quarta-feira, 20 de agosto de 2014

HISTORIADOR NICOLAU SEVCENKO MORRE AOS 61 ANOS

Nicolau Sevecenko na Universidade Harvard, em 2010 (Foto: Divulgação/Stephanie Mitchell/Universidade Harvard)Nicolau Sevcenko na Universidade Harvard, em 2010 (Foto: Divulgação/Stephanie Mitchell/Universidade Harvard)

Nicolau Sevcenko, um dos mais conhecidos historiadores brasileiros, morreu no dia 13 de agosto.


Intelectual com múltiplos interesses, em especial história cultural, Sevcenko se preocupava também em comunicar o conhecimento ao grande público, não apenas ao universo acadêmico, motivo pelo qual com frequência escrevia artigos e concedia entrevistas.

Sevcenko se graduou em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCHU) e defendeu doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), em 1986, com o trabalho intitulado "Literatura como Missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República".

Concluiu o pós-doutorado pela University of London em 1990. Obteve a livre-docência, também pela USP, sob o título "Orfeu Extático na Metrópole: São Paulo nos frementes anos 20", em 1992.

Lecionou na USP de 1985 até 2012 quando se aposentou. Também deu aulas na Unicamp e Pontifícia universidade Católica (PUC) de São Paulo, Desde 2010 era professor tiitular da Universidade Harvard, nos EUA.

Além de lecionar, ele publicou, organizou, editou e traduziu dezenas de livros e centenas de artigos acadêmicos. Em 1999, venceu o Prêmio Jabuti com o livro "História da vida privada no Brasil".

Nenhum comentário:

Postar um comentário