingressou no Instituto Rio Branco e dois anos depois iniciou a carreira diplomática. Serviu nas embaixadas do Brasil em Washington, Madri, Paris, Lima e Barbados, e também nas missões do Brasil em Nova York e Genebra, e nos consulados gerais do Brasil em Lisboa e Marselha.
 
Um dos mais destacados historiadores brasileiros, Evaldo Cabral de Mello é especialista em História regional e no período de domínio holandês em Pernambuco no século XVII, assunto sobre o qual escreveu muitos de seus livros, como Olinda restaurada (1975), sua primeira obra, 'Rubro veio' (1986), sobre o imaginário da guerra entre Portugal e Holanda, e 'O negócio do Brasil' (1998), sobre os aspectos econômicos e diplomáticos do conflito entre portugueses e holandeses. Sobre a Guerra dos Mascates e a rivalidade entre brasileiros e portugueses em seu Estado natal, publicou 'A fronda dos mazombos' (1995).

Escreveu, também, 'O norte agrário e o Império' (1984), 'O nome e o sangue' (1989), 'A ferida de Narciso' (2001) e 'Nassau: governador do Brasil Holandês' (2006), este para a Coleção Perfis Brasileiros, da Companhia das Letras. É organizador do volume 'Essencial Joaquim Nabuco', da Penguin-Companhia das Letras


Nenhum comentário:

Postar um comentário