quarta-feira, 7 de agosto de 2013

SEPPIR LAMENTA MORTE DO MILITANTE ADEMIR FÉLIX DE JESUS

Com pesar, comunicamos o falecimento de um dos mais atuantes gestores do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR) da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Professor Ademir Felix de Jesus.

Vítima de um AVC quando fazia uma das coisas que mais gostava: cantar. Ele residia em Maringá há 32 anos e era doador universal de órgãos.

Ademir Fazia parte do movimento negro de Maringá há mais de 20 anos. Era professor de Educação Física, foi líder sindical e presidente da Feaban – Federação de Bairros de Maringá. Foi também jogador e técnico de basquetebol, sendo várias vezes Campeão dos Jogos Abertos do Paraná e do Campeonato Paranaense de Basquete.

Como Gestor Municipal foi Assessor de Igualdade Racial em Maringá por oito anos, de 2005 a 2012.  Respondia pelas Políticas de Promoção da Igualdade Racial junto ao FIPIR.

Presença marcante nos encontros do FIPIR (participou de todos), vestido a caráter  era sempre o primeiro a chegar. Na cabeça seu inseparável equeté (sua marca registrada) assessório que ele mesmo confeccionava e sempre doava uma peça para ser sorteado entre os participantes dos encontros.

Ademir contribuiu sobremaneira nas discussões relevantes ao FIPIR no que diz respeito à Gestão da Política de Promoção da Igualdade Racial enquanto uma Política de Estado.

Teve atuação decisiva no fortalecimento dos Encontros Regionais Sul, discutindo o papel do gestor, a necessidade do Planejamento Regional, Estadual e Municipal focados na Política Nacional. Acreditava  na  troca de experiência entre os gestores  para vencer os desafios que o dia-a-dia apresentava à execução  da política. Para ele, a mesma era tida  também  não só como  instrumento de inclusão social do Povo Negro na sociedade mas, como uma  necessidade de se reconhecer, resgatar os valores, divulgar e registrar a real  contribuição do nosso povo na história do País, suas lutas e conquistas.

Seu jeito alegre dinâmico e conciliador foram marcantes na construção da REDE FIPIR. Sua espontaneidade, generosidade, disponibilidade e solidariedade jamais serão esquecidas.

Ademir tinha 59 anos e deixa esposa e três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário