sábado, 10 de agosto de 2013

MÚSICA NO MUSEU REALIZA CONCERTO COM A PIANISTA MIRIAM GROSMAN, EM VIENA

  Sucesso total o  concerto  ontem do Musica no Museu com a pianista Miriam Grosman na Embaixada do Brasil em Viena,  lotada, cadeiras extras, gente em pe. Na plateia, os casais Embaixadores dos paises lationamericanos e os de lingua portuguesa, alem de diretores das empresas brasileiras sediadas em Viena, entre eles, o Charmain do Banco do Brasil e autoridades austriacas como o ex Embaixador no Brasil e o Vice-Ministro das Relacoes Exteriores da Austria alem de musicos e artistas brasileiros, incluindo a 1a. bailarina da Opera de Viena.
O Embaixador Evandro Didier- sozinho porque sua esposa `e  Embaixadora do Brasil em Brastislava- abriu o evento falando sobre a musica brasileira mas citando a homenagem post mortem ao jornalista e Academico Luiz Paulo Horta, um nome de expressao na cultura brasileira.
Miriam Grosman fez um programa de classicos brasileiros e antes de cada musica falava sobre o compositor, entre eles Villa-Lobos, Francisco Mignone,Ernesto Nazareth, Ricardo Tacuchian e Claudio Santoro. Aplaudida de pe, bis de Francisco Mignone.
O sucesso  foi tao grande que o Embaixador Didier convidou o Musica no Museu para que fizesse, pelo menos, duas apresentacoes por ano, verao e inverno na Embaixada do Brasil, o antigo Palacio Rotschild.
 
A EMBAIXADA:
 
A Embaixada e o antigo palaco Rothschild concebido como segunda residencia do Barao Albert Rotschild, planejada e construida pelos famosos arquitetos Ferdinad Fellner e Herman Helmet em 1894, O predio e decorado com ornamentos neobarrocos e com uma fachada voltada para a rua como era tipico dos palacios barrocos do centro de Viena no seculo passado. Fica em frente ao Palacio Belvedere, antiga residencia de verao do Principe Eugenio de Savoia e, posteriormente, passou para as maos dos Habsburgos em 1752 e  foi aberto ao publico como um Museu por iniciativa da Imperatriz Teresa.
O Palacio foi vendido ao governo brasilieiro em 1987 pela viuva do Barao Eugenio Totchild, filho do  Barao Albert Rotchild, a  Baronsea Jeanne de Rothschild, a atriz de cinema Jeanne Stuart.
 
 
Dados interessantes:
 
No periodo compreendido entre o seculo XVIII e o inicio do Sec. XX, a importancia politica de Viena, sua transformacao em sede de um Imperio e a residencia dos soberanos Habsburg, fizeram dela uma cidade repleta de nobres de toda a Europa que buscavam a proximidade da Corte para manter seu status ao ascender socialmente. Os Rotchilds, banqueiros judeus, cujo titulo de nobreza se devia aos altos servicos de ordem financeira prestados ao Imperio era uma delas. A fortuna, sem precedentes, somavam a fidelidade ao imperio, a cultura judaica e os habitos aristocraticos.
 
Realizar ali um concerto de Musica no Museu tem tudo a ver com este espaco e, alem do mais, em Viena, capital mundial da musica classica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário