terça-feira, 19 de março de 2013

EXPOSIÇÃO ANDRÓGINO

Exposição de Arte Andrógino, por Neimar Proença


A nova exposição é uma pesquisa de materiais alternativos em que o principal material pesquisado é o etileno vinil acetato "EVA". Também utilizo parafusos e cds velhos, com tratamento de cor ferrugem, com tinta acrílica fosca.

A temática está centrada no ser andrógino de Platão do texto " O Banquete", com predominância de figuras femininas, por uma questão apenas poética. Acredito que o trabalho além da influência da mitologia grega está carregado com uma carga muito forte do surrealismo. Quanto as dimensões são variadas, de peças pequenas de 40 cm a 200 cm, podendo até chegar talvez, a 500 cm. Todas as peças além da cor "ferrugem", recebem uma camada de verniz fosco transparente para dar mais resistência ao material.



“As figuras criadas pelo artista obrigam-nos a silenciar para vermos suas manifestações físicas e para “ouvirmos” as nossas sensações. A característica construtiva de Neimar é clara – o movimento no ato carregado da potência das intenções. A presença da linha é tão explícita nestas figuras, que nos faz pensar no desenho como um esqueleto que se expandiu e criou massa. E se por um lado a linha é ação, por outro lado a matéria é convite à reflexão, à associação, à intertextualidade. Afinal, um discurso faz sentido quando se reconstrói significativamente uma situação de interlocução, o próprio contexto no interior do qual se inscreve a produção e sua apreensão. Estes trabalhos corroboram a atitude de um artista incansável e sempre produtivo a dar exemplos aos que buscam o caminho da Arte.”

Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza

Professora Doutora em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário