quinta-feira, 27 de junho de 2013

CONCERTO DA ORQUESTRA PRELÚDIO



No dia 30 de junho às 10h30min no Cine Com-Tour/UEL, a Orquestra Prelúdio UEL fará um concerto matutino, com entrada franca, para o público em geral. Esse concerto faz parte do projeto de extensão Música em Circulação: Ações Artísticas e educativas da CASA DE CULTURA da UEL. 

O seu tema faz menção à máquina de escrever na condição de um instrumento musical. Esse equipamento, que nessa obra se constitui como um instrumento de percussão, era antes dos computadores o suporte para se escrever “datilografado” texto de todas as naturezas.  Pode soar estranho para os adolescentes, mas para os que  a usaram com esse fim, soará familiar. 

Como explicar ao jovem da era do Smart Fone, Tablate etc. que esse aparato até pouco tempo era usado pra escrever mensagens, registrar documentos, escrever à máquina, datilograr? Quem dera conseguir explicar que os mais dedicados daquela época tinham que aprender regras, habilidades e métodos para utilizá-la com qualidade e destreza, pois, caso contrário os que assim não o fizessem, seriam excluídos de boas oportunidades nos mais diversos campos da vida profissional.
O concerto é para a comunidade e, especialmente para jovens de qualquer idade e apresenta músicas atuais como o tema do seriado  Games of Thrones  utilizando a prática da música instrumental para comunicar ideias e estéticas dos diferentes tempos e épocas. Foi pensando em mensagens como essa que surgiu o desafio de se incluir nesse concerto a peça musical e inédita em Londrina The Typewriter  e Jazz Pizzicato do  compositor  americano de peças de concerto curtas e leves Leroy Anderson que  muitas das suas composições foram introduzidas pela Boston Pops Orchestra, sob a direção de Arthur Fiedler e John Williams descreveu-o como "um dos grandes mestres americanos de música leve orquestral".
 
Em nossa prática, ao comentarmos com os jovens que já estavam interessados pela música e, principalmente, sobre novas tecnologias que alguns dos compositores que iremos executar possuem mensagens em sua música das quais estão sendo levada por sonda espacial que viaja pelo espaço, em missão sem tripulantes, a  Voyager 1, tal como a sua irmã gêmea Voyager 2, as quais levam consigo um disco de informação, feito em cobre e revestido a ouro, com uma apresentação da humanidade para outras civilizações que possam eventualmente encontrar  um dia no espaço sideral. Foram também incluídos excertos de música étnica, de obras de Beethoven e Mozart, e "Johnny B. Goode" de Chuck Berry.  

O que hoje em dia torna a Voyager 1 especial é o fato de ser o objeto feito pelo homem e que se encontra o mais distante possível, mas que ainda continua a nos enviar  informações dessa viagem quase sem fim!

Um tema que fascina o jovem de qualquer idade são essas cápsulas do tempo, e o que é a música?  Podemos, por analogia, considerá-la uma cápsula que liga a era de um compositor, a outras eras e pessoas.  O jovem músico muitas vezes sem compreender nem o que é uma máquina de escrever, faz parte dessa conexão compositor, interprete e platéia.
Esse concerto para máquina de escrever se assemelha em muito a essa sonda que envolve jovens que no coletivo representam o sujeito na sua essência transmite uma mensagem de paz. E, utilizando de todos os meios quer ser ouvido como um instrumento, e o seu instrumento continuam levando a boa mensagem aos próximos e longínquos contextos desconhecidos e pretende se aproximar do público levando essa mensagem a todos jovens de qualquer idade, de qualquer lugar que for ao Cine Com-Tour/UEL nesse domingo.

O concerto da Orquestra Prelúdio UEL tem por objetivo desenvolver pedagogicamente a inclusão da prática musical coletiva, proporcionado aos seus integrantes o aperfeiçoamento técnico e artístico associado a um trabalho voltado para o desenvolvimento das habilidades específicas relacionadas ao instrumento e à prática de orquestra pelo jovem.  Projeto de extensão Música em Circulação é vinculado à PROEX.

Programa
Concerto Matutino
Para Máquina De Escrever
Temporada 2013

·         Abertura Cavalaria Ligeira
Compositor: Franz Von Suppé
Arr.  Para orquestra de cordas  de Jeff Manookian

·         Sinfonia nº 6  in F maior “Pastoral”
1º movimento Allegro ma non troppo
 "Despertar de sentimentos alegres diante da chegada ao campo"
Compositor: L. V Beethoven
·         Divertimento in F maior
Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart, 1787 k 138

·         The Typewriter
Compositor: Leroy Anderson
Solista: José Marcello Dias Casagrande

·         Jazz Pizzicato
Compositor: Leroy Anderson
Participação especial: José Marcello Dias Casagrande

·         Ice an Fire – Games of Thrones Theme
Compositor: Ramin Djawadi
Participação especial: José Marcello Dias Casagrande

Nenhum comentário:

Postar um comentário