sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Projeto do artista francês JR retrata pessoas no bairro Bom Retiro com fotos de Pablo Saborido


Projeto do artista francês JR retrata pessoas no bairro Bom Retiro com fotos de Pablo Saborido
 

Preview dos retratos - Fotos: Pablo Saborido

São Paulo, janeiro de 2014 - Criado pelo artista francês JR em 2011, o Inside Out é um projeto colaborativo sem fins lucrativos que visa incentivar ações coletivas locais por meio da fotografia, com a finalidade de desenvolver uma cartografia mundial através de retratos. O projeto retorna ao Brasil e irá retratar rostos no bairro Bom Retiro. A partir de 11 de fevereiro começarão as colagens nos muros da Oficina Oswald de Andrade, na Escola Dom Bosco, na Casa Dom Gastão e na galeria comercial Bom Retiro, além da própria fachada da Casa do Povo. O Inside Out Bom Retiro será, finalmente, lançado em fevereiro de 2014. 

Nessa versão do projeto, a equipe da Casa do Povo pretende compreender o Bom Retiro a partir de retratos dos moradores, comerciantes e frequentadores da área, criando assim, uma espécie de antropologia visual do bairro. Cada pessoa fotografada indica a próxima a ser retratada, tecendo assim uma rede entre os participantes. Isso foi possível com a ajuda de associações do bairro, como a Câmara dos Lojistas do Bom Retiro e diferentes grupos da comunidade coreana. Os escoteiros do Hashomer Hatzaïr, auxiliarão na colagem dos retratos impressos, fixando-os em diversos muros do próprio bairro, como na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Casa Dom Gastão, no Instituto Dom Bosco, na Casa do Povo e na Galeria Comercial do Bom Retiro.

Inside Out
O projeto consiste em tirar retratos de indivíduos de uma comunidade específica, que pode estar vinculada pela cultura, geografia ou ideias. Esses são impressos pelo estúdio de JR em Nova Iorque para, depois, serem colados em espaços públicos por onde essas comunidades circulam. Inside Out possibilita que cada grupo exprima uma ideia ou reinvindicação, se apropriando de ferramentas disponibilizadas por JR.

Em sua primeira passagem pelo Brasil, em 2008, o fotógrafo JR realizou o projeto Women are heroes no Morro da Previdência, no Rio de Janeiro. Ao fotografar e colar nos muros os retratos das mulheres da comunidade, o objetivo era homenageá-las e propor um outro olhar sobre esse morro, que é mais conhecido pela violência das drogas, do que por seus residentes. O projeto Inside Out dá continuidade à essa estratégia ao se inspirar nas pessoas e nas ruas de todas as cidades do mundo, dando a elas uma poderosa ferramenta, que lhes permite mostrar aspectos despercebidos de um mesmo local e já esteve no Brasil em 2011 no MASP. O Inside Out  foi desenvolvido em 108 países, da França ao Nepal, e é financiado pelo prêmio TED de $1,000,000 que JR recebeu em 2011 na Califórnia.

Curiosidades
Lambe-lambe - O projeto Inside Out, tal como foi repensando para o Bom Retiro, brinca com as duas formas do lambe-lambe. A primeira, remete aos retratos que costumavam ser tirados por profissionais no Parque da Luz e vendidos como cartões-postais durante a primeira metade do século XX. A segunda, é a prática de colagem de cartazes nos muros da cidades.
História - Nessa edição, e graças à parceria com o estúdio de fotografia ClaroEscuro, serão apresentados também retratos antigos, tirados entre 1940 e 1970, dos moradores de Bom Retiro. Esses retratos fazem parte do arquivo da Casa do Povo e foram usados nas fichas de associados dessa época. Ao incorporar essas imagens ao projeto, o projeto apresenta um retrato atual do bairro que não omita sua história.

Quem participa?
O fotógrafo Pablo Saborido
O fotógrafo argentino Pablo Saborido tirou os retratos do projeto na entrada da Casa do Povo. Ele trabalha como fotógrafo profissional e também participou da criação de um guia de gastronomia que reúne restaurantes alternativos de origem boliviana, árabe e coreana no bairro do Pari com a ideia de fazer uma antropologia gastronômica do bairro.

O artista JR
O artista francês JR expõe seu trabalho gratuitamente nas ruas do mundo, chamando a atenção de pedestres que muitas vezes não são visitantes regulares de museus. Em 2006, ele realizou o projeto  Retratos de uma Geração, onde colou fotos em grande-formato de "criminais" do subúrbio em bairros burgueses de Paris. O projeto que foi realizado de maneira ilegal, foi oficializado quando o prédio da prefeitura de Paris teve suas paredes cobertas pelos retratos. A partir dessa ação muitas outras foram realizadas, até que em 2011 ele ganhou um prêmio do TED e criou o projeto Inside Out. Ao se manter anônimo, JR deixa um espaço livre para o encontro entre sujeitos/ protagonistas e o público/ pedestre.

Casa do Povo
Fundada em 1953 por judeus provenientes da Europa Oriental, a Casa do Povo é inaugurada como um "monumento vivo" em memória aos que morreram nos campos de concentração na 2º Guerra Mundial. Com a finalidade de preservar a cultura iídiche, promover ideais humanistas e desenhar novos caminhos da cultura porvir, hoje, a instituição dialoga com essa memória através de sua programação, tentando entender como atualizar sua vocação crítica nos dias de hoje.
Por meio de iniciativas ligadas à cultura contemporânea, a Casa do Povo se apresenta como um centro voltado à experimentação de novas práticas e formas de pensamento, que visa complementar o papel desempenhado pelas instituições já consolidadas na cidade de São Paulo. O espaço sempre dialogou com o seu entorno e a parceria com o Inside Out é mais um passo neste sentido, buscando reforçar seu elo com a vida cultural do bairro e evidenciar a sua diversidade.

Ficha Técnica
Realização: Casa do Povo
Fotógrafo: Pablo Saborido
Produção dos cartazes: JR Studios
Período de colagem: 11 fevereiro de fevereiro a 16 de fevereiro
Locais de colagem: Oficina Oswald de Andrade, Escola Dom Bosco, Casa Dom Gastão, galeria comercial Bom Retiro e fachada da Casa do Povo.
Saiba mais: https://www.facebook.com/casadopovoxxi

Casa do Povo
Telefone: (11) 3227-4015
Endereço: Rua - Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com.br  

Informações para Imprensa:
Paula Schmidt (+55 11) 3871-0022 ramal 215
paula@agencialema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário