quinta-feira, 27 de junho de 2013

ÓPERA OLGA, DE JORGE ANTUNES, EM BRASÍLIA

A ópera Olga, de Jorge Antunes, será apresentada em três récitas, em Brasília, nos dias 3, 5 e 7 de julho. É grande a expectativa do público amante de ópera, na capital federal, pois seu autor vive em Brasília, onde o espetáculo nunca foi apresentado, tendo a estreia sido realizada em 2006 no Theatro Municipal de São Paulo.

    No elenco, que contará com a participação de artistas locais, estarão dois dos cantores que participaram da estreia mundial em São Paulo: Homero Velho no papel de Filinto Müller, e Martha Herr no papel de Olga Benario. O tenor Adriano Pinheiro será o intérprete do líder comunista Luis Carlos Prestes.

    O diretor musical e regente será o maestro Mateus Araújo. O regente assistente e preparador do coro de 50 vozes, é o maestro Jorge Lisbôa Antunes, filho do compositor Jorge Antunes. Os cenários e a direção cênica caberão a William Pereira, o mesmo diretor da estreia mundial de Olga. O Theatro Municipal de São Paulo, que apoia o evento, faz o empréstimo de todos os figurinos e objetos de cena que foram usados na estreia paulista, realizada em outubro de 2006.

    Durante os meses de abril e maio o compositor Jorge Antunes fez uma campanha na Iternet, pedindo aos brasilienses empréstimo de máquinas de escrever, para a cena final do Iº Ato de Olga, em que a burocracia soviética do Comintern é ironizada: 40 membros do coro cantam e tocam máquinas de escrever. O colecionador paulista que emprestou as máquinas para a estreia em 2006, não permite que sua coleção saia de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário