terça-feira, 26 de março de 2013

JAZZ PERDE BEBO VALDÉS

Morreu ontem (22/3), aos 94 anos, o pianista e compositor cubano Bebo Valdés. Considerado um dos precursores do jazz latino, o músico estava internado em Estocolmo, na Suécia, onde passava por um tratamento contra o Alzheimer.

Pai do também pianista e compositor Chucho Valdés, 71, Bebo fundiu influências africanas a gêneros latinos, criando o ritmo chamado de batanga.

Bebo nasceu no dia 9 de outubro de 1918, em Quivicán, próximo de Havana, com o nome de Ramón Emílio Valdés. Ainda na infância, criou sua primeira banda, a Orquestra Valdés-Hernández. Na década de 1940, compôs um de seus primeiros temas, o mambo "La Rareza del Siglo", sendo considerado também um dos pioneiros do gênero.

Responsável pela modernização da música cubana nas décadas de 1940 e 1950, chegou a gravar com nomes consagrados do jazz norte-americano, como Nat King Cole, e liderou a banda Sabor de Cuba. Nos anos 1950, chegou a tocar com o famoso cantor de boleros, o chileno Lucho Gatica, no México.

Durante anos, Bebo foi também o arranjador da casa Tropicana Club, um dos redutos mais famosos da música em Havana.

Na década seguinte, durante uma turnê pela Europa com a Havana Cuban Boys, decidiu se exilar em Estocolmo.

Durante anos vivendo praticamente no anonimato, e de tocar piano em um bar da capital sueca, em 1994, Bebo convidou seu conterrâneo, o saxofonista e clarinetista Paquito D' Rivera a gravar um disco, "Bebo Rides Again".

Em 2000, a convite do diretor Fernando Trueba, Bebo participou do filme "'Calle 54". Depois da produção cinematográfica, o pianista gravou o álbum "El Arte del Sabor", com o qual conquistou o Grammy de melhor disco tropical tradicional (2001).

Ainda em 2000, com o disco "Lágrimas Negras", ganhou outro Grammy. Quatro anos depois, protagonizou o documentário "El Milagro del Candeal", filmado na favela de mesmo nome, em Salvador, ao lado de Carlinhos Brown.

No Brasil, o músico cubano foi uma referência direta para o pianista e compositor João Donato, que em seu documentário "João Donato - Nasci Para Bailar" disse que Bebo foi um dos primeiros artistas que o influenciaram.
Bebo compôs a música para "Chico&Rita", animação indicada ao Oscar em 2012. Seu último álbum foi "Bebo y Chucho Valdés, Juntos Para Siempre" (2008), com pai e filho interpretando clássicos cubanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário