terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MEMÓRIA: VIRGINIA LANE E STUART HALL

CULTURA ENGAJADA

Um dos principais teóricos do multiculturalismo, o sociólogo Stuart Hall morreu ontem, aos 82 anos. Nascido na Jamaica em 1932 e radicado na Inglaterra desde os anos 1950, ele foi um dos pioneiros do campo de pesquisas que ficou conhecido como Estudos Culturais.

 No Brasil, teve traduzida uma importante coletânea de ensaios, Da Diáspora – Identidades e Mediações Culturais (Editora UFMG, organização de Liv Sovik).

Professor de Sociologia por mais de duas décadas na Open University (universidade de ensino à distância, fundada e mantida pelo governo do Reino Unido), Hall havia se retirado da vida pública há alguns anos, por problemas de saúde.


TEATRO DE REVISTAS

A ex-vedete Virgínia Lane morreu aos 93 anos na tarde de hoje, por volta das 17h, no Hospital São Camilo, em Volta Redonda (RJ).

Batizada de Virgínia Giaccone, ela nasceu em 28 de fevereiro de 1920, na capital fluminense.
Antes de ingressar na carreira artística, chegou a entrar na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, mas trocou esse estudo pelo da dança. Teve aulas com a célebre professora Maria Olenewa e frequentou a Escola de Bailados do Teatro do Rio.

Trabalhou como corista no Cassino da Urca e como crooner da orquestra do maestro Vicente Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário