quinta-feira, 17 de abril de 2014

ANOS DE SOLIDÃO; LITERATURA PERDE GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ

O escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez faleceu agora pouco, em sua casa, no México, aos 87 anos.

Gabriel García Marquez (1928), escritor colombiano universalmente reconhecido, recebendo em 1982 o Prémio Nobel da Literatura. Gabriel Marques foi o criador do realismo mágico na literatura latino-americana.

Nasceu em Aracataca (Colômbia) em 6 de março de 1928. Jornalista na sua juventude, vivendo durante vários anos na França, Espanha e México. Estudou cinematografia na Itália.

Iniciou sua carreira literária com a publicação de contos, nestas obras já estava presente o mundo fantástico que caracteriza toda a sua obra.

Muda-se para a Cidade do México em 1960, onde publica seu primeiro livro de ficção, Ninguém Escreve ao Coronel. Em 1967 publica o seu seu romance mais conhecido e consagrado Cem Anos de Solidão (1967), exemplo único do estilo a partir de então denominado Realismo Fantástico.

García Márquez é o autor de Crônica de uma Morte Anunciada (1981), O Amor nos Tempos do Cólera (1985), O General em Seu Labirinto (1989) e Notícias de um Seqüestro (1996), entre outros livros de ficção, memória e reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário