segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

POSSE DO SEGUNDO MANDATO DE OBAMA

Os atos da cerimônia pública de posse do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começaram nesta segunda-feira em frente ao Capitólio, em Washington, por volta de uma hora antes de o governante pronunciar o discurso inaugural de seu novo mandato.

O presidente dos EUA já tinha jurado o cargo ontem em uma breve cerimônia na Casa Branca, já que seu segundo mandato começou oficialmente ao meio-dia de domingo, dia 20, como determina a Constituição.

Entre os presentes estão o ex-presidente Bill Clinton, acompanhado de sua esposa, a secretária de Estado Hillary Clinton, e o ex-mandatário Jimmy Carter (1977-1981), entre outras personalidades políticas.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, jurou publicamente nesta segunda-feira, em cerimônia no Capitólio, seu cargo para um segundo mandato.


Biden jurou fidelidade à Constituição perante a juíza Sonia Sotomayor, da Suprema Corte. Depois do ato, Biden agradeceu a Sotomayor e a abraçou. Em seguida, beijou sua esposa, Jill.

O presidente do país, Barack Obama, se levantou e aplaudiu, sorridente, após o juramento de Biden.

Aos 70 anos, Biden foi senador por Delaware de 1973 a 2009, quando se tornou o 47º vice-presidente dos EUA, uma posição que lhe confere, além disso, a presidência do Senado e o voto decisivo em casos de empate.

Biden já tinha jurado formalmente o cargo no domingo em cerimônia perante sua família e cerca de 20 convidados no Observatório Naval.

Família Obama

A família Obama começou a manhã participando de um serviço na igreja de St. Johns, próxima à Casa Branca, e por volta das 13h50 (de Brasília) chegou ao Capitólio na limusine presidencial.


"Me sinto honrado e agradecido por termos uma oportunidade de terminar o que começamos. Nosso trabalho começa hoje. Vamos lá", escreveu Obama em sua conta oficial no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário