terça-feira, 22 de outubro de 2013

ESCRITOR SERGIPANO ANTONIO CARLOS VIANA MINISTRA OFICINA EM CURITIBA

O escritor, tradutor e professor sergipano, Antonio Carlos Viana, vai ministrar a última edição da Oficina BPP de Criação Literária de 2013, dedicada ao gênero conto. A oficina acontece entre os dias 12 e 14 de novembro, das 14h às 18h. Para participar, é necessário enviar um breve currículo e um conto de até duas laudas para o e-mail oficina@bpp.pr.gov.br. O próprio escritor selecionará 20 participantes. As inscrições, gratuitas, estão abertas até 1º de novembro.

Durante o encontro, Viana utilizará textos de autores como Miguel Sanches Neto e Nilza Rezende extraídos do livro Recontando Machado, no qual escritores reescrevem contos do Bruxo do Cosme Velho. O conto A galinha degolada, do uruguaio Horácio Quiroga, também está no programa.

Antonio Carlos Viana nasceu em 1946, em Aracaju (SE). É mestre em teoria literária pela PUCRS e doutor em literatura comparada pela Universidade de Nice, na França. Entre outros, Viana escreveu os livros Brincar de manja (1974), Em pleno castigo (1981), O meio do mundo (1993) e Aberto está o inferno (2004). Em 2009, a coletânea Cine Privê recebeu o prêmio de melhor livro de contos da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Além de contista, Viana também é responsável pela tradução de grandes autores franceses, entre eles Julio Verne, Roland Barthes, Georges Bataille e Yves Salgues. Publicou dois livros didáticos sobre redação enquanto era professor da Universidade Federal de Sergipe, além dos infantis A baleia encalhada (1997) e O palhaço e a bailarina (2007), este último em parceria com Sônia Machado.

O Projeto
As oficinas de criação literária promovidas pela BPP acontecem mensalmente e buscam aliar teoria e prática, colocando o público em contato com diversos gêneros literários. Iniciada em 2011, o curso já foi ministrado por nomes como Milton Hatoum, Eliane Brum, Humberto Werneck, Luiz Ruffato, Felipe Hirsch, Eucanaã Ferraz e José Roberto Torero, entre outros autores. Em 2013, o projeto recebeu José Castello (romance), Fabrício Corsaletti (poesia), Ernani Ssó (infantojuvenil), Antônio Torres (crônica), Luiz Augusto Fischer (crítica literária) e André Sant'Anna (literatura experimental).

Serviço:
Oficina BPP de Criação Literária – Contos com Antonio Carlos Viana
De 12 a 14 de novembro, das 14h às 18h
Inscrições abertas até 01 de novembro pelo e-mail oficina@bpp.pr.gov.br
Informações: (41) 3221-4974

20 Vagas

Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário