terça-feira, 31 de julho de 2012

OFICINA DE ECONOMIA CRIATIVA EM TOLEDO


Encontro reúne profissionais do desenho na Biblioteca Pública do Paraná

As relações entre o desenho e o humor, incluindo o cartum, a charge e a ilustração, são alguns dos temas que serão debatidos no 3.º UCM Comics Convida, que acontece no Auditório Paul Garfunkel, no segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná, dia 1.º de agosto, a partir das 19h. A entrada é franca. O evento terá como convidadas a diretora da Gibiteca de Curitiba, Maristela Garcia, a cartunista Pryscila Vieira — autora da tirinha “Amely, a boneca inflável”, com atuação no jornal Folha de S.Paulo —, além da participação de Fernando Rubel e Marcelo de Oliveira — ambos do Estúdio UCM Comics.
A presença de desenhistas e profissionais do traço inventivo não é um fato isolado dentro da Biblioteca Pública do Paraná. “Muito mais do que apenas proporcionar o empréstimo de livros, a Biblioteca Pública abre espaço para as várias formas de expressão, entre as quais os quadrinhos, o desenho e o humor criativo. Uma biblioteca tem de ser um centro cultural, onde acontecem encontros e trocas de ideias”, afirma o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Rogério Pereira.
Além desse encontro, que tem a finalidade de promover a reflexão a respeito do desenho criativo, a BPP segue em parceria com o estúdio UCM Comics, que presta consultoria para a restruturação da Gibiteca da Biblioteca Pública do Paraná.

Serviço: 3.º UCM Comics Convida
Com a participação a diretora da Gibiteca de Curitiba, Maristela Garcia, da cartunista Pryscila Vieira, de Fernando Rubel e Marcelo de Oliveira.
Auditório Paul Garfunkel, segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná.
R. Cândido Lopes, 133
Dia 1.º de agosto de 2012, a partir das 19 horas.
Entrada franca.
Mais informações: (41) 3221-4900.

BISPO DO ROSÁRIO EM LONDRES

Exposição
Arthur Bispo do Rosário
Victoria & Albert Museum – Londres. De 13 de agosto a 28 de outubro. Entrada franca. Mais informações no site www.vam.ac.uk.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CRIANÇAS DE IBIPORÃ ASSISTEM SHOW DO BATUQUE NA CAIXA

Crianças da rede pública de ensino de Ibiporã assistem um show especial com alunos do Batuque na caixa, em junho de 2012, sob a batuta de Valdir Amaral Sampaio.

REVOADA DE PIPAS EM IVAIPORÃ


NOBEL DEFENDE IMPOSTO PARA COMBATE A AIDS

A virologista francesa Françoise Barré-Sinoussi tomou posse ontem como presidente da Sociedade Internacional da Aids elogiando o presidente de seu país, François Hollande, por criar uma taxa sobre transações financeiras que ajudará a financiar a luta contra o HIV.
Ganhadora do Prêmio Nobel em Medicina ou Fisiologia de 2008 pela descoberta do vírus, ela disse que vai usar seu prestígio para convencer outros países a adotarem estratégia similar.
Barré-Sinoussi, que compartilhou seu Nobel com Luc Montaigner, também aproveitou o discurso de posse na Conferência Internacional da Aids, em Washington, para fazer pressão sobre os laboratórios farmacêuticos.
Criticou a rigidez na cobrança de royalties sobre medicamentos antirretrovirais.
Disse que vai dar atenção especial a questões de direitos humanos que impedem o acesso de homossexuais, usuários de droga e trabalhadoras do sexo ao tratamento.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
RAFAEL GARCIA (EM WASHINGTON)

sábado, 28 de julho de 2012

ENSAIO DO BATUQUE NA CAIXA



A foto registra momentos de ensaio dos alunos do Batuque na caixa, no recente retorno às oficinas de música com o Professor e Maestro Valdir Amaral Sampaio, depois de 15 dias de  férias escolares.

Parte dos instrumentos utilizados foram doados pelo Rock in Rio/Projeto Por um mundo melhor, sendo que as atividades são mantidas pela Eletrobrás/Eletrosul.

No final de agosto, os coordenadores participam de um seminário pedagógico promovido pela edição 2011 do Prêmio Itaú Unicef, em Porto Alegre/RS.


ABERTURA DAS OLIMPIADAS DE LONDRES



Com uma direção cênica autoral, a abertura das Olimpíadas de Londres deixou uma marca para o futuro e integrou tecnologia, história, tradição e poesia!

Na foto, Rodrigo Pessoa comanda a comitiva de atletas brasileiros.

Com cobertura da Rede Record de Televisão e presença da Presidente Dilma Roussef, o evento teve como destaques ingleses: A Rainha Elisabeth, Paul McCartney, Mr Bean, 007, Shakespeare e a tradição história dos ingleses com a pontualidade e boa recepção...

sexta-feira, 27 de julho de 2012

POSSE DOS CONSELHEIROS DE CULTURA DO PARANÁ

O governador do Paraná, Beto Richa, e o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, empossam os membros do Conselho Estadual da Cultura (CONSEC) no dia 31 de julho, às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer (auditório Potty Lazzarotto). Os conselheiros setoriais, eleitos pela sociedade civil, os macrorregionais, escolhidos por representantes de cultura dos municípios paranaenses, e os conselheiros indicados pelo poder público farão parte de um órgão colegiado, paritário, que integra a estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC).

Dentre as atribuições do CONSEC estão fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras ações.
 
A pauta da primeira reunião, que será realizada no dia 1º de agosto, inclui a criação de um regimento interno para o Conselho e o início do debate sobre o Plano Estadual da Cultura. A reunião também servirá para o grupo deliberar sobre o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), definir o calendário das próximas reuniões, criar grupos de trabalho, estudar a redistribuição das regionais de cultura e definir sobre as duas cadeiras do CONSEC pendentes (audiovisual e Centro-Sul), que estão sem representantes por falta de candidatos.

A criação do Conselho é a segunda etapa de um trabalho iniciado com a implantação do PROFICE lei nº 17.043/11 (em fase de regulamentação) e que será completado com a elaboração do Plano Estadual da Cultura. Essas estruturas são fundamentais para que o Paraná tenha as condições mínimas necessárias para integrar o Sistema Nacional de Cultura. 

Os conselheiros titulares que fazem parte do CONSEC são:
Paulino Viapiana (presidente),
Ana Paula Frazão,
Antonio Eduardo Navarro Lins.
Arildo Sanchez Guerra,
Danilo Oliveira,
Denise Sartori,
Elenice Mara Matos Novak,
Fabricio Luiz de Vitor,
Flor de Maria Silva Duarte,
Florindo Wistuba Junior,
Heliomar Jerry Dutra de Freitas,
Janete T. Fernandes de Siqueira,
Joaquim Rodrigues da Costa,
José Anésio Montini, Michelle Bárbara Ferrari,
Josilene Aparecida de Oliveira,
Leandro Henrique Magalhães,
Marcella Souza Carvalho,
Maria José Justino,
Marili Silva de Araújo,
Maurício Stunitz Cruz,
Milton de Chueiri Karam,
Moema Libera Viezzer,
Nilton Aparecido Bobato,
Otavio Zucon,
Paulo Henrique Capillé Fernandes,
Rafael Ruteski,
Renata Mele,
Rodrigo Rafael de Medeiros Martins,
Sarah Carolina de Souza Coelho,
Thereza Christina de Araujo Gutierrez,
Valmir Domingos Duarte,
Victor Oliveira de Miranda.

Serviço
Posse dos membros do Conselho Estadual da Cultura
Dia 31 de julho, 19 horas.
Local: Auditório Poty Lazzarotto – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico).

quinta-feira, 26 de julho de 2012

OFICINA DE ECONOMIA CRIATIVA

A Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), em parceria com a Secretaria do Turismo (SETU), o SESI Paraná e o Fórum Londrina Criativa, promove a partir da próxima terça-feira (31) uma série de palestras e oficinas sobre Economia Criativa em 10 cidades do interior do Estado. O ciclo integra o Paraná Criativo, programa gerenciado pela SEEC que prevê diversas ações sobre o tema.

As palestras são abertas a todos os interessados e as oficinas voltadas aos gestores públicos e de organizações sem fins lucrativos das áreas da cultura, turismo, desenvolvimento e educação. As inscrições são gratuitas e todas as atividades serão realizadas por Ana Carla Fonseca Reis, uma das maiores estudiosas do assunto no Brasil. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo, Londrina, Cianorte, Paranavaí, Piraí do Sul, Guarapuava, Paranaguá e Araucária, são as primeiras cidades a fecharem a parceria para realização das oficinas.

O ciclo de palestras e oficinas tem como objetivo promover o entendimento do que significam economia criativa e cidades criativas, e provocar uma reflexão sobre como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade. Também pretende promover uma visão de empreendedorismo criativo e das condições necessárias a seu estímulo a partir das interfaces entre cultura, turismo, educação, tecnologia, entre outras.

O Paraná, por seu perfil econômico, diversidade social e efervescência cultural, ocupa posição propícia para uma abordagem de economia criativa voltada ao desenvolvimento. Criar um ambiente favorável à concretização do potencial criativo das empresas e talentos, revelando oportunidades de negócios ainda inexplorados e direcionando políticas favoráveis para a conversão de criatividade em inovação, requer conscientização de agentes públicos e privados e o desenho de uma estratégia amplamente articulada. As palestras e oficinas sobre Economia Criativa visam fomentar essa ação em todo o Paraná.

Palestrante
Ana Carla Fonseca Reis é administradora pública, economista, mestre  em Administração de Empresas e doutora em Urbanismo. Consultora e conferencista internacional, tendo palestrado em mais de 20 países e em todos os estados brasileiros. Assessora em Economia Criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais em cidades criativas, é consultora para empresas privadas, órgãos públicos e instituições sem fins lucrativos. Autora e coautora de sete livros, dentre os quais Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 – Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios).

Serviço
Palestras e Oficinas de Economia Criativa – Paraná
De 31.07 a 28.08.12
Palestra: Entrada Franca
Oficinas: Inscrições Limitadas
Informações: gigi.iorio@seec.pr.gov.br / rogeriotonetti@seec.pr.gov.br
www.cultura.pr.gov.br

Cronograma

TANGO NA BIBLIOTECA

O grupo Los Tangueteros apresenta repertório da tradicional música argentina no projeto “Música na Biblioteca” nesta sexta-feira, 27 de julho

 Nesta sexta-feira, 27 de julho, o grupo Los Tangueteros entra em cena no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná a partir das 17h30. Durante 50 minutos, o quarteto vai recriar a atmosfera musical de Buenos Aires do final do século XIX e meados do século XX, período no qual o tango se firmou com expressão cultural da região. 
 Los Tangueteros é formado por Gabriel Castro (clarinete e flauta), Santiago Beis (piano), Julio Cesar Chivel (bandoneón) e Quito Castro (baixo) — músicos reconhecidos pela habilidade em executar tangos, milongas e valsas.
 Iniciativa da Biblioteca Pública do Paraná, o “Música na Biblioteca” é um projeto que dá visibilidade a cantores e compositores locais. “A Biblioteca Pública do Paraná se afirma como espaço cultural diversificado que, mais que apenas proporcionar o empréstimo de livros, fomenta a arte e a cultura de diversas maneiras. Trazer a música para o cotidiano do público faz parte da proposta de integração de linguagens da BPP”, diz Tatjane Garcia, responsável pela curadoria do projeto. 
Serviço:
Música na Biblioteca”
27/07 Los Tangueteros.
Horário:17h30
Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná. (R. Cândido Lopes, 133). 
Mais informações: (41) 3221-4900.
Entrada franca.

POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER DE LONDRINA


 
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, convida para a cerimônia de posse e apresentação da nova composição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Londrina - gestão 2012-2014.
 
Data: 26/7/2012
Horário: 17 horas
Local: Saguão da prefeitura de Londrina - entrada principal

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA É DISCUTIDO EM LONDRINA

Foto do Seminário que a consultora Réa Sílvia Barbosa realizou em Londrina, com Secretários de Cultura, Prefeitos e agentes públicos do Norte do Paraná sobre o Sistema Nacional de Cultura. Réa é consultora do Minc/Unesco na região Sul do Brasil.



LANÇAMENTO DE LIVRO POÉTICO EM LONDRINA

O Secretário de Cultura Aldo Moraes e o assessor Stanley Kennedy no lançamento do livro "Mais que uma noite" do escritor Vagner Xavier, na Biblioteca Pública de Londrina.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

HOMENAGEM A OSVALDO LACERDA

Caso tenham disponibilidade, ouçam o programa PIANÍSSIMO, da Rádio Cultura FM, programa conduzido por Gilberto Tinetti, no dia 26 de Julho, 5ª feira, às 14 hs. com repetição no dia seguinte, às 2hs. da manhã do dia 27 de Julho .
 
Será prestada uma homenagem ao OSVALDO LACERDA , pelos seus 85 anos, que seriam completados em Março passado , e tambem porque neste mês, no dia 18, fez um ano de seu falecimento .
 
Desde já agradeço.
 
Cordial abraço,
 
Eudóxia.

CONCURSO SBME DE COMPOSIÇÃO ELETROACÚSTICA

FALTAM 12 DIAS PARA O ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES

Concurso SBME de Composição Eletroacústica "Pinheirinho é do Povo"

O Regulamento completo em:

http://www.sbme.com.br/RegulamentoConcursoPinheirinho.pdf

BALÉ GUAÍRA EM TOLEDO

Dois espetáculos com o Balé Guaíra em Toledo, os convites poderão ser retirados na Casa da Cultura a partir do dia 24/07/2012


Dia 04 de agosto de 2012 – sábado-20 horas
Ópera "Bastião e Bastiana"
W. A. Mozart
Espetáculo do G2 Cia. de Dança
Produção Teatro Guaíra
Local: Teatro Municipal de Toledo
Entrada Franca (retirar convites antecipadamente na Casa da Cultura)
Informações: (45) 3378 4548 // 3055 8713

Dia 05 de agosto de 2012 – domingo- 20 horas
"Blow Elliot Benjamin"

Espetáculo do G2 Cia. de Dança

Produção Teatro Guaíra
Coreógrafa Cleide Piasecki
Local: Teatro Municipal de Toledo
Entrada Franca (retirar convites antecipadamente na Casa da Cultura)
Informações: (45) 3378 4548 // 3055 8713

domingo, 22 de julho de 2012

MOACIR FRANCO NO FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA


O Show do cantor e compositor Moacir Franco na programação do 32º Festival de Música de Londrina foi marcado por sucessos imortais que escreveu, muito bom humor e reflexão sobre a vida.



O também ator de longeva carreira brincou com o público e dançou "Suave é a noite" com senhoras da platéia.



Franco contou histórias de sua vida e carreira e intercalou hits com canções menos conhecidas e pout-pourrits.



Aplaudido de forma entusiasmada por diversas vezes, contou com uma excelente banda de apoio e mostrou porque mantém alta popularidade em todas as gerações.



Mais: www.fml.com.br








sexta-feira, 20 de julho de 2012

BATUQUE NA CAIXA NA REVISTA ASFEMPR


O Batuque na caixa é destaque da edição 49 (julho/2012) da Revista ASFEMPR.

A edição traz reportagens sobre Maria da Penha, Ciência & Tecnologia, Novo regime previdenciário pra servidores públicos da esfera federal e o artigo Direitos e Limites das crianças (este, um artigo de Cristiane Iris).

A matéria traz fotos do projeto, bem como a capa do CD musical que comemora os 10 anos de atividades. O texto enfoca as últimas conquistas do Batuque na caixa e as ações programadas para 2012.



 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA 2012 COMEÇA...


Simbolizar o sentimento de luta pela reconstrução do Teatro Ouro Verde numa verdadeira integração de forças que uniram OSUEL, Coro da Igreja Presbiteriana Central de Londrina, Catedral, músicos e cantores solistas de renome com obras de Villa Lobos, Gounod e Beethoven foi a essência da abertura do Festival de Música de Londrina.

Numa noite de emoção e arte da mais alta qualidade; o festival que é a um só tempo: pesquisa e discussão acadêmica; formação musical e incentivo para novos públicos; inclusão social e trânsito do que há de melhor entre os artistas do Brasil e do mundo na música que vai do barroco ao contemporâneo; promete novamente ser um sucesso!

Com certeza, serão dias inesquecíveis em que reconhecemos no FML um patrimônio londrinense a ser cada vez mais valorizado por nossas instituições e iniciativa privada. Fui aluno do FML por muitos anos e foi na efervescência das oficinas de composição, que me descobri. E no intercâmbio com músicos e professores, pude vislumbrar a liberdade de ousar novos caminhos.

O legado do festival, portanto é muito maior que suas estatísticas: cada aluno, cada mestre, cada artista leva consigo uma experiência renovadora e que nos instiga por muito tempo. Parabéns aos promotores e a seu diretor artístico: Marco Antônio Almeida, por três décadas de lutas e conquistas!

Aldo Moraes
Secretário Municipal de Cultura de Londrina

ABERTURA DO FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA 2012



Foi lançado oficialmente o 32º Festival de Música de Londrina, na Plaenge com a presença do Diretor Artístico Marco Antônio Almeida; Reitora da Universidade Estadual de Londrina Dra Nádina Moreno; a Diretora do PROMIC Solange Batigliana e outros patrocinadores.

Realizado de 14 a 30 de julho e com orçamento de R$ 750.000,00, o FML tem patrocínio da Copel/Conta Cultura; PROMIC, Plaenge e UEL, sendo um dos marcos do gênero no Brasil.

Mais: www.fml.com.br

BATUQUE NA CAIXA NA REVISTA ASFEM



O Batuque na caixa é destaque da edição 49 (julho/2012) da Revista ASFEMPR.

A edição traz reportagens sobre Maria da Penha, Ciência & Tecnologia, Novo regime previdenciário pra servidores públicos da esfera federal e o artigo Direitos e Limites das crianças (este, um artigo de Cristiane Iris).

A matéria traz fotos do projeto, bem como a capa do CD musical que comemora os 10 anos de atividades. O texto enfoca as últimas conquistas do Batuque na caixa e as ações programadas para 2012.

Mais: www.asfempr.org.br

BATUQUE NA CAIXA NA BIBLIOTECA



O Batuque na caixa se apresentou no dia 13 de julho, no evento que comemorou a entrega de livros que a Biblioteca Pública de Londrina recebeu como doação da Biblioteca Nacional.

Sob o comando do Maestro Valdir Amaral Sampaio, os alunos executaram peças brasileiras com trompetes, trombones, caixa clara e zabumba.


GOOGLE PARA CRIATIVOS

O Google lançou no Brasil o projeto Creative Sandbox, voltada para criativos. O objetivo é que os interessados enviem ideias que envolvam criatividade e tecnologia "para melhorar a vida das pessoas".
O vencedor vai ganhar R$ 35 mil e uma viagem aos Estados Unidos, para sessões de desenvolvimento da ideia com a equipe do Google. O júri que vai escolher o premiado é formado por profissionais do mercado publicitário brasileiro.
Para participar, o interessado deve se cadastrar pelo site do programa (http://www.creativesandbox.com.br/) até 14 de setembro de 2012 ou deixar sua ideia em uma caixa do Google que está circulando por agências de publicidade de São Paulo - é possível ver a localização atual na página do concurso.
Serão analisados projetos que usem ao menos um produto do Google. Só valem ideias que não tenham sido reproduzidas ou veiculadas e que melhorem a vida das pessoas, o que, de acordo com a empresa, "pode ser, entre outras coisas, deixá-la mais fácil, sustentável ou divertida".

PRÊMIO PARANÁ DE LITERATURA 2012

A Secretaria da Cultura do Paraná (Seec), por meio da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), divulga a relação dos integrantes da comissão julgadora do Prêmio Paraná de Literatura 2012.

José Castello, João Cezar de Castro Rocha e Luiz Ruffato são os jurados da categoria Romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Marçal Aquino, Rodrigo Lacerda e Caetano Galindo escolhem o melhor livro de contos (prêmio Newton Sampaio). Heloisa Buarque de Hollanda, Miguel Sanches e Antonio Carlos Secchin analisam as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). A comissão é presidida por Rogério Pereira, presidente da BPP.

"Reunimos jurados do Paraná e de outros Estados que já participaram de outras comissões. São romancistas, contistas e poetas consagrados, além de figuras do meio acadêmico", diz Pereira.

Em sua primeira edição, o concurso vai selecionar livros inéditos de autores de todo o País. O vencedor de cada categoria receberá R$ 40 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública do Paraná, com tiragem de mil exemplares. Os premiados também receberão 100 cópias de seu livro.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de agosto deste ano. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro. O edital do Prêmio Paraná de Literatura 2012 está disponível no site da Secretaria da Cultura do Paraná (cultura.pr.gov.br).

Informações: 3221-4917