quinta-feira, 14 de agosto de 2014

MATEMÁTICO BRASILEIRO ARTUR AVILA CONQUISTA MEDALHA FIELDS

Brasileiro ganha medalha considerada "Nobel da Matemática" Mastrangelo Reino/Caixapreta/FolhaPress
Foto: Mastrangelo Reino / Caixapreta/FolhaPress
 
O matemático brasileiro Artur Avila, 35 anos, recebeu nesta terça-feira a Medalha Fields, considerada o "Prêmio Nobel da Matemática". O reconhecimento máximo da União Internacional de Matemática será entregue durante o Congresso Internacional de Matemáticos, realizado em Seul, na Coreia do Sul.


Avila é o primeiro latino a receber a medalha, entregue a cada quatro anos. A Fields foi concedida pela primeira vez em 1936 e, a cada edição, é entregue a, no máximo, quatro matemáticos com idade inferior a 40 anos, que tenham realizado feitos notáveis. Ao todo, 52 matemáticos já receberam o prêmio.

O brasileiro tem graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1997) e doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2001). Atualmente, é pesquisador doInstituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique, em Paris. Suas pesquisas têm ênfase na área de Sistemas Dinâmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário