terça-feira, 19 de agosto de 2014

TEATRO DE MÁRIO BORTOLOTTO É TEMA DE DEBATE EM CURITIBA

 

Mário Bortolotto é tema de agosto do ciclo Teatro Paranaense em três atos – história, leituras dramáticas com a peça O ator, diretor e dramaturgo Mário Bortolotto é o tema de agosto do ciclo Teatro Paranaense em três atos – história, leituras dramáticas, depoimento, promovido mensalmente pelo Centro Cultural Teatro Guaíra para debater e divulgar as artes cênicas produzidas no Estado. A leitura da peça "À meia-noite um solo de sax na minha cabeça", programada para a próxima terça-feira (19/08), terá direção de Maurício Vogue.

O texto, escrito em 1983, foi encenado pela primeira vez no mesmo ano, no Cine Teatro Ouro Verde, em Londrina, onde nasceu Bortolotto. Criador do grupo Cemitério de Automóveis, há cerca de 30 anos, Bortolotto mora e trabalha em São Paulo desde 1996. Em 2000 ganhou o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto da obra e o Prêmio Shell de melhor autor pela peça “Nossa vida não vale um Chevrolet”.

Mário Bortolotto
Homem de mil faces, também é vocalista e compositor das bandas Saco de Ratos Blues e Tempo Instável, de rock e blues; Gravou o CD “Cachorros gostam de Bourbon”, e já publicou dois livros de poesia: “Para os inocentes que ficaram em casa” e “Um bom lugar para morrer”; e dois romances: “Mamãe não voltou do supermercado” e “Bagana na chuva”. Em 2006 lançou o livro “Atire no dramaturgo”, coletânea de textos publicados em seu blog de mesmo nome, iniciado em 2004.

Com um estilo totalmente contemporâneo, com referências ao universo beatnik e a histórias em quadrinhos, música e cinema, Bortolotto é considerado um dos criadores mais singulares do Brasil. Seu estilo foi largamente debatido em fevereiro de 2010 quando o Instituto Itaú Cultural promoveu a Semana Mário Bortolotto, onde o artista reuniu amigos para conversar sobre música, literatura, poesia, cinema e teatro a partir de sua obra.

Maurício Vogue
Ator, cantor, bailarino e diretor de teatro. Convidado por Gabriel Vilela, participou do show “Tambores de Minas”, de Milton Nascimento, percorrendo o Brasil numa turnê durante dois anos. Como diretor, recebeu o Troféu Gralha Azul em 1996 pela peça “Peter Pan na Terra do Nunca”; e pelo “O Menino Rei”, em 2000, pelo qual foi premiado também como melhor texto original.

Próximos
O ciclo de leituras dramáticas acontece uma vez por mês, sempre enfocando obras de autores paranaenses com direção de diretores premiados no Gralha Azul nos últimos 10 anos. Até agora foram apresentados trabalhos de Eddy Franciosi, Manoel Carlos Karam, Edson Bueno, Paulo Biscaia e de Glauco Flores de Sá Brito, que dá nome ao Miniauditório. Logo depois da leitura é gravado o depoimento dos participantes do evento, para integrar a memória do teatro paranaense.

As próximas leituras serão no dia 16 de setembro, quando três textos de Raul Cruz terão direção de Letícia Guimarães. Para o dia 14 de outubro está agendado o texto “Trecentina”, de Enéas Lour, com direção de Cleide Piasecki. E para 9 de dezembro, texto de Laerte Ortega a ser escolhido pelo diretor Roberto Inocente.

A entrada no Auditório Glauco Flores de Sá Brito é gratuita em todos os eventos do ciclo, realizados sempre às 19h30. Alunos de teatro que comparecerem a 75% das leituras receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Serviço
Leitura dramática – “À meia-noite um solo de sax na minha cabeça”
Data: 19 de agosto às 19h30
Local: Auditório Glauco Flores de Sá Brito – Miniauditório
Endereço: Rua Amintas de Barros, s/nº.
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário