terça-feira, 23 de abril de 2013

EXPOSIÇÃO "OCIDENTES E ORIENTES" NA CASA ANDRADE MURICY, EM CURITIBA

Colagens, pinturas, desenhos e fotografias de artistas brasileiros e alemães fazem parte das três novas exposições que serão apresentadas na Casa Andrade Muricy, em Curitiba. As mostras “Ocidentes e Orientes”, “Under Construction” e “Apresentação | Representação” estarão disponíveis de 25 de abril a 04 de agosto de 2013, com entrada gratuita.

 
Ocidentes e Orientes - Por décadas, Rones Dumke manejou o desenho e a pintura para expressar-se. Sempre ligada às demais artes, como o cinema, a música e a literatura, sua habilidade refletiu-se num viés surrealista que incorporava o classicismo. Nos últimos anos, no entanto, o pintor abandonou as telas para embrenhar-se nos mistérios da colagem. “Ocidentes e Orientes” é o capítulo mais recente dessa aventura. Ela começa com o exercício da criação de formas, que resultam em modelos semelhantes a ideogramas.


Na exposição, Dumke reflete sobre o construtivismo, o surrealismo e o dadaísmo. O artista utiliza recortes de fotos, cartazes, manchetes de jornais e revistas em várias línguas para atualizar os movimentos que deram novos rumos à arte do século 20. A recriação evolui com a soma da vivência, da experiência e conhecimento acumulado de Dumke, resultando em uma criação forte, contemporânea e com bom humor.



Under Construction - As pinturas e os desenhos de Emerson Persona circunscrevem de maneira sarcástica e poética a existência humana na sua complexa dimensão. Desejos, violência, obsessões obscuras, ataques e devaneios ganham formas visíveis em corpos humanos, animais e máscaras. Assim, a presença destes evoca uma porção pulsante, uma força vital que é a agressividade permeando tudo.



A mostra “Under Construction” é composta por desenhos e pinturas de pequenos e grandes formatos e apresenta a fragmentação e distorção do corpo humano, pensados a partir da relação do artista com o meio em que vive. Emerson se baseia em experiências do seu dia a dia para fazer as representações do corpo, apresentando um universo sensível, com figuras doces e violentas, as quais encenam situações relacionadas à existência humana

.

Apresentação | Representação - A exposição mostra 10 vertentes da fotografia alemã contemporânea: Albrecht Fuchs, Claus Goedicke, Heidi Specker, Karin Geiger, Laurenz Berges, Matthias Koch, Nicola Meitzner, Peter Piller, Uschi Huber, Wiebke Loeper. Todos os artistas fazem parte da geração que tem hoje cerca de 40 anos de idade e realizam há mais de dez anos trabalhos artísticos. Muitos deles viveram e trabalharam no Oeste e no Leste da Alemanha, onde o desenvolvimento artístico é caracterizado pelo ganho de importância que teve a Faculdade de Arte do Gráfico e do Livro, localizada em Leipzig, paralelamente à Academia de Artes de Düsseldorf.






Serviço

Exposições “Ocidentes e Orientes”, “Under Construction” e “Apresentação | Representação”

Período da exposição: de 25 de abril a 04 de agosto de 2013

Visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 19h, sábado e domingo, das 10 às 16h

Entrada gratuita.
Agendamento para visitas mediadas: (41) 3321-4735

Casa Andrade Muricy

Alameda Dr. Muricy, 915 – Centro

Curitiba - PR

fone (41) 3321-4798

Nenhum comentário:

Postar um comentário