quarta-feira, 23 de julho de 2014

VIDA E OBRA DE ARIANO SUASSUNA

Irreverente, Ariano Vilar Suassuna nasceu no dia 16 de junho de 1927, em Nossa Senhora das Neves, que hoje é conhecida como João Pessoa, capital da Paraíba.

Com mais de 15 peças teatrais, seis romances ficcionais e algumas outras obras – entre as quais, livros de poesia – depois, Suassuna consolidou-se como um dos maiores dramaturgos do país. Sua obra mais conhecida é “O Auto da Compadecida”, escrita em 1955. A peça, que narra a trajetória de Chicó e João Grilo, retoma elementos da literatura de cordel e satiriza quem se preocupa apenas com bens materiais.
Divulgação /

Em 2007, ele assumiu a secretaria de Cultura de Pernambuco a convite do governador Eduardo Campos, e chegou a ocupar outros cargos até deixar o governo recentemente, em abril de 2014.

O ano de 2007 também foi marcado pela celebração dos 80 anos do escritor em todo o Brasil. As homenagens o levaram a viajar de Norte a Sul do país. O que era um fardo para o escritor que detestava avião.
Sobre o passar dos anos, o autor brincava: se soubesse que chegar aos 80 anos daria tanto trabalho, teria ficado nos 79.

Um comentário:

  1. Otima postagem, repassando para o Blog, uma vida que semrpe serã sentida, percebida na vida comuniãtria , em todos movimentos pela vivencia da diversidade cultural, pelos potencial que mostrou em toda sua vida terrena. Grata. Sonia

    ResponderExcluir