terça-feira, 23 de abril de 2013

ACADEMIA PARANAENSE DA POESIA

Em 17 de setembro de 2002 a Sala do Poeta do Paraná fundada por Pompília Lopes dos Santos em 7 de abril de 1973 passou a se denominar por deliberação unânime de seus associados efetivos e titulares: ACADEMIA PARANAENSE DA POESIA. A Sala do Poeta nasceu do idealismo da Dra. Alzira Bittencourt, advogada paulista, radicada no Rio de Janeiro e pioneira em muitas realizações.

 

Como a nova entidade surgiu no seio da Academia Feminina de Letras do Paraná, para a mesma não se organizou uma diretoria especial. Pompília Lopes dos Santos passou a exercer a Presidência das duas entidades com a diretoria da própria Academia Feminina de Letras. Em 1974 Pompília Lopes dos Santos entregou a Presidência da Sala do Poeta a Nair Cravo Westphalen que organizou seu primeiro Estatuto e deu posse á primeira Diretoria.


Presidentes de Honra: Adalzira Bittencourt e Pompília Lopes dos Santos. Presidente: Nair Cravo Westphalen. Vice-Presidentes: Vera Vargas e José Ferrarine. Secretárias: Maria Nicolas, Maria Alba Mendes da Silva Xavier e Lourdes Strozzi. Tesoureira: Aurora da Silva Cury. Oradoras: Lorys Marquezine e Diva Ferreira Gomes. Bibliotecárias: Maria da Piedade L. Gonçalves e Argentina de Melo e Silva.

Conselho Fiscal e Literário
: Vasco José Taborda, Otávio da Sá Barreto, Seleneh Amaral Sperandio, Helena Kolody, Walfrido Piloto e Leonardo Henke. Em 1989 com o falecimento de Nair Cravo Westphalen, a vice Presidente Vera Vargas não podendo assumir a Presidência da Entidade convocou a mesma para uma Assembléia na qual foi eleita Roza de Oliveira que tomou posse no dia 16 de junho de 1989.


A partir de 17 de setembro de 2002, a Academia Paranaense da Poesia organizou e editou seu próprio Estatuto, tendo por base o Estatuto da antiga Sala do Poeta com adaptações para a recém-fundada Academia.

ATIVIDADES:

A Academia desde então desenvolve 4 projetos mensais e um anual para divulgar a Poesia muito além das quatro paredes de um único auditório:

a) Oficina Permanente de Poesia na Biblioteca Pública do Paraná (Projeto em Parceria da Academia com a Biblioteca) Todas as quintas-feiras das 18 às 20 h)


b) 2º sábado de cada mês a Tarde de Seresta, no Restaurante San Domingos (Antiga Confeitaria Iguaçu) Rua Voluntários da Pátria 368- 1º andar- das 17 às 21 horas, (Café Colonial) com Música e Declamação de Poemas.


c) 3ª Terça-feira de cada mês Tarde de Música e Poesia no Centro de Letras do Paraná (Rua Fernando Moreira 370) das 17 às 18: 30h


d) Almoçando com Música e Poesia no último Sábado de cada mês no Ponto Gira Grill Churrascaria- Rua Alfredo Bufren 219 na Praça Santos Andrade.

Estes quatro projetos não acontecem em feriados e em épocas de férias escolares.

O 5º Projeto é anual: Recital Natalino que acontece em fins de novembro ou começo de dezembro. Deste participam todos os Acadêmicos Titulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário