sábado, 18 de maio de 2013

EDITAIS DE APOIO À ARTE E CULTURA BRASILEIRA

 
a) A Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) divulga edital do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2013. O edital destinará R$ 200 mil para premiar dez projetos que abordem aspectos históricos, sociais, antropológicos e econômicos da música brasileira ou que pesquisem a relação entre a obra de compositores nacionais com determinadas correntes estéticas ou com músicos internacionais, bem como aspectos da cadeia produtiva da música. O prêmio será de R$ 20 mil a cada um dos classificados.

As inscrições podem ser feitas até dia 27 de maio, exclusivamente por via postal, endereçadas ao Centro da Música da Funarte (Rua da Imprensa, nº 16/1308 – Centro – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20.030-120).
O prêmio é coordenado pelo Centro de Música da Funarte e tem o objetivo de fomentar em âmbito nacional, a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a música. As modalidades dos projetos podem ser monografias, dissertações, teses ou investigações jornalísticas que pesquisem sobre a música brasileira erudita ou popular.
www.funarte.gov.br
 
b) De 29 de maio a 02 de junho de 2013.
Centro Universitário MariAntônia da USP.
O Encontro Nacional de Flauta doce, em sua 7 edição, a ser realizada na cidade de São Paulo, nos meses de maio e junho de 2013, apresentará em 5 dias o tema "Excelência na performance: novos caminhos para a flauta doce" que será abordado em palestras, textos acadêmicos, discussões, debates e apresentações de musicais desse instrumento infinito em suas possibilidades.
É pensando na excelência da performance desse instrumento, e ainda, na oportunidade rara para os flautistas brasileiros, de interpretar um concerto para flauta doce acompanhado por um grupo de cordas, que a sétima edição do Enflama traz o grupo Fantasmi Baroque ensemble com o apoio da Juilliard School of Music e também com o apoio da University of North Texas, sob direção do flautista holandês Paul Leenhouts para coordenar ensaios e orientar os flautistas brasileiros.
O evento acontecerá no Centro Universitário MariAntônia da Universidade de São Paulo.
Inscrições abertas em http://enflama.quintaessentia.com.br
Chamada para apresentação de trabalhos até 30/04/2013.
 
 
c) O IV Encontro Internacional de Música será realizado do dia 20 a 28 de Maio de 2013, em Ribeirão Preto, tendo por objetivo o fortalecimento das pesquisas musicais nas áreas de Educação e Performance no cenário acadêmico brasileiro.
O evento pretende discutir as condições atuais no ensino das práticas interpretativas vocais e instrumentais e suas intersecções nos cursos de graduação e pós-graduação, questionando, comparando e pesquisando modelos para as suas respectivas estratégias de ensino.
O Encontro oferece o intercâmbio internacional em uma combinação de cursos, conferências, mesas redondas, sessões de comunicações e performances nas áreas educacional e performática com o intuito de gerar perspectivas teóricas e metodológicas inovadoras na área acadêmica.
Inscrições e maiores informações: http://sites.ffclrp.usp.br/iv-eim/index.html
 
 
d) A Câmara Municipal de Cascais e o Museu da Música Portuguesa promovem em 2012/2013 o IIIº "Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça", na sua 14ª edição, em homenagem a este grande compositor português (1906-1994).
O Prémio consiste num valor monetário de 1500 Euros, na edição em partitura por uma editora portuguesa a definir pela CMC (excepto se o vencedor já tiver contrato exclusivo com outra editora ou resolver prescindir desta parte do prémio), e na estreia da obra em Portugal, e é indivisível, não podendo haver vencedores ex-aequo.
As obras deverão ser enviadas - apenas por correio registado - ao secretariado do Museu da Música Portuguesa até ao dia 13 de setembro de 2013 (data da chegada das partituras ao museu, pelo que se aconselha sejam estas enviadas com suficiente antecedência), para a seguinte morada:

"IIIº Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2012 – 2013"
Museu da Música Portuguesa, Casa Verdades de Faria
Avenida de Sabóia, 1146 - Monte Estoril,
2765 – 580 Estoril.

A divulgação do regulamento do prémio, decisão do júri e calendário das atividades podem ser consultadas no site do Museu da Música Portuguesa: http://mmp.cm-cascais.pt/museumusica/mmp/
 
 

e) Concurso público UEL - Músicos Clarinete (2 vagas) e violino (1 vaga).
Link concurso: http://www.cops.uel.br/concursos/151_uel/
Link edital: http://www.cops.uel.br/concursos/151_uel/edital_095_2013.pdf

Dentre outros cargos, há as seguintes vagas:

Músico/Clarinete.
Requisitos Graduação em qualquer área e Registro Profissional na Ordem
dos Músicos do Brasil
Classe III
Número de vagas 2 (duas)

Músico/Violino
Requisitos Graduação em qualquer área e Registro Profissional na Ordem
dos Músicos do Brasil
Classe III

Número de vagas 1 (uma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário