terça-feira, 30 de abril de 2013

DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

Hoje, dia 30 de abril, comemora-se o Dia Internacional do Jazz. A data foi assim declarada pela Unesco, na assembléia geral de 2011, com o objetivo de disseminar ainda mais as virtudes do jazz como "um veículo para a paz e o diálogo" e para "estreitar a cooperação entre os povos". Além disso – conforme release da organização mundial – o ano corrente marca o início da "Década Internacional dos Povos de Descendência Africana", consagrada ao tema "Reconhecimento, justiça e desenvolvimento para as pessoas de herança africana".

O epicentro da celebração será em Istambul, na Turquia, num grande concerto, no qual a música de jazz será realçada como "uma linguagem global da alma humana", segundo afirmou o ministro das Relações Exteriores daquele país, Ahmet Davutoglu.

Dentre os músicos americanos que se apresentarão no minifestival destacam-se os saxofonistas Wayne Shorter e Jimmy Heath; os pianistas Herbie Hancock, Robert Glasper e John Beasley; os baixistas Marcus Miller e James Genus; a baterista Terry Lyne Carrington. Eles estarão no palco, exprimindo-se na linguagem cada vez mais universal do jazz, ao lado de jazzmen oriundos de outros países, como o pianista Abdullah Ibrahim e o trompetista Hugh Masekela (África do Sul); a clarinetista-saxofonista Anat Cohen (Israel); o band leader e pianista Eddie Palmieri (Porto Rico); o guitarrista John McLaughlin (Inglaterra); o saxofonista Igor Butman (Rússia); o violinista Jean-Luc Ponty (França); o saxofonista Liu Yuan (China).

Nenhum comentário:

Postar um comentário