terça-feira, 8 de julho de 2014

SEMIFINALISTAS DA COPA: CULTURA DA ALEMANHA

Cultura Alemã

As contribuições da Alemanha para o património cultural mundial são incontáveis, o que leva alguns autores a acreditar no "Génio Alemão", celebrado no romantismo, uma das fases da história da arte onde a Alemanha teve uma proeminência invejável. País conhecido por muitos como das Land der Dichter und Denker (a terra dos poetas e dos pensadores), a Alemanha foi o berço de vultos importantíssimos na história da arte, como se pode verificar nas várias secções deste artigo.
A língua alemã e os seus dialetos foram, outrora, a lingua franca da Europa central, oriental e setentrional. Hoje, a língua alemã é uma das línguas que desperta mais interesse por parte dos estudantes de línguas, em todo o mundo. Muitas figuras históricas, ainda que não sendo alemãs, no sentido moderno da palavra "alemão", estiveram imersas na cultura germânica, como é o caso de Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Kafka ou Copérnico.
Johann Wolfgang von Goethe foi um dos mais importantes poetas alemães
Johann Wolfgang von Goethe foi um dos mais importantes poetas alemães

Crítica à cultura alemã

Como foi dito acima, a cultura alemã é indissociável ao romantismo. A esse mesmo movimento a que o ditado "Land der Dichter und Denker" presta o elogio haveria também que acrescentar o outro aforismo menos laudativo "Land der Richter und Henker", (terra dos juízes e carrascos) de Karl Kraus. Ele recorda-nos o lado sombrio desta mesma cultura alemã.
George Clemenceau, nenhum amigo dos alemães, escreve, como nos relata a filha do escritor alemão Thomas Mann, Erika Mann em sua autobiografia "Ausgerechnet Ich" o seguinte sobre esse lado sombrio:
"Esta nação associa à sua riqueza em cultura intelectual uma carência fundamental em cultura moral".
A natureza dos homens é amar a vida. A Alemanha não tem este culto. Na alma alemã, na arte, na literatura, na filosofia deste país há falta de compreensão sobre aquilo que a vida verdadeiramente significa, aquilo que é a magia e a grandeza da vida. E há um ímpeto mórbido e atracção pela morte. Este povo ama a morte. A divindade à qual se submete, com um receio que se mistura de volúpia e de êxtase, é a morte. De onde ela ganhou esta divindade eu não sei. Leiam os seus poetas mais uma vez: por toda a parte a morte! A morte a pé, a morte a cavalo, sempre a morte. Pensem bem naquilo que vos digo sobre os alemães. Eles amam a Guerra por si só. A Guerra é um pacto com a morte. Na Guerra vêem os alemães o seu melhor amigo.
Menos de uma década depois da morte de Clemenceu, Erika Mann classifica esta caracterização dos alemães pelo senhor Clemenceu como "sinistramente acertada".
Erika Mann: "Sem dúvida que foi esta atracção mórbida e satânica pela morte de que ele fala, uma das forças que atraíram os alemães para o nazismo. Não é por acaso que o símbolo das tropas de elite de Hitler é um crânio (Totenkopf). E por muito dinâmico e vivo que o movimento nazi se tenha vendido na propaganda, a divindade a que eles se rendiam com êxtase era a morte. O romantismo Nazi não tinha qualquer lugar para a "luz" ou o "luminoso". Os seus espíritos eram sobrios. E no entanto o desastre alemão não foi uma capitulação consciente ou intencional perante a catástrofe, apesar de ter havido uma saudade inconsciente para com ela. Foi antes a pelo senhor Clemenceau desaprovada falta fundamental de cultura moral que arruinou a nação".

Artes

Música

Nasceram na Alemanha compositores como Johann Sebastian Bach, Johann Christian Bach, Carl Philipp Emanuel Bach, Georg Friedrich Händel, Carl Maria von Weber, Wilhelm Furtwängler são absolutamente paradigmáticos.

Artes Plásticas

Quadro de Franz Marc
Quadro de Franz Marc
No renascimento, Albrecht Dürer foi um dos nomes maiores. Max Ernst, no surrealismo; Franz Marc, na arte conceptual; Joseph Beuys no neo-expressionismo Georg Baselitz. Com o advento do nazismo, muitos intelectuais fugiram da Alemanha, devido às suas convicções políticas ou por serem de descendência judia. Os efeitos desta fuga ainda se faz sentir hoje na Alemanha.

Literatura

Poesia

Goethe, Schiller e Heine são alguns dos mais importantes poetas alemães. O movimento Sturm und Drang é característico do romantismo alemão na literatura.

Filosofia

Filósofos, como Kant, Hegel, Marx, Nietzsche, Schopenhauer, Heidegger estão entre, não só os mais importantes filósofos alemães como são destaque também em todo mundo.

Teologia

Podemos citar Lutero.

Outros escritores

Entre os romancistas, encontramos Thomas Mann, Heinrich Mann, Klaus Mann, Hermann Hesse e Günter Grass
Os diários de Victor Klemperer e de Anne Frank dão-nos uma visão do horror do período nazista.
Também é relevante a obra dos Jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck, que, num julgamento sobre um traficante de heroína em Berlim, em 1978, ficaram fascinados com o depoimento da garota de 15 anos Christiane Vera Felschinov (conhecida mundialmente por Christiane F.), e que deu origem ao livro de sucesso mundial Wir Kinder Vom Bahnhoff Zoo, lançado no Brasil com o título de Eu, Christiane F., drogada e prostituída, que virou um filme com o mesmo nome. O livro e o filme inspirou uma geração inteira, e fez até vários jovens largarem a heroína.

Ciência

Podemos referir cientistas como Albert Einstein, Max Born e Max Planck.

Fonte: http://culturabuda.blogspot.com.br/2011/02/cultura-alema.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário