terça-feira, 2 de setembro de 2014

DESIGN BRASILEIRO PERDE SÉRGIO RODRIGUES

 
Divulgação / Rodrigues começou a carreira com projeção do Centro Cívico, marco da arquitetura moderna
 
Um dos principais responsáveis por tornar o design brasileiro conhecido internacionalmente, o arquiteto e designer carioca Sergio Rodrigues morreu na manhã de ontem, em seu apartamento em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, onde morava com a mulher, Vera Beatriz. Ele tinha 86 anos.

 Nascido em 1927, Sergio era neto do jornalista Mário Rodrigues, criador do jornal A Crítica, sobrinho do dramaturgo Nelson Rodrigues e do jornalista Mario Filho, e filho do artista plástico e ilustrador Roberto Rodrigues, assassinado na redação do periódico com um tiro que era para o pai de Roberto, avô de Sergio.
Rodrigues começou sua carreira como arquiteto, quando participou do projeto do Centro Cívico de Curitiba, obra que foi um dos principais marcos da arquitetura moderna brasileira. Trabalhou ao lado de David Azambuja, Flávio Regis do Nascimento e Olavo Redig de Campos.

Ele acreditava que a arquitetura deveria contemplar também o planejamento do espaço interno, e assim passou da arquitetura para o design. Sua criação mais célebre foi a poltrona Mole (1957), considerada um clássico do design brasileiro, premiada na Bienal de Cantu, na Itália, em 1961, e parte da coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário