domingo, 11 de maio de 2014

OFICINAS DA VII FESTIPOA LITERÁRIA

Oficinas, inscrições abertas
Oficina "Adaptação de obra literária para roteiro de cinema"
Ministrante: Wilson Freire
Datas: 19 a 24 de maio, das 14h às 17h30, e 25 de maio, das 9h às 12h30
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Sala C2

Inscrições gratuitas: cursoseoficinas.festipoa@gmail.com
Vagas limitadas a 15 inscritos
Estimular a produção do roteiro de cinema partir da obra literária, difundindo as técnicas, teoria e prática, para a produção do filme – do roteiro à tela. O principal objetivo da oficina é oportunizar o contato direto do fazer como um exercício artístico. O programa prevê, além da introdução à linguagem audiovisual, demonstrações de técnicas básicas de realização, exercícios de síntese na produção de vídeos e estímulo à criatividade individual e coletiva.
**
Oficina "Para Gostar de ler poesia, basta ler... poesia"
Ministrante: Diego Petrarca
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Luís Cosme
Data: 21 de maio, das 16h às 18h30
Inscrições gratuitas: cursoseoficinas.festipoa@gmail.com
Vagas limitadas a 50 inscritos

O poeta Diego Petrarca ministra oficina de leitura de poesia. Durante 2h30, o poeta conduzirá os participantes na leitura de poemas de Francisco Alvim, Paulo Leminski e Ana C.

A oficina priorizará o prazer da leitura de poesia e oferecerá dicas e informações a respeito de técnicas poéticas.
**
Oficina de leitura "Foi o que coube na mochila"
Ministrante: grupo Osseis de POA (Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Lu Thomé, Luiz Paulo Faccioli, Sergio Napp e a assessora literária Nóia Kern)
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Sala A2B2
Data: 23 de maio, das 16h às 18h30
Inscrições gratuitas: cursoseoficinas.festipoa@gmail.com
Vagas limitadas a 50 inscritos


Você conhece algum lugar que daria uma história? Escolha um, leve/envie uma foto ou imagem do ambiente escolhido e se aventure. A proposta desta oficina é partir das histórias que cada um tem para contar, oferecendo espaço de criação, até chegar na temática do livro Foi o que coube na mochila, que explora os ambientes da Amazônia e de Paris, apresentando elementos que facilitem um roteiro que ilumine a leitura. Nesse percurso cada participante poderá ler, escrever, inventar e, principalmente, conhecer o livro Foi o que coube na mochila e os seus possíveis desdobramentos.
Ao final, os autores que formam o grupo Osseis de POA (Airton Ortiz, Carlos Urbim, Christina Dias, Lu Thomé, Luiz Paulo Faccioli, Sergio Napp e a assessora literária Nóia Kern) estarão presentes para um bate-papo sobre as facilidades e loucuras que este projeto envolve.
Você também pode participar enviando uma foto de um lugar que daria uma história para o e-mail nozproducoesliterarias@gmail.com até o dia 18 de maio. As fotos serão veiculadas no dia 23 de maio, durante o bate-papo com os autores.
**
CursOficina “Na casa dos 30”
Leituras e análises de livros de 2 poetas contemporâneos brasileiros.
Ministrada por Guto Leite.
Participação dos poetas lidos no cursoficina: Diego Grando (RS) e Paulo Vieira (SP).
Dias 21 e 22 de maio, das 18h30 às 21h30, e 24 de maio, das 16h às 19h.
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Luís Cosme e Mezanino
Informações e inscrições gratuitas: cursoseoficinas.festipoa@gmail.com
Vagas limitadas a 30 inscritos

**
Oficina de leitura "Cria livros"
Ministrante: Marô Barbieri e Christina Dias
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Luís Cosme
Data: 22 de maio, das 14h às 18h
Vagas limitadas a 30 inscritos
Informações e inscrições gratuitas: cursoseoficinas.festipoa@gmail.com
A oficina “Cria livros” é um espaço de criação textual/gráfica que oferece a oportunidade de elaboração de livros artesanais personalizados, a partir de orientação teórica básica, com utilização de materiais simples e acessíveis.
**
Oficina de confecção de Livros Artesanais Lixo:Luxo, do papelão ao livro
Ministrante: Cristiane Cubas
Local: Casa de Cultura Mario Quintana, Sala Hermes Mancilha
Inscrições gratuitas: cursoseoficinas.festipoa@gmail.com

Público: jovens e adultos
Dois módulos: 30 de abril e 07 de maio, das 19h a 21h
Número de participantes: até 15 pessoas

Materiais: trazer cola de tubo, tesoura, pincel cabeça chata, barbante, agulha grossa, estilete grande, jornal e caixas de papelão (1-4).

A oficina LIXO:LUXO DO PAPELÃO AO LIVRO tem como proposta confeccionar livros artesanais, a partir de materiais cotidianos que são considerados lixo pela sua efemeridade como o papelão e jornal. A atividade proporciona noções estéticas básicas de colagem, corte e costura para a confecção do livro, buscando desenvolver a criatividade e a livre expressão. Além de tudo a oficina dá um apanhado sobre outros projetos culturais que já utilizam a técnica como fonte transformadora de economia solidária, visando pôr em prática a colaboração imediata com o projeto de livros artesanais da ALICE (Agencia Livre de Comunicação e Entretenimento). Baseada no trabalho do Dulcinéia Catadora (SP), a oficina é ministrada desde 2009 em espaços públicos e junto a escolas, movimentos e projetos sociais.

Cristiane Cubas é produtora cultural e arte educadora. Graduada em Letras – Português e Literatura Portuguesa, Brasileira e Africana pela UFRGS e mediadora de arte formada pela Fundação Iberê Camargo. Foi produtora cultural da Coordenação do Livro e Literatura de Porto Alegre. É produtora cultural e coordenadora das oficinas da Festipoa Literária. Fundadora e coordenadora de produção da Mostra Artística Cabaré do Verbo, atuando no desenvolvimento de atividades culturais continuadas de arte educação, formação de leitores e formação de plateia realizando mostras artísticas, saraus, oficinas e intervenções urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário