sexta-feira, 28 de junho de 2013

ACERVO DA RÁDIO E-PARANÁ É TOMBADO COMO PATRIMÔNIO DO ESTADO

Com uma coleção iniciada em 1953 e que hoje abriga 21 mil discos, entre LPs e CDs, e mais de 310 gigabytes em mídias digitais, o acervo da rádio e-Paraná, pertencente ao Estado, foi tombado como patrimônio cultural do Paraná. A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural do Estado (Cepha) em reunião realizada nesta segunda-feira, 24 de junho.

Além de uma quantidade expressiva, o acervo da rádio também se destaca pela qualidade do material recolhido nos últimos 60 anos, incluindo a existência de registros raros que contemplam intérpretes e compositores de estilos variados. Estes documentos são provenientes de aquisições do Estado, doações de diversas fontes e ainda gravações efetuadas durante as transmissões da rádio.

A requerente do tombamento foi a diretora da rádio, Adriana Sydor de Paula, que preocupou-se em evitar a dispersão do acervo, tanto pela deteriorização de sua utilização, quanto pela modificação das tecnologias de reprodução.

A característica do acervo encontra-se contemplada na Lei 1211/53, que normatiza a constituição do patrimônio histórico, artístico e natural do Paraná. O conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no Estado, cuja conservação seja de interesse público por seu valor bibliográfico ou artístico, justifica o tombamento.

Segundo o conselheiro relator do Cepha que analisou o tombamento do acervo, Ronie Cardoso Filho, o setor radiofônico é o mais antigo da e-Paraná (que integra ainda a TV e o Canal da Música), detentor, portanto, do acervo mais rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário