quarta-feira, 20 de março de 2013

EMÍLIO SANTIAGO: REPERCUSSÃO

Nas redes sociais, a morte de Emilio Santiago teve uma repercussão instantânea. Músicos, atores e outras celebridades lamentaram a morte do cantor.

Estou muito triste, muito chateado. Sempre considerei o Emílio Santiago como o melhor cantor brasileiro nos tempos atuais. Era uma referência para mim, um grande artista e uma pessoa maravilhosa. Gravei nos meus dois últimos DVDs canções que ficaram famosas na voz do Emílio, como 'Verdade Chinesa', que gravei no DVD de Cuba, e na semana passada, quando fiz show em Luanda, dediquei essa música para ele, pois já sabia que ele estava hospitalizado. É uma perda irreparável para a música brasileira. Que Deus tenha ele em bom lugar."
Diogo Nogueira
cantor, à Folha

"O sentimento é meu e a voz é dele, então o que resta neste momento é o silêncio."
Jorge Aragão
compositor e cantor, à Folha

"Calou-se a maior voz da música brasileira, um grande intérprete que com certeza vai deixar saudades nos nossos corações. Para amenizar nossa saudade devemos lembrar dos momentos felizes que nos causou transmitindo sua alegria e energia positiva com a sua voz maravilhosa e as suas interpretações."
Arlindo Cruz
cantor e compositor, à Folha

"Foram mais de 40 anos de convivência. Conheci o Emílio quando ele começou, éramos da mesma gravadora. Ele tinha uma voz fantástica e ganhava tudo naqueles programas do Flávio Cavalcanti. Fui madrinha dele de formatura, muito me honrou. Além de versátil, ele tinha um bom gosto danado. Nós estamos perdendo o maior cantor do Brasil. Estou indo para o velório para rezar por ele."
Nana Caymmi
cantora, à Folha

"Vou chorando meus amigos. É um grande amigo que morre, uma pessoa formidável. Foi um cantor fabuloso e teve uma carreira incrível. É uma perda irreparável, esse troço dói. Já dei uma chorada hoje, lembrei do Durval Ferreira, grande compositor e produtor da música brasileira. Ele tinha um gosto muito apurado e descobriu o Emílio naqueles programas do Flávio Cavalcanti, se não me engano. E o Durval levou o Emílio para a Companhia Industrial de Discos, a CID. Fiquei encantado com o timbre dele. Em 2009, fizemos um show juntos em Nova York, eu ia fazer apenas uma ponta, mas acabei ficando no palco o show inteiro. Ele agradou muito por lá."
Dory Caymmi
compositor, cantor, violonista e arranjador, que trabalhou com Emílio Santiago, à Folha

"Era uma pessoa da maior qualidade e um dos maiores cantores que já ouvi. Vou sentir muito a sua falta, que descanse em paz."
Djavan
cantor, pelo Twitter

"Emílio Santiago, com sua voz e presença de palco marcantes, sempre figurará entre os mais importantes artistas da música brasileira. Com o Brasil, estou de luto."
Marta Suplicy
ministra da Cultura, em comunicado

"Eu fiquei muito triste. Gostava muito dele. Ele ia a todos os meus shows, era um amigo muito querido. Tinha uma voz especial, macia, era um excelente cantor. Uma pessoa adorável, querida mesmo. Fiquei profundamente triste, ele foi embora muito novo."
Gal Costa
cantora, à Folha

"A música brasileira perdeu um de seus maiores intérpretes. Emílio tinha um canto primoroso e um excelente gosto na escolha de seu repertório. Vai nos fazer falta."
Zeca Pagodinho
cantor e compositor, à Folha

"É lamentável, maior tristeza a morte do Emílio. Conheci Emílio Santiago bem no comecinho, quando ele cantou em um festival no Caco, que era o diretório acadêmico da Faculdade de Direito do Rio, o Emílio estudava lá, ia ser advogado. Aquele diretório acadêmico era muito atuante na época da ditadura, com muitos shows de protesto. E eu fui madrinha dele naquele festival, que ele ganhou. Depois, ainda no começo da carreira, ele gravou uma música minha e do Paulinho Tapajós, 'Afina o Meu Violão', em 1978. Emílio sempre teve uma voz belíssima e era completo. O Brasil perde um grande cantor."
Beth Carvalho
cantora e compositora, à Folha

"A música brasileira acorda em descompasso com a perda de Emílio Santiago. Fica a lembrança de sua bela voz e repertório inesquecível!"
Daniela Mercury
cantora, pelo Twitter

"Quando você ia nos meus shows, me sentia o cara mais importante pois você pra mim sempre foi o melhor do mundo!! Vai com Deus, Nêgo véio, e descanse em paz!"
Alexandre Pires
cantor, pelo Twitter

"Que Emílio Santiago descanse em paz e brilhe eternamente em nossos corações. Saudade."
Ana Carolina
cantora, pelo Twitter

"Se calou uma das maiores vozes masculinas do Brasil. Afinação e interpretação impecáveis. Seus primeiros discos tinham um gingado de dar orgulho. Mais um nome para o qual não devemos medir esforços: não pode ser esquecido. "Descanse em paz, Emílio. E obrigada."
Maria Rita
cantora, pelo Twitter

"Mês dramático para a MPB. Continuemos torcendo por nosso Dominguinhos."
Lulu Santos
cantor, pelo Twitter

"Eu sempre falei que ele era 'A Voz do Brasil', parece que estou dizendo isso só porque ele partiu, mas sempre disse isso nas entrevistas sobre o Emílio. Ele era a voz mais bonita que o Brasil já teve. Sempre que o chamava para algum projeto, me baseava nisso. Tive a satisfação de fazer talvez o projeto mais vitorioso da carreira dele, 'Aquarelas Brasileiras', que rendeu sete discos e mais de seis milhões de cópias vendidas. Sempre andamos juntos e ele era muito carinhoso comigo. Estive com ele há 20 dias e ele gravou talvez a última música da vida dele, uma parceria minha com o Lula Freire, chamada 'Amanhecendo'. Ele já tinha gravado em disco, mas agora foi com orquestra. Pretendo lançá-la. A gente ia fazer um show no dia 6 de abril, no Miranda, aqui no Rio. Como ele partiu, o Zé Renato, gentilmente, aceitou fazer no lugar do Emílio. Hoje, vamos gravar o 'Som Brasil', na Globo, sobre a bossa nova, e vamos dedicar o programa a ele."
Roberto Menescal
compositor e violonista --produziu a série "Aquarelas Brasileiras", de Santiago--, à Folha

"Emílio ampliou essa escola de interpretação brasileira, em um momento em que os cantores daqui se preocupam mais em imitar cantores norte-americanos. Ele mostrou que a maneira brasileira de cantar não acabou e deve ser difundida e ampliada, muito melhor do que seguir uma interpretação 'alienígena'."
Elton Medeiros
compositor e cantor --de quem Emílio gravou "Mascarada", em parceria com Zé Keti--, à Folha

"Ele era o melhor cantor que o Brasil tinha. Deixa uma contribuição no jeito de cantar, que fez escola, sem gritar, com muita elegância. Era um amigo muito querido, e também gravou uma composição minha, 'Compositor'. Sempre que eu fazia a produção de prêmios de música, chamava Emílio Santiago para cantar. Deus o chamou muito cedo, ainda tinha muita coisa para fazer por aqui."
Rildo Hora
produtor, arranjador, compositor e gaitista, à Folha

"A música brasileira perde um grande cantor, uma das mais belas vozes que já ouvi. A gente sentindo falta de cantores e ainda perde mais um. Emílio sempre foi considerado o cantor dos músicos, que adoravam acompanhá-lo."
Paulo César Pinheiro
compositor --de quem Emílio Santiago gravou a parceria com João Nogueira, em "Batendo a Porta", em seu primeiro disco--, à Folha

"Uma das vozes mais incríveis do planeta se foi. Descanse em paz, Emílio Santiago."
Jair Oliveira
músico, pelo Twitter

"O maior cantor do Brasil Emilio Santiago partiu para o plano espiritual. Nos céus ele sempre esteve é um gigante. Que tristeza meu Deus."
Ed Motta
cantor, pelo Twitter

"Estou triste demais com a morte de Emílio Santiago, um grande cantor."
Glória Perez
autora de "Salve Jorge", daGlobo, pelo Twitter

"Morreu Emílio Santiago, o último cantor de verdade do Brasil. Cantoras temos muitas, compositores também. Mas cantores... Ele era o único."
Aguinaldo Silva
autor de novelas, pelo Twitter

"Muito triste com a morte do queridíssimo Emílio Santiago. Grande voz, grande cantor, grande pessoa!"
Paula Lavigne
produtora, pelo Twitter

"Acordo com a notícia da morte do cantor Emílio Santiago. Triste. Tinha um plano de estreitar a amizade."
Astrid Fontenelle
apresentadora, pelo Twitter

"O maior cantor do Brasil, Emílio Santiago partiu para o plano espiritual. Nos céus ele sempre esteve, é um gigante. Que tristeza, meu Deus."
Ed Motta
cantor e compositor, pelo Twitter

"Emílio Santiago, uma das maiores vozes da musica popular brasileira! Vá com deus!! Descanse em paz!"
Rafael Vannucci
cantor e empresário, pelo Twitter

"Emílio Santiago, o nosso Lou Rawls. Grande voz, gente fina."
Ritchie
cantor e compositor, pelo Twitter

"Emílio Santiago era um 'baita' de um intérprete de samba, grande perda."
Lucas Lima
músico, pelo Twitter

"Partiu pra junto de Deus a voz mais bonita do Brasil!! #EmilioSantiago, vc será sempre meu ídolo, meu parceiro! Deus conforte a família."
Luciana Mello
cantora, pelo Twitter

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário