domingo, 28 de abril de 2013

MÃE STELLA DE OXÓSSI ELEITA PARA A ACADEMIA DE LETRAS DA BAHIA


"A escolha de Mãe Stella de Oxóssi como membro da Academia de Letras da Bahia legitima a importância da literatura baseada nos saberes tradicionais, produzidos pelos negros e negras deste País. As raízes, tradições, crenças dos afro brasileiros recebem, mais um reconhecimento, no momento em que Mãe Stella é escolhida para representá-los.

A atitude pioneira de eleger uma mulher, negra, yalorixá para a Academia, reflete a resistência dos negros no campo das letras, ao ponto que Mãe Stella herda o espaço um dia ocupado pelo saudoso professor e historiador Ubiratan Castro, que entre 2003 e 2007, emprestou à Fundação Cultural Palmares sua sabedoria para a promoção da arte e da cultura afro brasileira.

A FCP entende que a cadeira 33 é uma privilegiada. Teve a honra de ser ocupada pelo brilhante professor Ubiratan e agora acolhe Mãe Stella de Oxóssi. É um grande ganho para Academia de Letras da Bahia que dá continuidade a caminhada de reconhecimentos, abrindo espaço para os muitos Ubiratans e Stellas que compõem a gente negra brasileira."

Okê Arô, a benção Mãe Stella!

Hilton Cobra

Presidente da Fundação Cultural Palmares


Maria Stella de Azevedo Santos é autora de vários livros que tratam da herança cultural africana e de como interpretá-las. Ganhou o prêmio jornalístico Estadão em 2001 e recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB em 2009 e da Universidade Federal da Bahia em 2005. É detentora da comenda Maria Quitéria (Prefeitura do Salvador), Ordem do Cavaleiro (Governo da Bahia) e Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário