segunda-feira, 18 de março de 2013

CONHEÇA O PROJETO E A TEMPORADA 2013DE PALCOS MUSICAIS

SÉRIE PALCOSMUSICAIS – TEMPORADA 2013


UMA TEMPORADA MUSICAL COM QUALIDADE E DIVERSIDADE
Este é o objetivo da Série de Concertos que será lançada em breve em Londrina.
PALCOSMUSICAIS, nasce através do desejo de divulgar a cultura musical, formações cameristicas diferentes, repertório inédito e principalmente, ver Londrina repleta de música.

Mesmo em sua fase inicial, a Série apresenta formações de alta qualidade de performance e vontade que esta Série se transforma numa temporada permanente de concertos cameristicos nos próximos anos.

A idéia é de revitalizar artisticamente os espaços existentes que estão na memória do londrinense e resgatar e criar novos PALCOS para música de concerto.

MÚSICA DE CÂMARA PARA TODOS OS GOSTOS
A Temporada de música em Londrina , inicia uma nova série e promete concertos camerísticos mensais de alto nível, direcionados para todos os gostos. Com a programação definida até o final deste ano, a Série, denominada Palcos Musicais, levará o melhor de música erudita e instrumental em diversos espaços em Londrina, para diferentes faixas etárias e classes sociais, visando a democratização da cultura e arte e formação de platéias.

No total serão nove atrações com destaque para o duo de voz e piano, quarteto de cordas, recital de solo violino, duo de violoncelo e acordeom – combinação sonora raramente ouvida, além de formações de piano e marimba, viola e violão, piano e clarinete,orquestra de cordas e um grupo de samba.

A falta na cidade de uma programação mais consistente de música de câmara trouxe a idéia de aproveitar melhor os espaços existentes na cidade, promovendo espetáculos de música de qualidade e dar vida aos outros espaços poucos usados, fazer uma rede de palcos de música , fazer circular a música de concerto para diferentes platéias em Londrina e região. Com isso vem a necessidade de criar mais espaços adequados, pois o próprio gênero necessita de uma combinação bem pensada entre local, programa , repertório e formações camerísticas.

Nesta primeira edição foram escolhidos espaços como Teatro Crystal,Teatro Circo Funcart,Teatro Zaqueu de Melo, Teatro Centro Cultural Sesi/AML e Vila Cultural AlmA Brasil.

Com objetivo de promover a inclusão social ainda esta temporada vai promover Masterclasses abertos ao publico com alguns dos artistas convidados que se dedicam a ministrar aulas gratuitas aos jovens alunos de música.

A Temporada PALCOS MUSICAIS é promovida pela Artis Colégium Ass.Cutural,através do Programa Minicipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e conta com os apoios da Rádio UEL FM, Hotel Crystal, Gráfica Plano Gráfica.A temporada tem a direção artística da produtora e pianista Irina Ratcheva.



REPERTÓRIO DIVERSIFICADO

O projeto,contemplado com o patrocínio, através do Programa Municipal de Incentivo á Cultura(PROMIC) é uma iniciativa artística, que visa promover espetáculos musicais, grupos cameristicos e instrumentais com um repertório diversificado.
A série de nove concertos (eruditos e dois shows com música instrumental e samba) abre a Temporada 2013 no próximo dia 26 de março, concentrando no primeiro semestre quatro grandes atrações.

Neste primeiro concerto o destaque será o Quarteto de Cordas ROMANOV que interpretará obras de Tschaikovsky,Henrique Oswald e Mozart, três obras de grande peso da literatura musical para esta formação. Formado pelos violinistas Alexey Chashnikov e Tatiana Vinogradova, o violista Simeon Grinberg e o violoncelista Rodrigo Andrade Silveira, atento a tradição das cordas russas, vem reativar o antigo trabalho de musica de câmara. Seus integrantes, além de pertencer a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e de se voltarem para formação de novos talentos brasileiros, vem acumulando experiência como cameristas com repertório bem abrangente, e formado por compositores de todas nacionalidades que vai do clássico ao contemporâneo.

Em abril, é a vez do duo JACARANDÁ , composto por dois excelentes músicos londrinenses Jairo Chaves, Viola e Natanael Fonseca, Violão. Os dois, integram a Orquestra Sinfônica da UEL e Solistas de Londrina se dedicam a constantes pesquisas realizando adaptações e transcrições de obras de compositores eruditos universais para este duo. O repertório do recital traz obras de Paganini, Bach e Piazzolla.

Uma combinação sonora raramente ouvida, vai ser apreciada no mês de maio, durante o concerto do Duo ENTRERIOS, formado por Paulinho Cardoso (acordeom) e Fabio Presgrave (violoncelo). O “Duo Entrerios” utiliza-se de dois dos mais tradicionais instrumentos na cultura nacional que permeiam os ouvidos e corações de todos os brasileiros. O duo inclui em seu repertório trabalhos autorais e compositores como Piazolla e Villa-Lobos.

Não vai faltar espaço nesta temporada para um concerto lírico. O semestre termina(em junho) com recital destacando a música clássica vocal. Quem aprecia este gênero , terá o privilegio de ouvir o duo de Norbert Stedl e Ben Hur Cionek que interpretarão Winterreise (Viagem de Inverno),um ciclo de 24 lieders, composto por Franz Schubert , sobre poemas de Wilhelm Müller. A obra raramente executada, poderia ser apreciada em Londrina, com a leitura das poemas em português.

Em agosto a Série volta no cenário musical londrinense , com outro concerto interessante.Esta vez, no palco será apresentado um RECITAL SOLO. A obra que vai ser tocada é considerada uma das peças de alta dificuldade de performance técnica e chama atenção pelo virtuosismo. O público vai conhecer na interpretação do talentoso jovem brasileiro radicado nos Estados Unidos, Cármelo de los Santos, as 24 peças escritas para violino solo pelo Paganini, denominados, Caprichos.

Solistas de Londrina, grupo londrinense, comemoram mais uma grande conquista no ano em que comemoram 15 anos e ocupam o palco do Teatro Crystal em setembro. Será lançado o mais novo compact disc, com obras do jovem compositor paranaense Rogério Krieger.
No mesmo mês a Vila Cultural AlmA Brasil abre o espaço para um show especial de 10 anos , do grupo londrinense Samba Sim. Formado em 2003 por jovens músicos londrinenses, o grupo Samba Sim se dedica à pesquisa e divulgação do samba de raiz, seus compositores e intérpretes.

Em outubro é vez do grupo Palheta ao Piano com os jovens e talentosos músicos, Jairo Wilkens, clarinete e Clenice Ortigara,piano, interpretando obras brasileiras, do seu primeiro CD, dedicado inteiramente a obras escritas originalmente para a formação de clarinete e piano.

Série Palcos Musicais encerra a temporada 2013 em novembro, com duo Clavis , formado por dois músicos paranaenses, Marcello Casagrande (vibraphone/marimba) e Mateus Gonsales(piano), dedicados a arte criativa – mesclar a música erudita e popular – apresentando arranjos próprios com mistura de estilos e improvisação como um de seus pontos principais de interpretação.

Mas as atrações não param por aqui.

“PALCOS MUSICAIS” já está com olhar para a temporada do próximo ano, que inclui apoio aos jovens músicos, atrações internacionais, além de espetáculos na região de Londrina, masterclasses mensais , concertos temáticos e assinaturas e muito mais palcos sonoros!

Serviço:
Lançamento e abertura oficial da Série PALCOSMUSICAIS – TEMPORADA 2013


CONCERTO com QUARTETO de CORDAS ROMANOV ( Rússia – Brasil )

Data: 26 de março de 2013(terça-feira)
Local:Teatro Crystal Palace (Rua Quintino Bocaiúva, nº 15, tel:3315 1515 )
Horário:20.30hs

Ingressos:R$ 10.00 e R$ 5,00(meia entrada)
Patrocínio: Programa Minicipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)
Apoios: Rádio UEL FM, Hotel Crystal Palace, Café Londrino.

Direção Artística:Irina Ratcheva
Ass.da Produção:Maria Eduarda Gomes de Oliveira

Organização:Artis Colégium Ass. Cultural



Os ingressos podem ser retirados no Café Royal Londrino,(tel.3027 1050) , ao lado do hotel Crystal Palace, a partir do dia 20 de março, das 9.00 às 21.00hs (domingo das 09.00 às 12.30hs).
Serão aceitos cartões de crédito e débito.
Mais informações: 43 9959 1098 ou 9938 4003

ENTREVISTAS COM OS INTEGRANTES DO QUARTETO ROMANOV, PODEM SER AGENDADAS E REALIZADAS POR TEL. , POR E MAIL E NO DIA 25/03 , DEPOIS DAS 13.00HS , OS MÚSICOS ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA ENTREVISTAS , FOTOS E IMAGENS AO VIVO COM RÁDIOS , TVS E IMPRENSA EM GERAL.


Outras informações:
Irina Ratcheva (produtora e coordenadora– (43) 9938-4003 ou 3024-4704



Serviço de imprensa:
Emilia Miyazaki – 9951 1900

Programa

W.A.Mozart - Quarteto para cordas,nº 15 em ré menor ,KV 421
1. Allegro moderato
2. Andante
3. Menuetto and Trio. Allegretto
4. Allegretto ma non troppo
5.
Henrique Oswald - Quarteto de cordas Op.17

1. Allegro agitato
2. Lento
3. Scherzo
4. Molto Allegro

P. I. Tchaikovsky - Quarteto de cordas N.2

1. Adagio- Moderato assai
2. Scherzo- Allegro giusto
3. Andante ma non tanto
4. Finale- Allegro con moto




QUARTETO ROMANOV


O Quarteto de cordas Romanov formado pelos violinistas Alexey Chashnikov e Tatiana Vinogradova, o violista Simeon Grinberg e o violoncelista Rodrigo Andrade Silveira, atento a tradição das cordas russas, vem reativar o antigo trabalho de musica de câmara. Seus integrantes, além de pertencer a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e de se voltarem para formação de novos talentos brasileiros, vem acumulando experiência como cameristas com repertório bem abrangente, e formado por compositores de todas nacionalidades que vai do clássico ao contemporâneo. Quarteto Romanov foi convidado a se apresentar em importantes séries, como a da OSESP "Quartetos do Haydn e Mozart" na Sala São Paulo em 2007, "Mosteiro ao Meio-Dia", na basílica do Mosteiro de São Bento, Telefônica Apresenta: "SESI Música 2007" em todo Estado de São Paulo, Projeto "Musica Inteligente" do Teatro Shopping Frei Caneca, festival Virtuosi IX de Recife e Fundação Maria Luisa e Oscar Americano.



Integrantes

Tatiana Vinogradova

Tatiana Vinogradova nasceu em 1978 na cidade de Perm, fronteira entre Ural e Sibéria, na Rússia. Lá começou seus estudos de violino aos seis anos, na escola de música local. Aos 12, entrou na escola especial de música do Conservatório de Kiev, na Ucrânia. Com 18 anos mudou-se para Moscou e teve aulas com os professores Zorya Shikhmurzaeva e Eugeny Bushkov no Conservatório de Tchaikovsky, até os 24 anos, ao mesmo tempo em que participou das orquestras de música de câmara Quatro Estações e Kremlin, com as quais viajou por todo o mundo. Participou de vários festivais de música e de música de câmara, além de masterclasses de violino ministrados por Jean-Jacques Kantorow, Leon Spierer e Menahem Pressler. No Brasil, em 2003, venceu o 10º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Além de integrar o naipe de violinos da Osesp, participa também do quarteto de cordas Romanov e do Camerata Studio.

Alexey Chashnikov

Nascido em 1977 na cidade de Tcheliabinsk, onde começou a estudar violino, aos 10 anos ingressou na Escola Especial de Música da cidade, com o professor Y. V. Vólguina. Após o término do curso, entrou para a Utchiliche e, em 1994, mudou-se para a Escola Superior de Música Ipollitov-Ivanov, em Moscou, onde passou a estudar com I. S. Golovina.Ao concluir o curso, seguiu para o Conservatório Tchaikovsky, da mesma cidade, passando a estudar com Irina Botchkova. Em 1993, tornou-se primeiro Violino do Romantik-quartet, sob orientação de Berlinsky. Em 1999, foi laureado com o 1º Prêmio do 5º Concurso Internacional de Quartetos de Cordas Shostakovich, de Moscou. Além de integrar o naipe de violinos da Osesp, faz parte do Quarteto de cordas Romanov e é Spalla do grupo de cordas Camerata Studio.

Simeon Grinberg


Nascido em 1975 na cidade de Nabebezhnye Tchelny, na Rússia, iniciou os estudos de música aos oito anos. Em 1990, começou a estudar viola no conservatório de sua cidade natal e depois entrou para o conservatório Tchaikovsky, de Moscou, sob a supervisão do professor Iuri Tkanov. Ainda aluno do Conservatório, participou dos Festivais Internacionais de Música da Romênia (1998), da Macedônia (1997) e da Coréia do Sul (2000). Foi músico da Orquestra de Câmara de Nabebezhnye Tchelny, com a qual gravou um CD com peças de Hindemith. Desde 2003 mora no Brasil, onde é músico do naipe de violas da Osesp e do Camerata Studio.

Rodrigo Andrade Silveira


Nascido em Porto Alegre em 1978, Rodrigo iniciou seus estudos musicais aos seis anos com o Prof. Jean-Jacques Pagnot no Instituto de Artes da UFRGS. Tem atuado como solista das mais importantes orquestras do país e como camerista nas mais diversas formações com artistas como Bernard Greenhouse, Hai-Ye Ni, Sydney Harth, Roberto Díaz, Öle Krysa, Eric Rosemblith entre outros. Premiado em vários concursos nacionais, realizou inúmeros concertos e gravações nas maiores salas de concerto brasileiras assim como no Carnegie Hall, Avery Fischer Hall e Alice Tully Hall em Nova Iorque. Formado pela Juilliard School, foi bolsista da mesma assim como do projeto Apartes/CAPES do MEC e da Fundação Vitae de Apoio à Cultura. Rodrigo foi violoncelo assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e atualmente é integrante da OSESP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário