segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

INSTITUTO TOMIE OHTAKE RECEBE JUNKO KOSHINO E GO YAYANAGAGI



Já se passaram 106 anos desde o início da imigração japonesa para o Brasil. Hoje são mais de 1,5 milhões de descendentes de japoneses vivendo no Brasil, o que constitui na prática, a maior comunidade japonesa fora do Japão. Por outro lado, um novo fenômeno surgiu no final do século XX. A ida de brasileiros descendentes de japoneses para o Japão, a trabalho, resultou numa comunidade de 320 mil brasileiros vivendo lá. A relação entre os dois países, pautado na amizade, fortalece-se hoje com contribuições na área da cultura e das artes, aprofundando o conhecimento dos universos distintos em seu formato, mas muito próximos em seu caráter de afetividade.

“Opa! Uma Alegre Revelação” é uma exposição-interjeição que fica até 16 de março no Instituto Tomie Ohtake, fruto de um trabalho colaborativo de dois grandes artistas do Japão, que têm em comum uma intensa paixão pelo Brasil. A estilista Junko Koshino usa a moda “para derrubar fronteiras”. Através de seu estilo extravagante e encantador, pretende encurtar a distância geográfica do Japão com o Brasil. E Go Yayanagi não esconde as influências que colheu no Brasil em sua juventude, quando decidiu se tornar artista plástico. Suas obras revelam cores de uma luminosa brasilidade.




Junko Koshino nasceu em Osaka. É um dos nomes mais respeitados da moda japonesa contemporânea. Estudou moda na conceituada Bunka Fashion College. Com 19 anos, tornou-se a mais nova ganhadora do prêmio So-en, um importante prêmio para designers emergentes. Depois da graduação, mostrou seu trabalho pela primeira vez em 1978, na Paris Fashion Week.

 Desde então, tem exibido suas coleções em várias cidades e países ao redor do mundo, incluindo Nova Iorque (Museu Metropolitano de Arte), Vietnam, Cuba e Myanmar. Seus projetos notáveis são “Antipole Joint Exhibition”, no qual colaborou com o escultor César Baldaccini, com o arquiteto Paul Andrew e com o designer e arquiteto Jean-Michel Wilmotte (Paris, 1992); participou da exposição “WILD: Fashion Untamed” (Metropolitan Museum of Art, 2004) e do “Illusion of Asia” (National Modern Art Museum, Tóquio, 2006). Organizou a abertura da cerimônia e do desfile principal do “Japan Festival” (Washington DC, 2008).

 Paralela à sua atividade como designer de moda e produtora de exposições, ela tem empenhado esforços para promover projetos de intercâmbio cultural entre vários países. Esses esforços foram reconhecidos em 2006, quando foi premiada com a Ordem da Estrela da Solidariedade Italiana, outorgada pelo governo Italiano. Já em 2008, foi nomeada Embaixadora do Programa Yokoso Japan, pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, pela sua contribuição para a promoção do turismo para o Japão.


Go Yayanagi nasceu em Obihiro, Hokkaido, em 1933. Após concluir a graduação no Obihiro Agricultural High School, em 1951, viajou para São Paulo, onde, em 1957, realizou uma exposição individual de seu trabalho no Museu da Arte Moderna. Desde então, Yayanagi tem mostrado seu trabalho ativamente em vários países, viajando extensivamente ao redor do mundo.

Em 1965, mudou-se para Paris e estudou gravura em cobre por três anos com o mestre de pintura S.W. Hayter. Yayanagi tem apresentado seu trabalho em diversas exposições, tanto no Japão quanto em outros países. Foi selecionado para representar o Japão na 11ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1971.
No Japão, mostrou seu trabalho no “Geijutsu e no Chosen“, exposição realizada no Museu Ikena de Arte do século XX, em 1981, e a “Distant Cosmology: 40 Years of Go Yayanagi,” realizada no Museu de Arte Hokkaido em Obihiro, em 1992. 

Trabalhando em diversas áreas incluindo pintura a óleo, gravuras, murais em edifícios públicos e design, Yayanagi continua produzindo trabalhos apreciados no mundo todo. Sua experiência de viver em territórios com amplos horizontes e na selva amazônica constitui a referência para seu estilo, que dinamicamente apresenta o reino animal, a natureza e o homem em uma única composição. Seus trabalhos fazem parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).


Exposição


OPA! Uma Alegre Revelação

Junko Koshino + Go Yayanagi
Data:
23 de janeiro a 16 de março de 2014
Terça a domingo, das 11h às 20h

Local:
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – Pinheiros
(Entrada pela rua Coropés)
São Paulo-SP
Tel: (11) 2245-1900
Entrada gratuita

Fontes: Instituto Tomie Ohtake
e www.fjsp.org.br/agenda/opa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário