sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Duo Adélia Issa e Edelton Gloeden apresenta-se em Cuba

A soprano Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden participam do V Festival Leo Brouwer de Música de Câmara, em Havana, Cuba, juntamente com músicos de renome internacional. No repertório, obras de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, César Guerra-Peixe, Ronaldo Miranda, Paulo Costa Lima, Antonio Ribeiro e do próprio Leo Brouwer.

O duo Adélia Issa e Edelton Gloeden apresenta-se em todo o Brasil e exterior há 22 anos. Nesse período, os dois músicos vêm se dedicando intensamente à pesquisa e à divulgação de um repertório originalmente escrito para canto e violão, e também encomendando obras com essa formação a compositores brasileiros contemporâneos.

Serão duas apresentações: dia 5 de outubro, com a flautista Niurka González, e dia 10 de outubro, quando o duo interpreta a obra de Leo Brouwer Es el Amor Quien Ve, para canto e conjunto instrumental.

5 de outubro de 2013, sábado - “De São Paulo a La Habana”
Sala Avellaneda, Teatro Nacional, 20:30 h
Adélia Issa - soprano 
Edelton Gloeden - violão 
Niurka González - flauta 

César Guerra-Peixe - Mãe d’Água para voz e violão
Paulo Costa Lima - Oriki de Erinlé para voz e violão (texto em iorubá de Ordep Serra)
Heitor Villa-Lobos - Canção do Amor para voz e violão (Dora Vasconcellos)
Ronaldo Miranda - Fragmentos para voz e violão (Inês Cavalcanti)
Antonio Ribeiro - Ilharga, Osso para voz e violão (Hilda Hilst)
Camargo Guarnieri - Ponteio para violão solo
                                   - Duas Canções para canto e flauta (Manuel Bandeira)
Leo Brouwer - Mitología de las aguas, Sonata No. 1 para violão e flauta
                               I. Nacimiento del Amazonas
                              II. El lago secreto de los mayas
                              III. El salto del ángel
                              IV. El güije (duende) de los ríos                                                                 


Adélia Issa, Soprano - Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, iniciou seus estudos de canto com Herminia Russo em São Paulo, prosseguindo-os na Manhattan School of Music, em Nova York. Participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York e, em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.

Apresenta-se regularmente em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Abel Rocha, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.

Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor, e também na primeira audição brasileira de Strophen, do polonês K. Penderecki, com regência de Fábio Mechetti.

Tem ministrado cursos e seminários sobre música brasileira e técnica vocal em alguns dos principais festivais de música do país, entre eles o de Campos do Jordão, Maringá, Águas de São Pedro, Ourinhos e João Pessoa, e em universidades e escolas de música em Porto Alegre, Campo Grande, Salvador, Aracaju, Recife e Uberlândia entre outras. Foi orientadora vocal do Coral USP e do Coral Sinfônico da OSESP, entre vários outros.

Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais - recolhidas por Mário de Andrade - para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), e Missa, interpretando obras do barroco mineiro, com regência de Naomi Munakata.     

Edelton Gloeden, Violão - Um dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade, o violonista Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.


Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. 

Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes. 

Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da ECA. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Guaratinguetá e João Pessoa. 

De 1994 a 2008, foi o produtor e apresentador do programa Violão em Tempo de Concerto, transmitido semanalmente pela Rádio USP-FM da Universidade de São Paulo, e de séries especiais sobre o repertório violonístico realizadas para a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira, com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20  (EGTA) e, com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento, Essência do Brasil e  Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA).

Em 2008, 2009 e 2011, foi diretor artístico do Festival Leo Brouwer em São Paulo, com a presença do artista cubano, evento organizado pela USP, SESC, Instituto Cervantes e Theatro Municipal de São Paulo.


Mais informações com a assessoria de imprensa, a Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br  ou pelo site www.bemelmans.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário