quarta-feira, 30 de abril de 2014

DORIVAL CAYMMI: 100 ANOS DO MESTRE

Nascido em 30 de abril de 1914, em uma casa de pessoas "musicais", como ele mesmo descrevia, Caymmi cresceu assistindo aos saraus promovidos pelo pai, Durval Henrique, em que ouvia a mãe, Aurelina, cantar músicas de variados estilos.

 Foi ao lado de seu amigo de infância, José Rodrigues de Oliveira, o Zezinho, que Dorival se aventurou pelas ruas de Salvador e teve o primeiro contato com o rádio, cantando na Rádio Clube da Bahia. Nessa época eles formaram o grupo Três e Meio, com os irmãos Deraldo e Luiz no tambor e pandeiro, respectivamente, Zezinho no cavaquinho e Dorival ao violão. Luiz era o irmão menor de Dorival, por isso o nome do conjunto.


O trio "e meio" se divertia reproduzindo músicas de Noel Rosa e Carmem Miranda, que eram sucesso na época. Mas mesmo fazendo apresentações e recebendo alguns cachês com seu trabalho, Caymmi não enxergava a música como atividade profissional, e resolveu viajar ao Rio de Janeiro para cursar direito. A capital fluminense foi palco para a descoberta definitiva do artista Dorival Caymmi.

 Na rádio Tupi, Teófilo de Barros Filho se impressionou com o jovem baiano recém-chegado à cidade e logo o apresentou à cantora Carmem Miranda - que daria projeção internacional a algumas de suas canções. Em pouco tempo, Dorival passou a integrar a elite dos cantores que faziam sucesso no rádio nos anos 1930 e foi, mais tarde, influência para artistas como João Gilberto, Caetano Veloso e Tom Zé.

Dorival Caymmi se casou com a também cantora Adelaide Tostes, que gostava de ser chamada de Stella e acabou apelidada de Stella Maris (do latim estrela do mar) pelo radialista César Ladeira. Os dois formaram família e a ligação com a música se estendeu para os filhos: Dori, Danilo e Nana, todos músicos. Em seu repertório variado estão desde músicas de ninar, até clássicos que ganharam fama pela televisão - como Modinha para Gabriela.


E assim Caymmi se faz presente no imaginário de crianças e adultos ainda nos dias de hoje. Sua popularidade foi notável em 1986, quando a escola de samba Estação Primeira de Mangueira foi campeã do carnaval do Rio de Janeiro ao homenagear o músico com o samba-enredo "Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia e a Baiana têm".

Fonte: www.ebc.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário