quinta-feira, 18 de abril de 2013

DUO JACARANDÁ (VIOLÃO E VIOLA) FAZ CONCERTO EM LONDRINA NA SÉRIE PALCOS MUSICAIS



O Duo Jacarandá, formado pelos músicos londrinenses Jairo Chaves (viola) e Natanael Fonseca (violão) se apresenta na próxima sexta-feira (26) às 19h30, na Capela da Catedral Metropolitana de Londrina, com entrada franca. O concerto faz parte da Série Palcos Musicais, promovida pela Artis Colégium, que tem como objetivo difundir a cultura musical na cidade, democratizando o acesso da população aos concertos.


Jairo Chaves e Natanael Fonseca são integrantes da Orquestra Sinfônica da UEL e Solistas de Londrina, e se dedicam à pesquisa musical realizando adaptações e transcrições de obras de compositores eruditos. O repertório do recital traz obras de M. Marais, A.Corelli, F.Schubert, Villa-Lobos, A.Piazzolla e Manoel de Falla.



A Série Palcos Musicais está com a programação definida até o final do ano, com a realização de concertos mensais. A intenção é levar o melhor da música erudita e instrumental a diversos espaços de Londrina, para diferentes faixas etárias e classes sociais, com a presença de
artistas nacionais e internacionais. Até o final da temporada serão nove atrações, com formações camerísticas diferentes e alta qualidade de performance.

Os concertos serão realizados no Teatro Crystal, Circo Funcart,Teatro Zaqueu de Melo e Vila Cultural AlmA Brasil. A organização do evento também vai promover Masterclasses abertos ao público.

A Temporada Palcos Musicais tem a direção artística da produtora e pianista Irina Ratcheva e conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), da Rádio UEL FM, Casa de Cultura da UEL, Londrina Convention e Visitors Bureau, SESI Paraná, Hotel Crystal e Gráfica Plano Gráfica.

Duo Jacarandá

Criado em abril de 2002, o Duo Jacarandá é formado pelos músicos Jairo Chaves (viola) e Natanael Fonseca (violão), ambos com larga experiência profissional nas áreas orquestral, camerista, solista e pedagógica. O repertório escrito originalmente para esta formação é limitado, assim o Duo dedica-se a constantes pesquisas realizando adaptações e transcrições de obras de compositores eruditos universais, privilegiando acima de tudo autores brasileiros e sul-americanos.



Dentre as inúmeras apresentações do Duo Jacarandá destacam-se a do Festival Internacional de Música de Câmara do Pará (Belém - PA), Teatro Luzamor, em Maringá, e como finalista do I Prêmio Nabor Pires Camargo em Indaiatuba (SP).



Serviço:

Concerto com DUO JACARANDÁ

Dia: 26 de abril

Horário: 19h30

Local: Capela da Catedral de Londrina

Preço: entrada franca

(convites devem ser retirados no Café Royal Londrino ao lado do Hotel Crystal, no  Shopping Royal Plaza ou na Secretaria da Catedral de Londrina)



Outras Informações:

Irina Ratcheva (coordenadora): 3024-4704 e 9938-4003



Serviço de Imprensa:

Emilia Miyazaki: 9951-1900



 

Jairo Chaves

Foi aluno dos professores Alberto Jaffé (São Paulo) e Haralamp Mitikov (Bulgária). Conquistou vários prêmios nacionais, e como solista esteve à frente de diversas orquestras. Nos Estados Unidos aperfeiçoou-se na Missouri University, sob orientação da violista Keith Hamilton (1993). Em 2001 gravou seu primeiro CD, "A Viola, o Piano e o Tempo", juntamente com a pianista búlgara Irina Ratcheva. Através da Bolsa de Estudos da Fundação Vitae e convite do Prof. Wilfried Strehle (1.º violista da Filarmônica de Berlim), foi membro da Academia da Filarmônica de Berlim de setembro de 2003 a abril de 2004. Desde 1995 atua como primeiro violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e da Orquestra de Câmara "Solistas de Londrina", além de ser convidado para gravações, participações em Orquestras e professor em Festivais de Música pelo Brasil.



Natanael Fonseca

Natural da Bahia iniciou seus estudos de violão como autodidata, foi professor do Conservatório de Música Estadual de Sergipe. Integra o naipe de violas da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, desde o início dos anos 90. Já se apresentou em tournée pelas principais cidades brasileiras com cameratas e orquestras sinfônicas, bem como acompanhou grandes instrumentistas brasileiros em festivais de músicas e apresentações diversas. Desenvolve diversos trabalhos camerísticos, dos quais se destaca o Duo de Viola e Violão "Jacarandá", e a Orquestra de Câmara Solista de Londrina. Desenvolve diversos trabalhos em Londrina como professor de música e arranjador musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário