terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretários de Cultura se reúnem em Curitiba

Com o intuito de discutir a política nacional e regional da cultura brasileira, os integrantes do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura realizam a primeira reunião do ano em Curitiba, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Paço da Liberdade. Eles serão recepcionados pelo secretário de Cultura do Paraná, Paulino Viapiana. O fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos estados na formulação de diretrizes culturais, respeitando a característica de cada região. A ministra da Cultura Marta Suplicy também participa do encontro.

A abertura do evento ocorre às 9 horas, com o presidente do fórum, Hamilton Pereira da Silva, e o secretário Paulino Viapiana. Em seguida Sergio Duarte Mamberti, secretário de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura (MinC), profere palestra sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, que tem como objetivo qualificar profissionais na área cultural.


Ainda no dia 28 de fevereiro, às 14h30, participa do encontro o secretário de Articulação Institucional do MinC, Roberto Peixe, e às 15h30 a ministra da Cultura, Marta Suplicy, fala sobre projetos do MinC, entre eles o Vale-Cultura. Às 18h30 os participantes visitam o Museu Oscar Niemeyer (MON). No dia 1º de março, às 10h, será realizada a eleição e posse da nova presidência e dos cinco vice-presidentes regionais da entidade para a gestão que vai de março de 2013 a março de 2014.


O fórum é um mecanismo de estruturação das políticas públicas na área cultural. Tem a missão, dentre outras atribuições, de auxiliar os estados a elaborarem seus planos de cultura e a se incorporarem ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), coordenado pelo MinC.



Serviço

Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Local: SESC Paço da Liberdade - Praça Generoso Marques, 189 - Centro - Curitiba/PR
Informações: (41) 3321-4715

Nenhum comentário:

Postar um comentário