quarta-feira, 29 de maio de 2013

SEMINÁRIO DE REGÊNCIA NO CONSERVATÓRIO DE TATUI

Mais de 120 maestros, de nove estados brasileiros participam do Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí, evento promovido por meio do Coreto Paulista, programa da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo. Masterclasses, palestras, recitais e concertos serão realizados entre os dias 3 e 6 de junho. Todas as atividades são gratuitas.

Durante o seminário, os regentes inscritos participarão de atividades pedagógicas coordenadas pelo maestro Dario Sotelo, com participações do regente argentino Pablo Dell’Oca Sala e do assessor pedagógico do Conservatório de Tatuí Antonio Ribeiro. Já os concertos, que acontecerão diariamente às 20h30, são abertos a qualquer interessado.

As inscrições foram registradas por líderes de inúmeras cidades do estado de São Paulo, além de Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

Ao todo, serão realizados três ensaios abertos com atividade de prática de regência, quatro masterclasses de prática de regência, uma palestra (ministrada por Antonio Ribeiro e tendo como tema “A Sagração da Primavera”, obra de Igor Stravinsky), além de um recital e três concertos. “Dentre os inscritos, dez serão selecionados para participar de forma ativa dos masterclasses e de dois concertos. Todos os demais poderão acompanhar as atividades e, com certeza, sairão do evento enriquecidos”, disse o maestro e coordenador Sotelo.
Para o assessor artístico do Conservatório de Tatuí, Erik Heimann Pais, o evento mantém viva a intenção do Conservatório de Tatuí de prosseguir com ações destinadas a este segmento. “É uma oportunidade importante para praticar, aprender, ensinar, apreciar e estar em contato com quem faz da regência sua arte”, destacou ele.

Concertos gratuitos - Além das atividades direcionadas ao repertório internacional de bandas sinfônicas, serão promovidos quatro concertos gratuitos, com destaque para a importante obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, que neste ano de 2013 completa 100 anos desde sua polêmica estreia no Théatre dês Champs- Elysées em Paris. Todos os concertos terão entrada franca, diariamente, a partir das 20h30, no teatro Procópio Ferreira.
Na abertura, dia 3, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta, sob regência de Dario Sotelo, as obras Esprit de Corps (de Roger Jager) e Terceira Sinfonia (de James Barnes).

A obra “A Sagração da Primavera”, de Igor Stravinsky, será apresentada em versão para dois pianos na terça, dia 4, pelos pianistas Rogel Junior e Ramses Hussni.

Já na quarta, dia 5, a Banda Sinfônica volta a se apresentar, desta vez sob regência dos maestros selecionados. O programa é formado por obras de W. A. Mozart (“Abertura da Ópera As Bodas de Fígaro”), Jan Van Der Roost (“Arsenal”), David Gillingham (“Council Oak”) e Alfred Reed (“Sinfonia nº 4”).

O evento termina na noite de quinta-feira, dia 6, com concerto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí sob regência de maestros selecionados e do próprio Sotelo. No programa estão obras de Julie Giroux (“Virgils Keep”), Igor Stravinsky (“Sinfonias para Sopros”) e Claude Smith (“Sinfonia nº 1” e “Festival Variations”).

SERVIÇO
Coreto Paulista – Seminário de Regência
3 a 6 de junho – 2ª a 5ª-feira
Conservatório de Tatuí
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí
Inscrições até 30 de maio – www.conservatoriodetatui.org.br/coretopaulista
Concertos gratuitos, diariamente às 20h30



Informações à imprensa
Deise Juliana Voigt / (15) 3205-8464 / (15) 9613-1922

Mais informações à imprensa
Secretaria de Estado da Cultura
Amanda Sena – asena@sp.gov.br / (11) 2627-8169

Mais informações 

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí -  


Formada por alunos e professores do Conservatório de Tatuí, foi fundada em 1992 a partir de um processo de semiprofissionalização de grupos, dentro da instituição. Até 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com músicos já profissionais em apresentações oficiais, propiciando uma troca de experiências entre seus componentes. 

Conta com vida fonográfica ativa, tendo iniciado gravações de CD em 1995, quando lançou “Compositores Brasileiros”, marcando o trabalho de documentação de diversos gêneros. Já em 1997, gravou “Pró Banda – Compositores Brasileiros”. No ano 2000, gravou o CD “Arranjadores Brasileiros”.
 Em 2001, foram gravados dois CDs de demonstração para a editora holandesa “Gobelin”. Já em 2002, efetuou a gravação do CD “Retratos”, enquanto que em 2003 gravou “Pró Banda” e um novo CD-demo, desta vez para uma editora japonesa. Também foram gravados “Do Coração e da Alma – Obras de Hudson Nogueira” (2004) e “15 Anos” (2006). Em 2007, a banda grava o DVD “15 Anos”, que traz documentário sobre o grupo, além de repertório que inclui Astor Piazzolla, Tom Jobim e Zequinha de Abreu. Em 2012 grava o CD "20 Anos", com obras de Osvaldo Larcerda, Edmundo Villani-Côrtes, Martin Ellerby e Anacleto de Medeiros.  

Atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Entre as mais importantes estão “Sinfonia nº 1”, de Edmundo Villani-Côrtes; “Sinfonia Anõia”, de Sergio Vasconcellos-Corrêa - que mereceu prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor obra sinfônica de 1999 -, “Retratos do Brasil”, de Hudson Nogueira; “Portrait” e “Concerto para Banda”, de Edson Beltrami, entre muitas outras. 

Seu repertório conta com mais de 120 obras originais especialmente escritas para o grupo. Dentre essas, há 98 estreias brasileiras de repertório internacional que, hoje, são referências mundiais. Ao longo de seu funcionamento, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebeu dezenas de regentes reconhecidos na cena musical como convidados especiais, dentre eles o “von Karajan das Bandas”, Frank Battisti.

Dario Sotelo - Formado em piano, violino e viola, é mestre em regência orquestral pela City University (Londres), como aluno de Ezra Rachlin, um dos discípulos de Fritz Reiner. Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de Tatuí, reestruturando os programas dos cursos dos instrumentos de cordas, integrando-o às atividades de música de câmara e orquestra, em níveis equiparados. 

Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo Horizonte e São Paulo. Por meio do Conservatório de Tatuí, realizou várias encomendas e estreias mundiais a compositores brasileiros, como a ópera “A Peste e o Intrigante”, de Mario Ficarelli; “Cantata de Natal”, de Ernest Mahler; e “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Edson Beltrami. Após dois anos em Londres (1991-1992), é convidado a assumir a regência da atual Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a estabelecer o curso de regência instrumental do Conservatório de Tatuí. De 1998 a 2003, atuou como regente da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Como palestrante e regente convidado participou de dezenas de atividades internacionais, entre elas o Festival de Música Brasileira em Wattwill (Suíça), gravação para a Rádio Estatal Húngara e turnês pelos Estados Unidos e Espanha. Atuou, ainda, como regente e palestrante na Convenção Estadual de Minnesota em Mineápolis, na Universidade de Duluth e na Berklee College of Music, em Boston (EUA). 

Também como regente atua em vários outros lugares do mundo como Hungria, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, África do Sul, Colombia, Uruguai, Costa Rica, Paraguai, Argentina e Taiwan. No Brasil, atua em cidades como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Blumenau, Caxias do Sul e Porto Alegre, em Festivais como Campos do Jordão e São João Del Rei, Oficina de Música de Curitiba, Festival Sesc-Pelotas e Festival de Inverno de Divinópolis (MG). 

Desde 1995 coordenou a gravação de nove CDs com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com obras de diversos autores brasileiros. O mais recente foi gravado em 2012, comemorando os 20 anos de existência da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Frente ao grupo, até o momento, realizou 122 estreias mundiais de obras de compositores brasileiros e 98 estreias brasileiras de compositores internacionais. Além de regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, é professor de regência instrumental da mesma instituição.

Antônio Ribeiro - Nascido em Cataguases-MG, em 1971, Antonio Ribeiro iniciou seus estudos de música ao piano em São Paulo com Maria Arruda, discípula de Mário de Andrade. É formado em piano pela Escola Municipal de Música de São Paulo, na classe de Sônia Albano. Como pianista camerista se apresentou em diversas cidades brasileiras. 
É graduado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, na classe de Flo Menezes. Fez pós-graduação em História da Arte Renascentista no Eurocentre em Florença, Itália. Estudou também com Osvaldo Lacerda e foi o último aluno de composição de Camargo Guarnieri (que, junto com Villa-Lobos, formou o mais importante binômio da música brasileira do século XX). Tomou parte de Festivais de Música em Londrina, Curitiba, Campos de Jordão e Fortaleza, períodos em que participou de máster classes com os compositores Pierre Boulez (França), Hans Ulrich Humpert (Alemanha) e Henri Gorecki (Polônia). É sócio do Centro de Música Brasileira e membro-fundador do Núcleo Hespérides – Música das Américas, grupo que visa pesquisar, divulgar e gravar a música contemporânea produzida nas três Américas. No grupo, atua como compositor e pesquisador. Começou a dar aulas cedo, ainda aos quinze anos. De 1996 à 2005, foi professor concursado de disciplinas teóricas e Música de Câmara do Departamento do Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos, cidade na qual fundou a Orquestra de Câmara. Deu aulas de História da Música, Análise, Harmonia e Contraponto na Faculdade de Música “Carlos Gomes” de 2000 a 2008. Foi escolhido como professor de História da Música no campus avançado da UNESP em Presidente Epitácio, SP, em programa de difusão de música erudita pelo interior do estado. Foi convidado a dar curso no Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Auxiliou na criação e organização do bacharelado da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira, em São Paulo, local no qual atualmente faz parte do Conselho Pedagógico. Na Escola Municipal de Música também faz parte do Conselho Diretor. De 2006 até janeiro deste ano, foi professor e coordenador pedagógico do Instituto Baccarelli, escola que, por intermédio do ensino de instrumentos de orquestra, objetiva formar e capacitar jovens carentes a entrarem no mercado de trabalho musical. Lá, foi o responsável pela implantação dos cursos de disciplinas teóricas e de musicalização infantil. Durante várias temporadas foi redator dos programas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, onde também participou do projeto “Criadores do Brasil” desenvolvido e implementado pela Editora da OSESP, pelo qual fez revisões musicológicas de obras do repertório sinfônico brasileiro. Em 2006, como representante da Escola Superior de Música da Cantareira, foi o único músico brasileiro a participar da World University Presidents Summit, em Bangogk, Tailândia, cúpula que, sob os auspícios da Casa Real Tailandesa e por ocasião da comemoração dos 60 anos de entronização do Rei Bumibhol Adulyadej, reuniu delegados de mais de oitenta países e pretendeu estabelecer novas diretrizes para o ensino universitário do século XXI. Antonio Ribeiro tem sido considerado pela crítica como um dos mais atuantes e respeitados compositores de sua geração. Em seu catálogo de obras figuram aproximadamente 80 peças, escritas para formações diversas, que vão desde o piano solo, passando pela música eletroacústica, até a orquestra sinfônica. Possui obras gravadas em oito CDs e em um DVD, em programa-documentário realizado em 2003 pela Rádio e Televisão Cultura destinado a compositores contemporâneos brasileiros, no qual participaram também Arrigo Barnabé, Rodolfo Coelho de Souza e Edson Zampronha. As obras de Ribeiro vêm sendo executadas no Brasil e no exterior (Argentina, Colômbia, EUA, França, Portugal, Finlândia) por importantes intérpretes, tais como Eudóxia de Barros, Renato Figueiredo, Rosana Civile e Paulo Gazzaneo (pianistas); Paulo Porto Alegre, Edelton Gloeden e Gílson Antunes (violonistas); Adélia Issa, Heloísa Petri, Sílvia Tessuto, Elenis Guimarães, Carlos Eduardo Marcos, José Antonio Soares (cantores); Rogério Wolf (flautista); Joaquim Abreu (percussionista); e também por renomadas orquestras como a Sinfonia Cultura de São Paulo e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro de Porto Alegre - ambas sob a regência de Lutero Rodrigues -, a Orquestra Sinfônica Jovem de Guarulhos - regência de Emiliano Patarra -, e a Wednesday Orchestra da Universidade de Nova Iorque (EUA), que, em 7 de dezembro de 2005 e dirigida por Celina Charlier, executou as “Quatro Miniaturas para Flauta e Cordas”. Ainda em 2005, teve a canção “Cidadezinha Qualquer” interpretada em Paris pela soprano Andréa Kaiser, em concerto inserido na programação do Ano Brasil-França. Participou em 2003 e em 2007 da prestigiosa Bienal de Música Contemporânea Brasileira no Rio de Janeiro, edição esta na qual recebeu o importante Prêmio Funarte (premiação de caráter nacional) de melhor compositor de obra vocal. Ainda em 2007, foi um dos compositores brasileiros escolhidos a ter obra executada durante o Encontro Nacional dos Bispos do Brasil com o Papa Bento XVI, em evento fechado na Catedral da Sé, em São Paulo. 

Em agosto de 2007, foi um dos compositores convidados pela CNBB para contribuir na reflexão dos rumos da moderna música sacra brasileira. Em dezembro do mesmo ano estreou seu “Concertino para Flauta e Orquestra de Cordas” no X Festival Internacional de Música de Pernambuco “Virtuosi”, no concerto em homenagem aos 80 anos do escritor Ariano Suassuna. Desde maio de 2008, por indicação do Diretor Henrique Autran Dourado e aceito pelo Conselho da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, é Assessor Pedagógico do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. 

Mais recentemente, em março, foi convidado pelo Council of Management Educators (COME) das Filipinas a participar da Primeira Conferência Regional para debater o tema “Accessing Best Management Practices and Innovations in Management Education Through Global Networking”. Ainda neste ano terá a primeira audição e a gravação do Concertino para Fagote e Orquestra, interpretado por Fábio Cury, reconhecido como um dos mais importantes fagotistas do mundo.

Pablo Dell'Oca Sala - Nasceu em Canelone, no Uruguai, mas reside na Argentina desde 1971. Começou seus estudos musicais aos 10 anos com sua tia - a pianista Rosa Blanca Sala. Logo entrou para a Escola Municipal de Música de Montevideo, na classe de clarinete do professor Gerardo Forino. Estudou composição no Conservatório Nacional de Música do Uruguai. 

Músico profissional desde os 12 anos, integrou orquestras de baile, teatro, orquestras sinfônicas, bandas e conjuntos de câmara. Atuou também como arranjador, diretor e instrumentista no Uruguai e na Argentina. Destacou-se especialmente como orquestrador de conjuntos de sopros. 

Seu catálogo de obras para banda sinfônica e conjuntos de sopros consiste em cerca de 300 composições, como arranjos, orquestrações, transcrições e obras originais, em grande parte de solos, sendo interpretados na América Latina, Europa, América do Norte e na China. 

Sua transcrição de “Aires Buenos Conciertango”, obra para violão e banda sinfônica original de Tirao Cacho, foi editada pela Pilhas Music Publishing Valência. É membro da WASBE e SGAE. Desde outubro de 1993 é Maestro Titular da Banda Sinfônica da província de La Pampa, na Argentina.

Ramses Hussni - Iniciou seus estudos de música em 2007, aos 15 anos de idade, tendo aulas com a professora de piano Cecília Bellato, em Piracicaba. Em 2008, entrou no Conservatório de Tatuí, onde foi aluno por dois anos do professor Carlos Roberto Moraes. 

Em 2010 passou a ser aluno de Zoraide Mazzulli Nunes. Desde o início de 2012 e até os dias de hoje, é orientado pela professora Míriam Braga, desde o início de 2012. Em 2009 participou do V Encontro Internacional de Pianistas e do VI Concurso Nacional de Piano de Música Brasileira “Maestro Spartaco Rossi”, no qual obteve menção honrosa no III turno. Nos concurso internos de piano do Conservatório de Tatuí obteve 1° lugar em 2009, 2010 e 2012. 

Em 2011, como parte da premiação, teve a oportunidade de atuar como solista frente à Orquestra Jovem do Conservatório de Tatuí. Com o “Duo Gauche” (ao lado do clarinetista Jasiel Moraes), obteve o 1° lugar nas III e IV edições do “Prêmio Incentivo de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí’’ (2011 e 2012), sob orientação de Míriam Braga. Participou de masterclasses ministradas pelos pianistas Gerald Robbins, Catarina Domenici e Christian Ruvolo. Atualmente é bolsista do Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí.

Rogel Junior - Natural de Taquarituba (SP), ingressou no Conservatório de Tatuí em 2008, onde se formou em Piano Erudito e Técnico em Instrumento Musical pela Etec Sales Gomes / Centro Paula Souza. Participou e foi premiado em diversos concursos de piano. Entre as premiações recebidas estão as duas edições consecutivas no Concurso Interno de Piano do Conservatório de Tatuí (2010 e 2012), nos quais foi premiado em 1º lugar e recebeu o Prêmio de Melhor Peça Brasileira. 

Apresentou-se em masterclasses para pianistas internacionalmente renomados como Gerald Robbins (EUA), Lorna Griffitt (EUA), Felipe Valério (ALE) e Christian Ruvolo (ALE). Em 2012 atuou como solista sob a regência de Dario Sotelo, Edmilson Baia e Luís Marcos Caldana, respectivamente frente à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Grupo de Metais e Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Em 2013, participou como pianista convidado de concerto do Coro Sinfônico da mesma instituição, sob regência do maestro Cadmo Fausto. 

Desde 2011 é bolsista do Grupo de Pianistas Correpetidores do Conservatório de Tatuí. Na mesma instituição, cursa aperfeiçoamento com especialização em repertório romântico (sob orientação de Cristiane Bloes); piano na área de MPB/JAZZ, com André Marques; e regência de banda com o maestro Dario Sotelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário