quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

DURANTE DISCURSO HOJE, BENTO XVI DEMONSTRA DESEJO DE RECLUSÃO APÓS RENÚNCIA

Bento 16 indicou uma possível reclusão após o término de seu papado, durante um discurso a padres da diocese de Roma nesta quinta (13).

"Mesmo que eu me recolha à oração, sempre estarei perto de vocês. Mesmo se eu permanecer escondido do mundo", disse o pontífice em sua última fala dirigida aos milhares de padres que exercem suas funções na capital italiana. Bento 16, que discursou sem anotações em mãos, no auditório Paulo 6º, havia anunciado que renunciará ao cargo e vai declarar Sé Vacante no próximo dia 28.

Logo depois da abdicação, Joseph Ratzinger --acredita-se que o Vaticano voltará a chamá-lo por seu nome de batismo-- seguirá para o palácio Apostólico em Castel Gandolfo, a cerca de 30 km de Roma. Após a convocação do conclave, que deve ter início entre 15 e 20 março, ou após a escolha do novo papa, ele segue então para o mosteiro Mater Ecclesiae, instalado nos jardins da Cidade do Vaticano.

Cercado de área verde, o edifício de quatro andares tem 12 quartos, biblioteca e capela. Fundado por João Paulo 2º em 1992, o imóvel, que serviu de lar para freiras beneditinas até novembro, está em reforma desde então.

Será a primeira vez que um antecessor viverá tão próximo do pontífice entronizado. Nos dois únicos casos anteriores historicamente comprovados de renúncia, os dignitários se retiraram do Vaticano. Gregório 12, o último a fazê-lo, em 1415, para encerrar o chamado Cisma do Ocidente, retirou-se para a cidade italiana de Ancona, em Marche --como parte do acordo para reunificar a Igreja Católica, nenhum outro papa foi eleito antes de sua morte em 1417.

Já no caso anterior, de Gregório 5º, a renúncia foi voluntária. Ele teria sido eleito para encerrar um conclave que já durava três anos, sem que os cardeais chegassem a um acordo, em 1294. Sem adaptar-se à vida em São Pedro, Celestino 5º abdicou cinco meses depois ser entronizado. Ele passou a viver, então, em um castelo que pertenceu a seu antecessor, Bonifácio 8º, até morrer, em 1296 --não se sabe se a reclusão foi voluntária ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário