terça-feira, 19 de março de 2013

ESPERANÇA MARCA 1ª MISSA DO PONTIFICADO DE PAPA FRANCISCO

O papa Francisco pediu nesta terça-feira, na missa de inauguração de seu pontificado na praça São Pedro, a defesa do meio ambiente e solicitou aos vários dirigentes que acompanhavam a cerimônia que não deixem que "os sinais de destruição e morte" guiem o mundo.

O novo pontífice, que se definiu como um "humilde" servo, iniciou seu pontificado com um forte pedido de defesa da "criação, a beleza", o "respeito às criaturas de Deus e ao entorno em que vivemos", inspirado em São Francisco de Assis, o santo dos pobres e defensor da natureza e da paz.

O primeiro papa jesuíta, que optou pelo nome de Francisco em homenagem ao santo italiano do século 13, fez o pedido pela paz ante 132 dirigentes de todo o mundo presentes, incluindo 31 chefes de Estado, boa parte deles da América Latina.

O papa argentino, que recordou seu "venerado predecessor", o papa emérito Bento 16, mencionou também João Paulo 2º e pediu aos membros da igreja que se inspirem em São José, "um homem forte, corajoso e trabalhador", mas de "grande ternura".

O papa escolheu seu anel de pescador --alusão à ocupação de são Pedro, o primeiro papa-- em prata folhado de dourado. O anel de Bento 16 e de vários outros pontífices eram fabricados principalmente em ouro.

Desde que foi escolhido, Francisco tem dado vários gestos de que fará uma papado com menos pompa e protocolo em relação a Bento 16. No dia em que foi escolhido, por exemplo, recusou a limusine para ir de ônibus da basílica aos seus aposentos, juntos com os cardeais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário