segunda-feira, 30 de abril de 2012

PALCO BRASILEIRO PERDE LUIZ CARLOS BURUCA

Morreu na tarde deste domingo o ator e produtor Luiz Carlos Buruca, aos 63 anos, no Hospital Rio Laranjeiras, na zona sul do Rio.

Luiz Carlos Pulchério de Medeiros, seu nome de nascimento, não resistiu a uma parada cardíaca que, de acordo com o hospital, foi a causa de sua morte.

Buruca trabalhou em peças brasileiras, como Memórias de um Sargento de Milícias, Vestido de Noiva, Deus lhe Pague, Apenas Bons Amigos, A Estrela Dalva e em adaptações brasileiras de obras estrangeiras como Charity, Meu Amor, O Tempo e os Conways, Bent e o supermusical A Chorus Line, de 1983.

Na televisão, participou de diversas novelas, entre elas A Moreninha, Estúpido Cupido, Kananga do Japão (onde viveu o cantor Vicente Celestino), O Clone, Alma Gêmea.

Formado em jornalismo pela Universidade de Brasília, foi diretor artístico do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ).

JOELI PIMENTEL É DESTAQUE NO CINEMA

O ator e diretor Joeli Pimentel concorre a um prêmio nacional com o filme "Às vezes, o céu é azul".

Joeli nasceu em Centenário do Sul, veio morar em Londrina com dois anos de idade e mudou-se para São Paulo em meados dos anos 90–, e está concorrendo ao prêmio de melhor curta no VIII Prêmio Fiesp/Sesi-SP do cinema paulista.

O resultado sai no dia 2 de maio.

Concorrem ao prêmio 22 longas e 10 curtas.

Joeli Pimentel vai disputar o prêmio com os filmes A grande viagem, Flash, Máscara Negra e Tatu Bolinha.

PRIMEIROS RESULTADOS DAS NOVAS TURMAS DO BATUQUE NA CAIXA



As oficinas de música, literatura e teatro do Batuque na caixa já começam a render os primeiros frutos em oficinas realizadas em duas cidades do Paraná: Londrina e Cambé.

Em breve, os grupos musicais de MPB e o de percussão já podem mostrar os resultados à comunidade com um repertório que inclui composições de Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Djavan, Villa Lobos e de Aldo Moraes, criador do Batuque.

Os alunos de teatro e literatura já fazem os ensaios de 2 peças escritas pelo professor e dramaturgo Valdir Rodrigues. Na turma de teatro, há um grande número de crianças que estão entusiasmadas com o universo mágico da fantasia e da encenação.


Mais fotos e informações de agendas:

www.batuquenacaixa.blogspot.com

projetobatuque@bol.com.br

domingo, 29 de abril de 2012

CONHEÇA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LITERATURA DE CORDEL

A Academia Brasileira de Literatura de Cordel é a entidade literária máxima a reunir, no Brasil, os expoentes deste gênero literário típico da Região Nordeste do país, com sede no Rio de Janeiro, e fundada a 7 de setembro de 1988.

Cordel

O gênero tem suas raízes remotas nos vates medievais e romances e rimances de cavalaria, épicos cantantes, muitas vezes de métrica rebuscada. Trazida pelos portugueses, primeiro para a Bahia e dali se espalhando pelos demais estados do Nordeste, tinha nos bardos que, decorando suas extensas odes, ganhavam a vida declamando nas praças e nas feiras, levando e trazendo notícias de uma cidade para outra, criando versos e quadras - que as crianças aprendiam e depois usavam nas brincadeiras de roda.

Com o tempo passou a contar com impressão artesanal e vencia assim as dificuldades (num grande período mesmo uma proibição) de impressão no país de qualquer livro: uma arte que nasceu povo, que nasceu livre.

Academia Brasileira do Cordel

Contando com acervo de já 13 mil títulos, o cordelista Gonçalo Ferreira da Silva capitaneou sua fundação, no Rio, através de etapas que, com apoio da Federação das Academias de Letras no Brasil, culminou com a aquisição de sede própria, reunindo na antiga capital do Brasil a entidade máxima do gênero.

Constituída por quarenta Cadeiras, assim como a Academia francesa que a todas as Academias serve de modelo, cada uma delas sob um Patronato, como a Brasileira, possui ainda a categoria de Sócios Beneméritos.

Apesar de ser Brasileira, apenas vinte e cinco por cento de suas quarenta cadeiras estão reservadas a não-moradores da capital carioca. Situa-se à Rua Leopoldo Fróes, Nº 37, bairro de Santa Teresa.


Grandes Cordelistas


Lendro Gomes de Barros, João Martins de Ataide, José Pacheco, Rodolfo Coelho Cavalcante, Antonio Américo de Medeiros, Minelvino Francisco Silva, José Costa Leite, Guaipuan Vieira, Gonçalo Ferreira, Joaquim Batista de Sena, Alberto Porfírio, João Rodrigues Amaro (Jotamaro), José Caetano, Siqueira de Amorim, João Firmino Do Amaral, Francisco Sales Arêda, Expedito Sebastião da Silva, Afonso Nunes Vieira, Mestre Azulão, Olegário Fernandes da Silva, J. Borges, Manoel Monteiro da Silva, João Firmino Cabral ,Gerardo Teodósio dos Santos, Celestino Alves, Apolônio Alves dos Santos, Manoel D’Almeida Filho, José Gentil Girão(Seu Ventura) e Cuíca de Santo Amaro

MARCHA DO AXÉ

Praticantes e adeptos das religiões afro-brasileiras participaram ontem (28/4) de uma manifestação contra a intolerância e o preconceito religioso no Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Também uniram-se à chamada Marcha do Axé, pessoas ligadas aos grupos de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros (GLBTT) e organizações não-governamentais (Ong) contra o racismo. A Polícia Militar estima que cerca de duas mil pessoas participaram da marcha.

Segundo um dos organizadores da marcha, Jorge Scritori, a manifestação é um movimento de conscientização com relação às dificuldades que a comunidade dos praticantes do umbanda e candomblé sofrem com relação à intolerância, preconceito e discriminação. “Queremos trazer uma visão em relação a tudo o que vem acontecendo em todas as comunidades. Hoje se um dos meus filhos manifesta o teor religioso que temos em casa, tem dificuldades. Se há um terreiro pequeno dentro de uma comunidade ou um bairro, há vidros quebrados, entre outras coisas”.

Scritori destacou que, muitas vezes, esse tipo de agressão é impulsionada até por pessoas de outras religiões. Devido a esse comportamento, ele disse que o objetivo é levantar a discussão sobre o preconceito e sobre uma consciência maior do que é religião. “Queremos colocar isso de forma clara para a sociedade. Queremos a inclusão e aceitação do nosso processo. Não exigimos a mesma crença, mas é dever de todos respeitar”, afirmou.



Fonte: Jornal do Brasil

DICRÓ




Perdemos o último dos três tenores.

Não, não se trata do famoso e perfeito trio de tenores europeus.

E também errei: perdemos o último dos três malandros.

Dicró morreu ontem, no Rio de Janeiro e vai cantar lá em cima junto com Bezerra e Moreira.

O céu vai ficar mais malandro, mas cá aqui no Brasil perdemos em ginga, síncopa e muito bom humor.

Porque se o samba que se faz hoje em dia é contestável, estamos infinitamente mais pobres com a ironia, o humor sagaz e o ritmo de Dicró.

Não à toa que nos idos de 90, alguém teve a genial idéia de reunir os três malandros.

Foi a marca de uma época que sempre vai permanecer, mas que então já perdia espaço no rádio e na televisão.

Uma pena!

Por que me parece que há algum tempo perdemos a noção do que é boa música popular!

Aldo Moraes


ANNA BELLA GEIGER



Anna Bella Geiger inaugurou a exposição “Nem mais, nem menos” no dia 26 de abril, na galeria Artur Fidalgo, com cerca de 20 trabalhos, quase todos inéditos, realizados entre 2009 e 2012. Dentre as inéditas, destacam-se peças como “Rrolo-Scrolls com Terras e Mares” e “Rrolo-Scrolls com flor antiga DÉCO e xícara de porcelana branca”, ambas de 2012, feitas com papel pergaminhado, e o vídeo “Cuidado, Cão Feroz”, também de 2012, produzido a partir de uma estatueta de bronze e objetos que se relacionavam com sua recente vídeo-instalação “Circa V”.

“Tenho feito muitas exposições, aqui e fora do Brasil, entretanto são retrospectivas ou mesmo recortes temporais ou de algum suporte específico. Quando percebi estava há sete anos sem mostrar trabalhos novos e o convite do Artur veio na hora certa de eu me recolher para criar”, declara Anna Bella.

Anna Bella Geiger é sem dúvida a primeira dama das artes visuais brasileiras. Desde o início da década de 1950 realiza um sólido trabalho com uma enorme variedade de meios de expressão, técnicas e materiais: desenho, pintura, fotografia, vídeo, xerox, cera, metais etc. A artista também tem papel fundamental no ensino da arte no Rio de Janeiro. Atuou no período áureo do Bloco escola do MAM e após seu término, transferiu-se para a Escola de Artes Visuais do Parque Lage onde leciona até hoje.
Sua obra se articula em torno da discussão sobre a paisagem não como representação da natureza, mas como uma de suas reconstruções poéticas. Isso se une à indagação sobre o significado da noção de território e, portanto da existência/ ausência das fronteiras que o configuram. É nesse lapso a “paisagem” se inclui. “Entre a geopolítica e a geopoética, entram as questões estéticas formais. Lido com as duas faces dessa geografia que é inesgotável – situações que eu tenho que decifrar. Para mim este é o papel do artista, desvendar o que está acontecendo e botar para fora como objeto de arte”, concluí.

Para o crítico Fernando Cocchiarale, curador da mostra, “a obra de Geiger surpreende por seu compromisso com as questões mais vivas da arte atual. Longe de ter se cristalizado num estilo próprio, coerente, porém imobilizador da dinâmica de qualquer processo efetivo de invenção e criação, segue pela via processual plena que renova e situa sua obra num patamar qualitativo único na produção artística brasileira. Não é pouco para alguém que há sessenta anos vem contribuindo para o debate das principais questões da arte brasileira”.



Sobre Anna Bella Geiger

Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Últimas Individuais: “On a certain piece of land”, The Red Gate Gallery, Pequim (2005); Projeto Respiração, “Circa”, Fundação Eva Klabin, Rio de Janeiro (2006);“Fotografia além da fotografia”, Paço Imperial, Rio de Janeiro (2008); “Anna Bella Geiger: vídeos 1974/2009”, Oi Futuro, Rio de Janeiro (2009-2010) e “Anna Bella Geiger: circa MMXI”, Sesc, Rio de Janeiro (2011).

Últimas Coletivas de destaque: “RolePlay: feminist art revisited 1960-1980”, Galerie Lelong, Nova York (2007); “Elles@Pompidou”, Paris, “La mancha humana. El arte conceptual en las colecciones”, CGAC, Santiago de Compostela; “Espai de lectura 1: Brasil”, MACBA, Barcelona (2009/2010); “Modern women single channel”, MoMA PS1, Nova York; “Como nos miran”, CGAC, Santiago de Compostela (2011).

Participou de oito Bienais de São Paulo; 39a Bienal de Veneza; II Bienal de Liverpool; 8ª Bienal do Mercosul e Europalia, Bélgica. Tem obras nas coleções do MoMA, Nova York; Centre Pompidou, Paris; ICA, Chicago; Victoria & Albert Museum, Londres; Getty Collection, Los Angeles; Museo Reina Sofia, Madri; MAM, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outras.

Principais prêmios: Gugenheim, Nova York (1982) e Ibram de Arte Contemporânea (2011).

SERVIÇO:

Anna Bella Geiger – Nem mais nem menos
Curadoria: Fernando Cocchiarale

Exposição: 26 de abril a 31 de maio de 2012
Segunda a sexta, 11 às 19h | sábado, 11 às 18h
Grátis | Livre para todos os públicos

Galeria Artur Fidalgo
Rua Siqueira Campos 143 | 2º piso
Copacabana | RJ
21 2549-6278
www.arturfidalgo.com.br
Fábio Cezanne
Cezanne Assessoria de Imprensa
cezannedivulgacao@gmail.com
21 2551-8190 | 9197-7465

MUNDO ESPÍRITA



O Jornal Mundo Espírita completa 80 anos e 1530 edições.

Na edição 1533, de abril, temas como:

a) A mediunidade onírica na Boa Nova

b) Primavera Européia de 1857

c) Sesquicentenário do 4º volume da Revista Espírita, de Allan Kardec

d) XIV Conferência Estadual Espírita (Do Interior à Capital)

e links como:

www.urenorte.com.br

www.cinematranscedental.com.br

www.brasilsemaborto.com.br

www.fedf.org.br

www.usesp.org.br


SAMBA LONDRINENSE DE LUTO


A Escola de Samba Gaviões Londrinense, famosa pela conquista de várias edições do carnaval de Londrina e pela excelência e qualidade que imprime ao evento, está de luto.

O jovem Emerson Mendes Machado, 25 anos, Mestre-Sala da Agremiação, faleceu dia 25 de abril último, após 4 dias em coma. Ele colidiu sua motocicleta em um poste na Avenida Saul Elkind, de madrugada, quando entregava jornais.

Ele fazia parte da Gaviões há 8 anos e segundo Edward Rodrigues, Presidente da Escola, era uma pessoa muito alegre e que contagiava a todos nos ensaios.

sábado, 28 de abril de 2012

ADONIRAN BARBOSA NO TEATRO

Estreia neste sábado (28), no teatro Studio 184, na praça Roosevelt (centro de São Paulo), o espetáculo musical "Aguenta a Mão, João!". A montagem é uma homenagem ao cantor e compositor Adoniran Barbosa, nome artístico de João Rubinato.



As músicas serão executadas ao vivo pelos atores. São utilizados caixas de fósforos, assovios, palmas, percussão corporal, violão, cavaquinho, pandeiro, surdo e caixa, para traduzir o universo musical do compositor paulista.

CONCERTO NO MOSTEIRO

Sonora Cantante
Gustavo Gargiulo corneto
Alexandre D'Antonio violino
Rodrigo dos Santos sacabuxa
Luis Antonio Ramoska dulciana
Edmundo Hora cravo e órgão

Mosteiro de São Bento em Vinhedo
28 de abril de 2012 – 20 horas


Programa
1. Claudio Monteverdi (1567-1643)
Kyrie - Agnus Dei (a capella)
2. Giovanni Picchi 1571-1643)
Canzo Duodecima a 4
3. Girolamo Frescobaldi (1583-1643)
Canzon sopra "Romanesca"
4. Giovanni Andrea Cima (1580-1627)
Sonata a 3
5 - Francesco Rognoni (1570-1626)
Diminuzione sopra "Vestiva i Colli"
6. Giovanni Battista Riccio (1609-1621)
Canzon in echo risposta
7. Giovanni Battista Riccio
Sonata a 4
8. Bernardo Storace (1637-1707)
Ciaccona
9. Dario Castello (1590-1658)
Sonata Duodecima - Libro Secondo
10. Adriano Banchieri (1568-1634)
Canzon sopra "La Bataglia"
11. Samuel Scheidt (1587-1654)
Galliard Battaglia
Próximos Concertos:
16 de junho
14 de julho
25 de agosto
15 de setembro
20 de outubro Duo Dearmas – cravo
17 de novembro
15 de dezembro – Concerto de Natal – para este concerto convites apenas com compra antecipada
Observação importante
todas as datas, artistas e programa podem ser alterados
Informações: www.mosteirosaobento.com.br

BOLETIM DO VOA VIOLA

Caros amigos, caras amigas,

É com muita alegria que, no dia 3 de maio, faremos o primeiro espetáculo da 2.ª edição do Voa Viola - Festival Nacional de Viola!

A estreia dos shows Voa Viola 2.ª Edição acontece em Cuiabá!

O show será inesquecível, com os violeiros anfitriões Paulo Freire e Roberto Corrêa apresentando os artistas que o público escolheu e o violeiro convidado Fernando Deghi.

A atração do espetáculo será o diálogo da viola com a música clássica. A Orquestra do Estado de Mato Grosso tocará tendo por solistas 4 violeiros do elenco do show. Da raiz ao erudito, será a oportunidade de apreciar a viola versátil, em várias linguagens musicais.

Se não estiver em Cuiabá, não perca a nossa cobertura ao vivo pelo site www.voaviola.com.br. Assista pelo seu computador à passagem de som, entrevistas com os artistas e ao grande show!

Mais informações sobre a programação das apresentações pelo nosso site: www.voaviola.com.br. Já temos disponíveis os e-flyers de todos os shows. Divulgue!

Um grande abraço,
Equipe Voa Viola

PAULO FRANCIS DE VOLTA NO DIÁRIO DA CORTE

Paulo Francis está de volta!
Nascido no Rio em 1930 e morto em Nova York em 1997, aos 66 anos, Francis foi ator, crítico teatral, romancista e comentarista de TV mas, acima de tudo, jornalista.
Tornou-se um articulista referencial no país --polemista admirado e odiado, influente sempre-- nos 15 anos em que escreveu na Folha, de 1975 a 1990.

Uma antologia de suas crônicas no período acaba de ser editada pelo Três Estrelas, selo editorial do Grupo Folha.

Organizado e apresentado por Nelson de Sá, articulista do jornal, "Diário da Corte" contempla as mais notórias facetas de Francis.


Nelson de Sá selecionou 76 artigos entre os mais de 8.000 textos que Francis assinou em 15 anos de Folha.

Explica que buscou: 1) ser fiel às diferentes fases de Francis; 2) sublinhar sua trajetória política, da esquerda para a direita (elogiava Lula quando o petista surgiu como líder sindical e o desancou quando concorreu à Presidência em 89; com o economista Roberto Campos ocorreu o contrário); 3) reproduzir as polêmicas mais célebres em que ele se envolveu, como os embates com o diplomata José Guilherme Merquior e com o primeiro ombudsman da Folha, Caio Túlio Costa.

No posfácio "Paulo Francis contra os jecas", o filósofo e colunista da Folha Luiz Felipe Pondé relata que lia Francis pelos corredores da USP, "às vezes escondido". "[...] Ele era o que eu queria ser quando crescesse."

Estação Samba

Neste sábado (28/4), o programa Estação Samba apresenta uma série de sambas que falam de samba.

São composições sobre a magia desse gênero musical, que retratam a trajetória da cultura do samba e homenageiam os grandes sambistas.
É a metalinguagem no universo das batucadas. Na seleção musical sucessos de Paulinho da Viola, Noel Rosa, Paulo César Pinheiro, Nelson Sargento, Zé Keti, entre outros bambas.

Estação Samba - Rádio UEL FM (107,9) - www.uelfm.uel.br
Todo sábado às 12h, com reprise na segunda, às 22h
Produção e apresentação: Juliana Barbosa

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CACÁ DIEGUES É PRESIDENTE DA CAMERA DE OURO, EM CANNES



O brasileiro Cacá Diegues será presidente da Câmera de Ouro (Caméra D'Or) no 65º Festival de Cannes. O prêmio tem como proposta incentivar novos talentos e será entregue na cerimônia de encerramento do evento, em 27 de maio.

Neste ano, o Brasil é o convidado de honra do festival, que acontece entre 16 e 27 de maio. Durante o evento, serão exbidos três clássicos do cinema brasileiro: "Xica da Silva" (1975), de Cacá Diegues, "Cabra Marcado para Morrer" (1984), de Eduardo Coutinho, e "A Ópera do Malandro" (1986), de Ruy Guerra.

O filme mais recente de Nelson Pereira dos Santos, "A Música Segundo Tom Jobim", será exibido em uma sessão especial, como parte da presença de honra brasileira no festival.

O filme "On the Road", produção do brasileiro Walter Salles baseada em livro homônimo de Jack Kerouac, está entre os longas selecionados para competição, presença mais significativa do país no evento.

IGREJAS INCLUSIVAS NO BRASIL


Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" --voltadas predominantemente para o público gay-- vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras.

Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas "gay-friendly" no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país.

Concentradas, principalmente, no eixo Rio-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais.

O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélicos, as duas principais religiões do país, que, em 2009, respondiam por 68,43% e 20,23% da população brasileira, respectivamente, segundo um estudo publicado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Rio de Janeiro.

O crescimento das igrejas inclusivas ganhou força com o surgimento de políticas de combate à homofobia, ao passo que o preconceito também diminuiu, alegam especialistas.


Hoje, segundo o IBGE, há 60 mil casais homossexuais no Brasil. Para grupos militantes, o número de gays é estimado entre 6 a 10 milhões de pessoas.
Segundo a pesquisadora Fátima Weiss, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que mapeia o setor desde 2008, havia apenas uma única igreja inclusiva com sede fixa no Brasil dez anos atrás.

O embrião das igrejas inclusivas começou a surgir no Brasil na década de 90, em pequenas reuniões feitas normalmente sob sigilo.

Nos Estados Unidos, entretanto, elas já existem há pelo menos quatro décadas, praticando o que chamam de "teologia inclusiva", com um discurso aberto à diversidade.

Um das pioneiras foi a Igreja da Comunidade Metropolitana (ou Metropolitan Church), a primeira a ter sede própria no Brasil, em 2002.


MUNDO ERUDITO

a) Concerto de Música Eletroacústica NME6: O Homem e as máquinas.
O que propomos no NME6 aqui é um breve percurso através de trabalhos que exploram a relação homem máquina de diferentes formas: estendendo as possibilidades dos instrumentos tradicionais e dos hábitos de escuta, turvando as fronteiras entre a música e as outras artes, trazendo novos conceitos para a criação e para performance musical.
Data: 02/05/2012 - Quarta-feira, 12h30.
Local: Auditório do Instituto de Artes Unicamp - Rua Elis Regina, 50, térreo Campinas, SP.
Produção: Felipe Merker Castellani, Tiago de Mello, Gabriel Hidalgo, Manoel Pessôa.
Maiores Informações: http://nmelindo.com

b) A décima quarta temporada do grupo Prelúdio 21 terá início no mês de abril em concerto que será realizado no Centro Cultural Justiça Federal. Para essa temporada estão programados concertos no último sábado de cada mês, a partir de abril. O concerto de abertura será no dia 28/04/12, sábado, às 15h, com obras escritas para o TRIO UFRJ, integrado por Marco Catto (violino), Mateus Ceccato (violoncelo)e Viviane Sobral (piano).
O Prelúdio 21 é formado pelos compositores Alexandre Schubert, Caio Senna, J. Orlando Alves, Marcos Lucas, Neder Nassaro, Sergio Roberto de Oliveira e Pauxy Gentil-Nunes (compositor convidado).
Data: 28/04/12 - sábado – 15:00hs.
Local: Centro Cultural da Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro / RJ
Tel. (21) 3212-2550
Entrada Franca


c) Valério Fiel da Costa & Convidados: Jogos Noturnos – (Parte do evento (Re) Partitura: Música Experimental e Contemporânea.).
Data: Sexta-feira, 27 de abril de 2012, 21:00hs.
Local: SESC Pompéia - Rua Clélia, 93, Perdizes, São Paulo.
Ingressos: a R$ 8,00 e R$ 4,00.

Mais informações no site do SESC: http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/busca.cfm?conjunto_id=9728


quinta-feira, 26 de abril de 2012

SESC LANÇA PORTAL COM PARTITURAS

Está no ar a biblioteca virtual do portal Sesc Partituras (www.sesc.com.br/sescpartituras), que reúne cerca de 300 obras de artistas brasileiros contemporâneos e do período colonial.

É possível fazer "downloads" gratuitos de composições consagradas de Francisco Mignone (1897-1986), Glauco Velásquez (1884-1914) e Guerra-Peixe (1914-1993), entre outros.
A música popular é representada por Adelmo Arcoverde, Fernando Cerqueira e João Rodrigues de Jesus. Novos compositores, como Alexandre Schubert e José Orlando, também têm espaço.

O portal faz ainda a mediação com os representantes das obras para os interessados em gravar as composições.

UNESCO LANÇA DIA INTERNACION AL DO JAZZ



A inauguração do primeiro Dia Internacional do Jazz acontece nesta sexta-feira (27), em Paris, com encontros de músicos e admiradores do gênero de todo o mundo. A iniciativa do pianista americano Herbie Hancock foi apoiada pela Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

A Unesco aceitou a proposta do músico americano e proclamou 30 de abril o Dia Internacional do Jazz, cujos festejos começarão nesta sexta-feira em sua sede, em Paris, com shows, mesas redondas, oficinas e conferências. Os eventos terão a participação de nomes como o próprio Hancock, Barbara Hendricks e Ellis Wynton Marsalis.

O objetivo é destacar "as virtudes do jazz como instrumento educativo e como força de paz, de diálogo e cooperação entre os povos", segundo os organizadores.
Depois dos festejos em Paris, Hancock --músico consagrado que tocou nos anos '60 no quinteto de Miles Davis e que contribuiu para popularizar o gênero em todo o mundo-- dará um grande concerto no dia 30 na praça Congo Square, de Nova Orleans, o berço do jazz.

Outro grande show será apresentado na sede da ONU, em Nova York, com Hancock, Dee Dee Bridgewater, Diane Reeves, Romero Lubamo, Esperanza Spalding, Angelique Kidjo e Zakir Hussein.

TOMMY MARTH, DO THE KILLERS, É ENCONTRADO MORTO

O saxofonista da banda The Killers, Tommy Marth, foi encontrado morto em sua casa em Las Vegas na segunda-feira (23). De acordo com o "Las Vegas Weekly", o músico de 33 anos cometeu suicídio.

"Na noite passada perdemos nosso amigo Thomas Marth. Nossas orações a sua família. Há uma luz faltando em Las Vegas", lamentou a banda em comunicado oficial.

Marth tocou saxofone durante a turnê mundial do The Killers realizada entre 2008 e 2009, e pode ser ouvido nos discos "Sam´s Town" (2006) e "Day & Age" (2008).

ÓPERA PIEDADE ESTRÉIA COM SUCESSO

Caros amigos,


Esta mensagem é para reverberar o sucesso da estréia da ópera Piedade, de João Guilherme Ripper. Sinto-me honrado por ter participado deste espetáculo.

Aos violonistas, chamo a atenção para os Quatro Prólogos para Violão, inseridos no contexto da ópera, mas que terão vida própria no repertório do instrumento.


Aí vai a crítica de segunda-feira do Eduardo Fradkin , do Globo.


Abraços,



Paulo Pedrassoli

SAMBA PERDE DICRÓ



O cantor e compositor Carlos Roberto de Oliveira, o Dicró, de 66 anos, morreu vítima de um infarto, no fim da noite desta quarta-feira, em Magé, na Baixada Fluminense. O sambista era diabético. Ele passou mal em casa, no distrito de Mauá, após ter se submetido a uma sessão de hemodiálise durante a tarde. O músico foi levado para o hospital do município, mas não resistiu.

Dicró ficou conhecido como intérprete de sambas bem-humorados em que ironizava a própria sogra. Ele também era conhecido como "Prefeito do Piscinão de Ramos", uma das principais áreas de lazer da Zona Norte do Rio, e da qual foi um dos incentivadores da criação. Lá, ele manteve um trailer que se tornou point de sambistas.

Dicró lançou 12 discos em sua carreira. Em 1995, ele se uniu a Moreira e Bezerra da Silva, sambistas que também ficaram conhecidos por interpretar sambas bem-humorados, e lançaram o CD 'Bezerra, Moreira e Dicró - Os 3 Malandros In Concert'. O trabalho marcou a carreira dos três.

O enterro de Dicró está marcado para às 16h desta quinta-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, na Baixada Fluminense, município onde o sambista nasceu.


TRIBUTO A PIXINGUINHA, SÁBADO, NA ARLEQUIM


Para celebrar o Dia Nacional do Choro e o aniversário de 115 anos de Pixinguinha (23 de abril), um quinteto de peso, formado por Ronaldo do Bandolim, Rogério Souza (violão 7 cordas), Mário Seve (flauta), Marcio Hulk (cavaquinho) e Celsinho Silva (pandeiro), fará uma grande homenagem ao mestre, autor de grandes clássicos do nosso cancioneiro, como "Carinhoso" e "Rosa". Este grande encontro será neste sábado, 28, às 15h, na Arlequim, no Paço Imperial.




Ronaldo do Bandolim, considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros, é integrante do Trio Madeira Brasil e já participou de gravações com grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque. Talento nos violões de 6 e 7 cordas, o compositor e arranjador Rogério Souza é um dos grandes representantes da linguagem carioca do violão brasileiro. Ao longo dos anos, apresentou-se com artistas de destaque da música popular brasileira, dentre eles Baden Powell, Paulinho da Viola, Sivuca, Ney Matogrosso, Altamiro Carrilho, João Bosco, Paulo Moura e Ivan Lins.



Música na Arlequim – Tributo a Pixinguinha com Ronaldo do Bandolim e Rogério Souza. - Sábado, 28/04, às 15hs
Endereço: Praça XV de Novembro, 48, Loja 1 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone.: (21) 2524-7242 (reserva)

Ingressos: R$20,00 (couvert artístico)


Fábio Cezanne
CEZANNE ASSESSORIA
21-2551-8190 / 9197-7465
cezannedivulgacao@gmail.com

INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA MEMÓRIA DO MUNDO, DA UNESCO



O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco – MOWBrasil – informa que até o dia 6 de julho próximo estará recebendo candidaturas de acervos documentais do país à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil para o ano de 2012. O Comitê foi criado pelo Ministério da Cultura, em setembro de 2004, e aos seus membros competirão o exame, o julgamento e a aprovação das candidaturas. O objetivo é identificar o patrimônio documental brasileiro à certificação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Registro Memória do Mundo do Brasil.

O Comitê Nacional do Brasil acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas, bem como de pessoas físicas detentoras de documentos de valor inquestionável e excepcional para a memória coletiva da sociedade brasileira. Podem ser documentos textuais (manuscritos ou impressos), audiovisuais (vídeos, filmes e registro sonoro), iconográficos (fotografia, gravura e desenho) ou cartográficos (em suporte convencional ou digital).

O formulário de inscrições e anexos devem ser encaminhados ao Arquivo Nacional - Divisão de Protocolo e Arquivo, Praça da República, 173 – Centro -, Rio de Janeiro, RJ, Cep 202111-350 , direcionados ao Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco – MOW Brasil , Candidatura à Nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil – 2012.

Resultado da seleção


Serão aceitas até dez candidaturas à certificação, podendo o comitê reduzir o número de indicados, caso não haja o número suficiente de candidatos que atendam às exigências do edital. O resultado da seleção deverá ser divulgado até o dia 24 de setembro de 2012, no hall principal do edifício-sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e estará disponível no portal da instituição, na internet, seção Memória do Mundo.

As ações do Comitê Nacional do Brasil visam à valoração e à difusão do patrimônio documental brasileiro, bem como a sensibilização do poder público e das agências de fomento com vistas à implementação de políticas de preservação e acesso à documentação. O Programa Memória do Mundo da Unesco reconhece patrimônios documentais de significância internacional, regional e nacional, mantém o seu registro e lhes confere um certificado que os identifica.

A certificação no Registro Memória do Mundo Brasil não implica em nenhum compromisso da Unesco em destinação de recursos financeiros ou de outra natureza aos proprietários ou custodiadores dos acervos nominados.

O Programa facilita também a preservação e o acesso a este Patrimônio, sem discriminação, além de trabalhar para despertar a consciência coletiva do patrimônio documental da humanidade. É uma ação que visa a preservaçâo da memória que se encontra na maior parte em bibliotecas, museus e arquivos existentes em todo o planeta e está sujeita aos danos causados por guerras, deslocamento acidental, pela deterioração e destruição.

Comitê Nacional

O MinC criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO – MOW Brasil por meio da Portaria nº 259, de 2 de setembro de 2004. Desde a sua instalação oficial, em 2007, o Comitê lançou cinco editais de nominação ao Registro Memória do Mundo do Brasil, dos quais resultaram quarenta e cinco acervos documentais nominados. Dentre eles constam o arquivo do Comitê de Defesa dos Direitos Humanos para os Países do Cone Sul (CLAMOR), localizado em São Paulo; o arquivo Guimarães Rosa (SP); e o acervo Documental da Guerra do Paraguai, localizado no Rio de Janeiro.

(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/ MinC)

LONDRINA PERDE PASTOR ARY VELLOSO

Morreu na manhã da quarta-feira (25/4) em Londrina o pastor Ary Velloso, fundador da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo. Depois de ficar à frente da igreja de 1978 a 2004, Ary veio para Londrina, onde assumiu a regional sul do SEPAL "Servindo Pastores e Líderes".

O pastor também era professor da Faculdade Teológica Sul-Americana e pastor da Igreja Batista Catuaí.

Ary deixa mulher e dois filhos e seu sepultamento está previsto para meio dia (12 horas) no cemitério Parque das Oliveiras, na quinta-feira (26/4).

quarta-feira, 25 de abril de 2012

VILLA LOBOS DAS CRIANÇAS

Quem não conhece canções como "O Cravo Brigou com a Rosa", "Os Escravos de Jó" e "Nesta Rua tem um Bosque"? Essas cantigas infantis estarão no espetáculo "Villa-Lobos das Crianças", a partir de 12 de maio, no Sesc Consolação.

Reunião de obras do folclore brasileiro, recolhidas e musicadas por Heitor Villa-Lobos (1887-1959), a peça será apresentada sempre aos sábados, até o dia 9 de junho.


Quatro instrumentistas vão se unir aos atores Ricardo Monastero, Julia Duarte, Fábio Saltini e à pequena Izabely Tomazi, 9, para interpretar as versões que o maestro carioca fez dessas canções populares.

O espetáculo estreou em 1986, em São Paulo, e na nova temporada é comandado pelo mesmo diretor da época, Iacov Hillel.

ANOTE NA AGENDA
"Villa-Lobos das Crianças", no Sesc Consolação
QUANDO: de 12 de maio a 9 de junho; sábados, às 11h
ONDE: no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação (r. Dr. Vila Nova, 245; tel: 0/xx/11/3234-3000)
QUANTO: ingressos custam entre R$ 2 e R$ 8

* A FOTO MOSTRA VILLA LOBOS REGENDO CRIANÇAS, NA DÉCADA DE 30

CULTURA, ARTE E CULINÁRIA




No próximo fim de semana, tem contação de história e peça infantil no Sesc Interlagos. Baseados na cultura brasileira, os eventos acontecem no sábado e no domingo, às 15h.

No dia 28 de abril, Abigail Conta Mais de Mil conta às crianças sobre um índio que perde o pai, morto em uma luta. "As Lágrimas de Yara" mostra o dia em que a sereia, a "mãe d'água" na cultura indígena, procura o jovem para consolá-lo.

Já em "Seresta dos Três Pratos", no dia 29, o grupo Teatro do Espelho apresenta canções inspiradas em algumas tradições gastronômicas do Brasil. Assim, pode-se aprender um pouco da história da culinária típica do país.

Os dois programas têm duração de 40 minutos cada.

Obs: O Instituto Cultural Arte Brasil tem uma experiencia interessante neste tema, quando ajudou no desenvolvimento do projeto HISTÓRIA NA MESA, coordenado por Cristina Brisola e que integrava história, cultura e culinária. O projeto aconteceu em escolas de Londrina, de 2005 a 2008.

ANOTE NA AGENDA
"As Lágrimas de Yara" e "Seresta dos Três Pratos" no Sesc Interlagos
QUANDO: no sábado (28/4), "As Lágrimas de Yara", e no domingo (29/4), "Seresta dos Três Pratos"; ambas às 15h
ONDE: ludoteca do Sesc Interlagos (av. Manuel Alves Soares, 1.100; tel: 0/xx/11/5662-9500)
QUANTO: de R$ 1 a R$ 3, em "As Lágrimas de Yara", e de R$ 1,50 a R$ 7 em "Seresta dos Três Pratos"; grátis para comerciário matriculado no Sesc

GILBERTO BARROS VOLTA Ä TV, DEPOIS DE DOENÇA



Fora da televisão há cerca de quatro anos, quando deixou a Band, o apresentador Gilberto Barros passou por dificuldades neste período de ostracismo.

Em entrevista concedida a Hebe Camargo, agora sua colega de RedeTV!, o animador revelou que quase entrou em coma em decorrência de complicações causadas pela diabetes. Ele também disse que não sabia ser um portador da doença até consultar um médico após sentir muita sede e dificuldades para falar.

Com o problema controlado, Barros aproveitou a visita ao programa da veterana apresentadora para comemorar seu retorno à mídia. Com estreia prevista para a segunda quinzena de junho, a sua atração será ao vivo e terá cerca de três horas de duração.

(com informações do O Fuxico)

terça-feira, 24 de abril de 2012

10 ARTISTAS BRASILEIROS: VÉIO




O BLOG ARTE BRASIL REPERCUTE A VIDA E OBRA DOS 10 ARTISTAS ENFOCADOS NA EXPOSIÇÃO ”TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO”, DO INSTITUTO TOMIE OTHAKE.
10 ARTISTAS CUJAS CONTRIBUIÇÕES AO UNIVERSO DA CULTURA POPULAR SÃO IMENSO E QUE JÁ CONSTITUEM PARTE VALOROSA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
MAIS: www.institutotomieothake.org.br

Cícero Alves dos Santos (Véio).
Nasceu em Nossa Senhora da Glória-SE em 12 de maio de 1947.
Recebeu esse nome em homenagem ao Padre Cícero e o apelido surgiu porque gostava muito de andar entre as pessoas mais velhas.
Autodidata, admirava a cultura popular desde criança, quando começou a executar suas primeiras peças em cera de abelha.
Possui peças em diversas dimensões, variando entre um milímetro a 12 metros de altura.
Muitas peças podem ser observadas ao longo da entrada do seu sítio “Soarte”, que fica às margens da Rodovia BR 206, no município de Feira Nova.
Atento às questões ambientais, Véio Trabalha com restos de madeira coletados durante suas andanças pela mata.
Obra que representa sua produção: conjunto escultórico sobre sepultamento, s.d; Feira Nova-SE.

MOSTRA DI CAVALCANTI

A exposição "Di - Alguns Inesquecíveis" apresenta nove obras do artista modernista Di Cavalcanti (1897-1976) no Escritório de Arte (zona oeste de São Paulo), do galerista Paulo Kuczynski.

Mesmo diminuta, a mostra traz um recorte importante da produção do artista, até 28 de maio. Entre as obras expostas está a aquarela "Poeta com Flor", publicado na revista "Para Todos", a fim de ilustrar um poema de Oswald de Andrade.

Di Cavalcanti foi um dos principais nomes da Semana de Arte Moderna, em 1922, no Theatro Municipal (centro).


Di - Alguns Inesquecíveis - Paulo Kuczynski Escritório de Arte - al. Lorena, 1.661, Jarim Paulsita, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3064-5355. Seg. a sex.: 11h às 18h. Até 28/5. Grátis.

CATRACA LIVRE CONCORRE A MELHOR BLOG EM LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNDO

O blog do site Catraca Livre, projeto idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, está entre os finalistas do "The BOBs - Deutsche Welle Blog Awards" (thebobs.com ).
No Catraca Livre é possível encontrar dicas de cursos e entretenimento gratuitos ou a preços populares.

Em sua oitava edição, o prêmio foca a diversidade do engajamento político e social na internet. Serão eleitos vencedores em seis categorias internacionais, como "repórteres sem fronteiras" e "melhor campanha de ativismo social". Outras 11 categorias serão dedicadas a blogs em línguas específicas, incluindo o português.


A escolha dos ganhadores das seis categorias internacionais será feita por um júri formado por blogueiros de todo o mundo --entre eles o egípcio Tarek Amr e as brasileiras Patricia Cammarata e Rosana Hermann.

Os vencedores das categorias de blogs em línguas específicas serão escolhidos exclusivamente através da votação on-line pelo site thebobs.com/portugues. A votação termina no próximo dia 2 de maio. No mesmo dia serão anunciados os ganhadores.
Os melhores blogs nas seis categorias internacionais serão premiados no dia 26 de junho na cidade de Bonn, Alemanha, no Fórum de Mídia Global da Deutsche Welle.

MUNDO SUSTENTÁVEL: URINA É REAPROVEITADA PARA REGAR PLANTAS

A água é um bem precioso e que pode se esgotar. Alternativas para economizar água são necessárias em uma vida mais sustentável.
Pensando nisso, o designer industrial norte-americano Eddie Gandelman, 22, criou um equipamento capaz de filtrar a urina e utilizá-la para regar plantas, economizando água.

A estrutura é formada por quatro mictórios com um filtro no centro. O sistema filtra a urina em três etapas e rega as plantas que ficam na parte de cima.
Batizada de "When Nature Calls" (Quando a Natureza Chama, em inglês), a invenção foi aprovada por um professor de toxicologia da Universidade da Califórnia, segundo seu criador.

Para Galden, o equipamento transforma a atitude de urinar em público de não civilizada em ecologicamente útil. O "mictório ecológico" também pode ser utilizado em bares e restaurantes e deve chegar ao mercado em cinco anos.

MICHEL TELÓ NO TOPO DA BILBOARD



O cantor brasileiro Michel Teló, 31, continua impregnando os ouvidos de meio mundo com sua canção-chiclete "Ai, Se Eu te Pego".

A música alcançou nesta semana a primeira posição na parada da Billboard, a mais importante dos Estados Unidos, na categoria músicas latinas.

A canção também aparece em outras cinco listas: Hot 100 (97º lugar), Radio Songs (71º), Heatseekers Songs (19º), Latin Pop Songs (1º) e Germany Songs (4º).


DUO SPES NA ESPANHA, EM MAIO

Duo SPES apresenta obras brasileiras e internacionais no "V Ciclo de Música Contemporánea de Badajoz" no dia 4 de maio de 2012 às 20:00, no "Salón de Plenos de la Diputación de Badajoz". Em destaque, a estreia do Duo de Gonzalo Navarro García, obra que utiliza recursos expandidos da viola pomposa. Apresentam-se também obras de Christopher Bochmann e dos brasileiros Harry Crowl, Paulinyi, encerrando com tradicionais chorinhos de Pixinguinha.

Serviço: Recital do Duo SPES em Badajoz
Local: Salón de Plenos de la Diputación de Badajoz
Data: 4/5/2012, 20 horas
Entrada gratuita.

PROGRAMA
Harry Crowl — Vriesea Platynema (Duo de Flora Atlântica III)
Zoltan Paulinyi — Ofertório, Biduo d'ouro, Pluma, Sonhos Sonoros
Gonzalo Navarro García — Duo (estreia)
Christopher Bochmann — Dialogue III
Pixinguinha e Benedito Lacerda — Naquele Tempo, Descendo a Serra

Iracema Simon (fagote)
Zoltan Paulinyi (violino e viola pomposa)

Sobre os compositores:
Harry Crowl (1958-) é eminente compositor e musicólogo brasileiro, leciona em Curitiba e é diretor administrativo da Orquestra da Universidade Federal do Paraná. Sua obra Vriesea Platynema é o segundo movimento do Quarteto Flora Atliantica III. Juntamente com "Ofertório" de Paulinyi, exibe as qualidades singulares da viola pomposa.

Christopher Bochmann, atualmente diretor do Departamento de Música da Universidade de Évora, dedicou o Dialogue III para o Duo SPES para estreia em Lisboa em fevereiro de 2010. É peça que expande seu sistema isobemático, incorporando elementos microtonais. Isobemático, do grego isos + bema, significa "passos iguais". Refere-se ao sistema composicional utilizado principalmente pelo Bochmann. Baseia-se no estabelecimento de uma unidade intervalar (semitom ou microtom) e na adoção de um estilo estruturado na série de Fibonacci.

O Duo de Gonzalo Navarro García é honrosa estreia desta noite, dentro do Programa SPES de intercâmbio de música de câmara.

O programa termina com tradicionais chorinhos brasileiros em versão para violino e fagote pelo Duo SPES.

Fotos e informações:
http://paulinyi.blogspot.com/2012/03/v-ciclo-de-musica-contemporanea-de.html
http://spes.MusicaErudita.com

Cheida apresenta duas emendas ao Pagamento por Serviços Ambientais


O deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná, apresentou duas emendas ao projeto de lei 119/12, que institui no Paraná o chamado Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A proposta, de autoria do Poder Executivo, garante uma compensação financeira para quem preservar o meio ambiente de sua propriedade.

A primeira emenda de Cheida prevê que a Sanepar e a Copel recolham 1% do valor arrecadado das tarifas de água e energia para o PSA e também determina que os valores recolhidos pelo Estado através do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens e Direitos (ITCMD) sejam integralmente aplicados no Fundo Estadual do Meio Ambiente. “É necessário que se garantam recursos plausíveis e concretos para que se efetuem os pagamentos para a conservação do meio ambiente”, justifica o deputado. Em outra emenda, Cheida estabelece que o Cadastro de Pagamento por Serviços Ambientais (CPSA) seja de domínio público. As duas emendas foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas rejeitadas em Plenário.


PSA não é novidade

Não basta penalizar quem devasta. É preciso bonificar quem preserva. Por acreditar nisso, há anos o deputado Cheida defende a implantação do chamado Pagamento por Serviços Ambientais no Paraná. A iniciativa se transformou em um projeto de lei de sua autoria, que foi apresentado na Assembleia Legislativa em 2010 e retirado de pauta neste ano a pedido do Governo do Estado. A ideia voltou a ser discutida na Casa, desta vez como uma mensagem do Poder Executivo, aprovada pelos deputados nesta segunda-feira (23). A medida está prevista para casos como preservação ou recuperação de vegetação nativa e conservação de recursos hídricos. Pela proposta, que deverá ser regulamentada 90 dias após entrar em vigor, a compensação será paga em dinheiro.

No projeto original enviado pelo Governo do Estado, o Pagamento por Serviços Ambintais contará com recursos do Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), Fundo Estadual de Recursos Hídricos e doações. O dinheiro de ambos os fundos será destinado ainda à implantação da Política Estadual sobre a Mudança do Clima, cuja proposta também foi aprovada ontem pelos deputados.


Leia o Projeto de Lei na íntegra http://cheida.com.br/projeto.php?idprojeto=17

Fonte: Gabriela Siqueira - Assessoria de Imprensa

V CONGRESSO NACIONAL DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


A ABTD/PR abrirá três vagas para Ongs de Londrina e região exporem seus produtos e comercializarem. As ONGS deverão atuar com reciclagem.

Caso queiram indicar por favor entre em contato com a Bruna no telefone 3341-0310 ou no e-mail contato@abtdpr.com.br

PUBLICAÇÃO NA EDITORA DELICATTA

Publique seu trabalho na Antologia Delicatta VII e concorra a prêmios de edição de seu livro solo!

Prêmios para:

Um Poeta
Um contista
Um cronista
Mais um sorteio entre os autores participantes

Serão 4 edições em livros: 14x21, 60 páginas, 100 exemplares, miolo PXB papel offset 75gr, capa colorida, papel supremo250gr.

Além de ter seu trabalho publicado juntamente com autores de todo Brasil, lançar na Bienal do Livro de São Paulo em estande próprio da Delicatta, concorrer a premiação e sorteio, você receberá 5 exemplares por página publicada.

A partir de 3 de R$ 80,00

Mais informações no site: www.antologia-delicatta.com

Envie seu trabalho!

Abraço

Luiza Moreira
Editora Delicatta

segunda-feira, 23 de abril de 2012

COMPOSITOR ANTONIO MANOEL DO ESPÍRITO SANTO


Ouvindo alguns discos antigos nesta semana; entre os quais um memorável de Dalva de Oliveira; cheguei à figura do compositor baiano Antônio Manoel do Espírito Santo que em 2013 fará 100 anos de sua morte.

Fez sua primeira composição com apenas 15 anos de idade, o dobrado "Palmeira dos Índios". Sua composição mais conhecida é a "Canção do marinheiro", com letra do sargento Benedito Xavier de Macedo e também conhecida como "Cisne branco", nome que foi dado ao navio-escola Benjamim Constant, que recebeu esse apelido quando foi todo pintado de branco. A "Canção do marinheiro" foi gravada em 1917 pelo cantor Bahiano na Odeon, com acompanhamento da Banda do Batalhão Naval.



Em 1926, seu dobrado "Quatro dias de viagem" foi gravado pela Banda do regimento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro. Segundo o pesquisador Renato Almeida, o compositor teria deixado cerca de 200 composições, entre as quais, o dobrado "Bombardeio da Bahia", além de tangos, valsas e polcas, e arranjos para óperas como "O Guarani", de Carlos Gomes.

Nasceu em 10/5/1884 Salvador, BA e faleceu em 16/4/1913 na mesma Salvador, aos 29 anos de idade.

FONTE: DICIONÁRIO CRAVO ALVIM

LONDRINA PERDE JOGO EM CASA

O ano acabou para o Londrina. Jogando diante de pouco mais de mil torcedores no estádio do Café, o Tubarão foi derrotado pelo Cianorte por 1 a 0, resultado que acaba com as chances do alviceleste de garantir uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

No próximo domingo (29/4), os comandados de Cláudio Tencati apenas cumprem tabela diante do Rio Branco, em Paranaguá. Depois disso, para ver o Tubarão em campo, só no Paranaense de 2013. Já o Cianorte garantiu a vaga na Série D e vai decidir o título do interior com o Arapongas.

ROTEIRO TURÍSTICO: PÃO E VINHO, HISTÓRIA E CULTURA



Um roteiro turístico que una o pão e o vinho e conte um pouco mais da história da imigração italiana no Brasil. Para concretizá-lo, seis prefeitos do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, estiveram nesta quarta-feira (18) com o secretário executivo e ministro interino da Cultura, Vitor Ortiz. Uma vez constituído oficialmente, o chamado Caminho dos Moinhos será formado por moinhos quase centenários, erguidos pelos primeiros moradores da região. Essa rota futuramente se agregaria ao Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha.

O ponto de partida para a formação do Caminho seria a recuperação do moinho Castaman, em Arvorezinha, já tombado em nível municipal e cujo processo (061102/210) está cadastrado no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). Embora não haja recursos previstos no orçamento do Ministério para a restauração desse e de outros complexos – Dallé e Vicenzi, em Anta Gorda; e Marca, em Putinga –, Vitor Ortiz se comprometeu a trabalhar para que o projeto possa ser contemplado brevemente.

“Vamos ver se conseguimos coordenar as agendas, que pode ser em maio, para marcarmos uma reunião em que vai o Luiz Fernando (de Almeida, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan], que participou da reunião com os prefeitos), nossa assessoria parlamentar e o pessoal da Secretaria da Articulação Institucional para ficar um dia lá (na região). Temos que levar o governo do Estado. Vamos sentar e fazer um pacto, combinar um movimento que envolva a bancada (federal) do Rio Grande do Sul”, disse o ministro interino.

Os moinhos Colognese, em Ilópolis, e o Fachinetto, em Arvorezinha – que completariam o circuito – já passaram por revitalização. Dos seis, o único que não está funcionando é o Castaman. Vitor Ortiz deixou claro aos prefeitos que não existe nenhuma garantia de liberação de recursos : “não podemos prometer dinheiro. Podemos nos comprometer a defender o projeto do moinho Castaman, para ver se liberamos os recursos de recuperação esse ano”.

O custo estimado de recuperação é de cerca de R$ 2 milhões por unidade. Para tanto, Claudir Fachinetto, presidente da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari, adiantou que já há projeto de restauração de três deles – Marca, Dallé e Castaman. O projeto foi apresentado por Manuel Touguinha, idealizador e diretor do Museu do Pão e do Caminho dos Moinhos.

Durante o encontro, a comitiva de prefeitos salientou que a região tem alto potencial turístico e cultural, e que a concretização da Rota do Pão e do Vinho, agregando os moinhos ao Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, movimentaria a economia de mais de 80 municipios da região.

(Texto: Fabio Grecchi, Ascom/MinC)
(Fotos: Roberto Nociti, Ascom/Minc)

CIRCO RODA

Nascido da união entre o grupo Parlapatões e o Pia Fraus, o Circo Roda encena "Caravana - Memórias de um Picadeiro" a partir de quinta-feira (26), no Sesc Pinheiros (zona oeste de São Paulo).

Com direção de Chico Pelúcio, o espetáculo conta a aventura de um circo e suas viagens pelo Brasil, por meio das lembranças de um velho palhaço, o Caturrão.
Ele faz sua última apresentação, enquanto o circo segue em turnê. No camarim, o velho palhaço recebe a visita de uma pequena fã, que ouve as histórias sobre os lugares pelos quais Caturrão passou.

Para completar a encenação, números de trapézio, acrobacias, malabares e magias.
O Circo Roda já realizou quatro produções em seis anos, e, em suas viagens pelo Brasil, atraiu público superior a 2 milhões de pessoas.


ROBIN GIBB SE RECUPERA

O músico Robin Gibb, ex-membro do grupo britânico Bee Gees, mostrou sinais de recuperação após despertar de um coma provocado por uma pneumonia, informam neste domingo os meios de comunicação do Reino Unido.

A lenda do pop, de 62 anos, foi internada na semana passada em uma clínica particular de Londres, onde esteve acompanhado por sua esposa Dwina, seu irmão Barry e seus três filhos.


domingo, 22 de abril de 2012

MORRE O ATOR THIAGO KLIMECK

Thiago Klimeck, ator de 27 anos, que se enforcou acidentalmente durante a peça A Paixáo de Cristo, em Itapeva/SP, faleceu no Hospital da cidade, hoje.

Ele fazia o papel de Judas e se feriu devido a uma falha técnica.




MUNDO ERUDITO

CALL: Call for Scores for 2012-13 season.
North/South Consonance
Call for Scores for 2012-13 season.
All composers are eligible for consideration
Solo, chamber ensembles and chamber orchestra works up to 18 performers will be considered
Vocalists, percussion and/or electronics are acceptable
One work will be selected for recording on the North/South label
$25 (US Dlls) non-refundable fee per composition submitted required
Submissions must be postmarked by June 1, 2012.
Complete submission guidelines at:
http://www.northsouthmusic.org/call.asp
NORTH/SOUTH CONSONANCE, INC.
P.O. Box 698 - Cathedral Station
New York, NY 10025-0698
USA



VI ENFLAMA - Encontro Nacional de Flauta Doce
VI ENFLAMA - Encontro Nacional de flauta doce.
Local: São Paulo, Centro Universitário Maria Antonia – USP.
Data: De 06 a 10 de Junho de 2012.
As informações atualizadas do ENFLAMA já estão no site www.quintaessentia.com.br/enflama




X annual symphony composition contest for bands "City of Torrevieja".
The municipal cultural institute, ‘Joaquin Chapaprieta’ has organised the (tenth) annual ‘SYMPHONY COMPOSITION CONTEST – CITY OF TORREVIEJA’ which will take place under the following rules.
All entries must be received by 31st October 2012 and the jury’s decision will be announced before the end of the year 2012.
Prizes:
A single prize of twelve thousand euros (12,000€) will be offered to the winner.
All rules and complete information on the site:
http://www.nuestrasbandasdemusica.com/certamenes/noticias-de-certamenes/certamen-de-bandas-de-torrevieja/1069-x-concurso-de-composicion-para-banda-qciudad-de-torreviejaq.html




Prêmio Otto Mayer-Serra de Pesquisa em Música.
De: rogeriobudasz@yahoo.com
A Universidade da Califórnia em Riverside e o Centro para a Música Ibérica e Latino-Americana (CILAM) abrem uma chamada para a apresentação de artigos para o Prêmio Internacional de Pesquisa em Música Otto Mayer-Serra, outorgado ao melhor artigo sobre música latino-americana.
Prêmio
O prêmio, único e indivisível, consiste em uma quantia de 1.500 Dólares e a publicação do texto na Latin American Music Review/Revista de Música Latinoamericana.
Os trabalhos deverão ser enviados em formato Word ou pdf, anexos a um e-mail dirigido a Leonora Saavedra (leonora.saavedra@ucr.edu).
A data-limite de recepção dos trabalhos é 1 de junho de 2012. O resultado do concurso será dado a conhecer durante o mês de setembro de 2012.



OS 90 ANOS DE MAX NUNES

Há alguns dias, precisamente em 17 de abril, Max Newton Figueiredo Pereira Nunes, nascido no Rio de Janeiro, completou 90 anos.



É um dos maiores nomes do humor brasileiros e conhecido simplesmente como Max Nunes.
Formado em medicina, desviou-se da profissão para se tornar um escritor de humor do Brasil. Pioneiro dos programas de humor no rádio e na TV, foi o criador e redator do programa Balança Mas Não Cai, grande sucesso da década de 1950, na Rádio Nacional, onde se consagraram, por exemplo, atores como Paulo Gracindo e Brandão Filho, nos papéis do "Primo Rico e primo Pobre".

Como cronista é autor de textos sobre o cotidiano do Rio de Janeiro. Vários sucessos de Jô Soares têm origem em textos de Max Nunes, como o das personagens Capitão Gay e a cantora lírica Nanayá Com Ypsilon.Jô Soares inclusive o considera seu padrinho.
Também é compositor de canções, como Bandeira Branca de 1970.

Atualmente, além de contribuir com programas de humor da Rede Globo, está na produção de textos do Programa do Jô.


10 ARTISTAS BRASILEIROS: NILSON PIMENTA

O BLOG ARTE BRASIL REPERCUTE A VIDA E OBRA DOS 10 ARTISTAS ENFOCADOS NA EXPOSIÇÃO ”TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO”, DO INSTITUTO TOMIE OTHAKE.
10 ARTISTAS CUJAS CONTRIBUIÇÕES AO UNIVERSO DA CULTURA POPULAR SÃO IMENSO E QUE JÁ CONSTITUEM PARTE VALOROSA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
MAIS: www.institutotomieothake.org.br



O artista Nilson Pimenta é um legítimo representante da Arte Popular brasileira que, diferente do conceito vigente, também faz parte da vertente contemporânea. Esse é o conceito que vigora no meio crítico e artístico de países europeus e na América do Norte, consolidado no Museu de Arte Visionária de Baltimore. Tanto a Fundação Cartier como o Smithsonian Institute têm dedicado esforços no sentido de catalogar a arte feita pelos povos indígenas e pela população mais simples.

JOFRAN MACEDO: UMA TRAJETÓRIA NO MUNDO DA ARTE

No dia 24 de abril, às 17 horas, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) abre a exposição “Jofran: uma trajetória no mundo da arte”, de Jofran Macedo. Atualmente ele é o aluno que frequenta as oficinas do CJAP há mais tempo, 34 anos. A entrada é gratuita.

O curitibano Jofran possui dificuldades motoras por conta de complicações no parto. Quando iniciou as atividades no CJAP, conseguia apenas desenvolver manchas com diferentes cores no papel. Hoje ele desenha figuras de diferentes formas e tamanhos, com clara evolução no trabalho desenvolvido. As obras expostas contemplam as áreas da pintura, desenho e modelagem.

A história da criação do Centro Juvenil de Artes Plásticas está ligada ao idealismo do educador e artista Guido Viaro. O espaço existe desde 1953 e por lá já estudaram conhecidos nomes das artes plásticas, como Carlos Eduardo Zimmermann, Eliane Prolik, Francisco Faria, Iza Figueredo, Jacira Grácia Pereira, Lina Iara Otto, Luiz Antonio Gagliastri, Maria Leocádia de Brito, Marcos Bento, Nésia Pinheiro Machado, Pedro Innocente, Rafael Rocha (teatro) e Rossana Guimarães. O local é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura e ministra cursos gratuitos para crianças e adolescentes.



Mais fotos: http://www.cultura.pr.gov.br/modules/galeria/fotos.php?evento=232
Serviço
Exposição “Jofran: uma trajetória no mundo da arte”, de Jofran Macedo.
Abertura: 24 de abril, às 17 horas.
Período expositivo: 25 de abril a 24 de junho de 2012
Local: Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) - Rua Mateus Leme, 56. Curitiba/PR.
Entrada gratuita
www.cultura.pr.gov.br


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
Bianca Sobieray / Diogo Cavazotti
(41) 3321 4739 / 3321 4722
imprensa@seec.pr.gov.br
www.cultura.pr.gov.br

PARANÁ RIO + 20



O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Luiz Eduardo Cheida (PMDB), participou nesta sexta-feira (20), às 13h30, da reunião regional do Comitê Paranaense para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, em Londrina.

O encontro, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos, com a presença do secretário Jonel Nazareno Iurk aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Universidade Estadual de Londrina. Estiveram presentes autoridades estaduais e regionais, ONGs, professores, estudantes e demais representantes de entidades ligados da área ambiental.

O Comitê instalado, no dia 15 de março, pelo governador Beto Richa está percorrendo o estado com reuniões e audiências públicas. Os encontros visam a reunir sugestões de sustentabilidade para formatar uma proposta estadual a ser apresentada na Rio+20, que vai acontecer de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O mandato do deputado Cheida, que integra o Comitê como representante da Assembleia Legislativa, também está realizando reuniões para auxiliar no processo de discussão dos temas relativos à conferência. E a partir da próxima semana será iniciada a agenda de audiências regionais do mandato.

Na avaliação do deputado, a participação da sociedade será fundamental para balizar as demandas durante as audiências públicas. “Que a sociedade diga exatamente o que o Paraná deve levar para a Rio + 20”, salientou.

De acordo com Cheida, os deputados podem e devem trabalhar intensamente para que muitos projetos de lei “que estão hoje praticamente paralisados na Assembleia e dizem respeito a uma nova lógica ambiental no Paraná, possam vir novamente à pauta e se transformar em lei”, destacou.

PARA ONDE LEVAR SUAS PROPOSTAS?

Envie as suas sugestões para o e-mail:rio20@cheida.com.br ou participe da programação de audiências e plenárias do mandato ou do Governo do Paraná. A agenda regional de audiências do mandato do deputado Cheida para a Rio+20 será divulgada em breve. Mais informações no link http://cheida.com.br/rio+20.php
Material original no link http://cheida.com.br/noticia.php?idnoticia=953

sábado, 21 de abril de 2012

TIRADENTES

No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.

Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.

O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.


Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.

O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.

Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.

Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.

O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.

Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho

Jussara de Barros - Equipe Brasil Escola (www.brasilescola.com.br)

10 ARTISTAS BRASILEIROS: MESTRE GALDINO


O BLOG ARTE BRASIL REPERCUTE A VIDA E OBRA DOS 10 ARTISTAS ENFOCADOS NA EXPOSIÇÃO ”TEIMOSIA DA IMAGINAÇÃO”, DO INSTITUTO TOMIE OTHAKE.
10 ARTISTAS CUJAS CONTRIBUIÇÕES AO UNIVERSO DA CULTURA POPULAR SÃO IMENSO E QUE JÁ CONSTITUEM PARTE VALOROSA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO.
MAIS: www.institutotomieothake.org.br




Ceramista, cantador de viola e poeta de cordel, Mestre Galdino (Manuel Galdino de Freitas) nasceu em 1928 e foi um dos artistas mais famosos do Alto do Moura, em Caruaru. Gostava de fazer moringas e monges, mas sua arte maior estava nos pequenos bonecos de barro. Para cada boneco que produzia, costumava escrever uma história que ia anotando num caderno - chegou a escrever mais de mil histórias.

Vaidoso, quando alguém indagava se havia aprendido o ofício com o Mestre Vitalino, ele respondia em versos: "Galdino é bonequeiro/e sou poeta também/tem boneco em minha casa/que bonequeiro não tem/na arte só devo a Deus/lição não devo a ninguém". Cuidadoso, depois de modelar as peças, deixava oito dias para secar. Após esse período, as peças iam para o forno (de tijolo, no fundo do quintal de sua casa) e passavam dez horas lá dentro. Finalmente, as peças ficavam mais quatro horas com o fogo apagado, "para desenfornar". Caso não seguisse todo esse ritual, dizia o mestre, "o bicho ficava encruado e feio".

Uma das mais famosas obras do Mestre Galdino, produzida no final da década de 1980, ocupava quase metade de sua mesa de trabalho. Era a história, em barro, de dois irmãos que resolveram casar e pagaram pelo pecado do incesto tendo 118 filhos deformados. Galdino trabalha na sua pequena casa, no Alto do Moura, com ajuda da mulher e dos cinco filhos. Antônio Galdino de Freitas, um dos filhos do mestre, é hoje outro famoso artista do Alto do Moura.

BANDA TREM DE CARGA COM CD NOVO


www.tremdecarga.com.br

FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA ANUNCIA AGENDA 2012


O tradicional Festival de Música de Londrina (FML) está em sua 32ª edição e já tem data agendada para acontecer este ano: de 14 a 25 de julho. E apesar de ter perdido o seu principal palco, o Teatro Ouro Verde, destruído por um incêndio em fevereiro, a ideia é manter o evento mesmo que em um formato diferente.

De acordo com o Diretor Artístico do festival, Marco Antônio de Almeida, a abertura será realizada na Catedral Metropolitana de Londrina com uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel), com solistas convidados. neste concerto será cobrado ingresso com parte da renda revertida para a reconstrução do Teatro Ouro Verde.


A abertura em um modelo diferenciado faz parte de uma série de novidades que levarão as atrações do festival a diversos pontos turísticos da cidade, como a antiga rodoviária e o Museu Histórico de Londrina. "O festival acontece há 32 anos e gera grande impacto educacional. Recebemos alunos do Brasil inteiro", comentou Almeida.
Almeida afirmou que dois projetos dentro do festival são de grande importância, o Kids Festival que, segundo ele, já pode ser considerado praticamenete uma colônia de férias para as crianças.

E há, ainda, o Projeto de Inclusão Social, desenvolvido durante o FML, que tem atuação com as detentas do 3° Distrito Policial e outro voltado aos cegos com musicalidade em braile.

DEZ ANOS DEPOIS, KALAHARI VOLTA A LONDRINA

Cerca de dez anos após a sua última noite, a boate Kalahari reabre as portas em Londrina. A famosa casa noturna, originalmente inaugurada em 1986, volta a funcionar em quatro eventos de lançamento nos dias 26 e 27 de abril e 3 e 4 de maio. Depois destas datas, a casa volta a receber o público perto do início de junho. A Kalahari fica na rua Terezina, 56.

As festas de reinauguração serão temáticas e destinadas a convidados. Entre as datas, serão contemplados diversos ritmos, começando pela música eletrônica, passando pelos hits dos anos 80 e 90 e fechando com o sertanejo. Neste período só será permitida a entrada de portadores do convite oficial específico para cada dia.

Após a abertura ao público, aqueles que já frequentaram a casa reencontrarão a arquitetura praticamente intocada, apenas modernizada pelos novos acabamentos e equipamentos de iluminação e som. Diversos objetos de decoração foram recuperados, conferindo um aspecto vintage ao espaço.

MILTON NASCIMENTO FAZ 50 ANOS DE CARREIRA E DIVULGA SHOWS


MILTON NASCIMENTO - 50 ANOS DE CARREIRA

21/4: Juiz de Fora, Theatro Central
27/4: Belo Horizonte, Palácio das Artes
18/6: Brasília, Centro de Convenções Ulysses Guimarães
4/8: São Paulo, HSBC Brasil
18/8: Porto Alegre, Auditório Araújo Vianna
1º/9: Salvador, Teatro Castro Alves
9/9: Três Pontas, a definir
6/10: Rio, Vivo Rio


PEDRO LEONARDO SOFRE ACIDENTE



O cantor Pedro de 24 anos, filho do sertanejo Leonardo, da dupla Pedro e Thiago, sofreu um acidente na madrugada desta sexta-feira (20) e foiinternado na UTI. Segundo informações do UOL, o acidente aconteceu na cidade de Itumbiara, em Goiás.

Pedro estava sozinho no carro e, após o acidente, foi levado para a UTI de um hospital da cidade, passou por uma cirurgia e foi transferido para Goiânia.

Segundo o humorista Carlinhos Silva, amigo do cantor, a cirurgia foi bem sucedida e não houve necessidade de retirada do baço. (Com informações do UOL)

ANA DE HOLLANDA NA FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO, EM BOGOTÁ

No âmbito da 25ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), iniciada na quarta-feira (18), as ministras da Cultura do Brasil e da Colômbia se reuniram na capital colombiana, para estabelecer novas medidas de cooperação cultural entre os dois países.

Fomentar programas de residências artísticas, a participação de autores brasileiros e colombianos em feiras, festivais literários e no meio acadêmico, além de promover intercâmbios entre artistas, criadores e gestores de cultura são algumas das principais determinações feitas pela Ministra de Cultura da Colômbia, Mariana Garcés Córdoba, e a ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda.

As ações conjuntas, que serão implementadas no marco do Plano de Ação para a Cooperação Cultural 2011-2014, já existente entre os dois países, se destinam sobretudo às áreas de livro e leitura, patrimônio cultural, museus, economia criativa e diversidade cultural e étnica.

As ministras ressaltaram o caráter transversal da cultura e a complementaridade entre cultura e educação, bem como a importância de se fortalecer o intercâmbio de experiências sobre políticas públicas exitosas. Destacaram, ainda, a necessidade de implementar ações conjuntas capazes de incrementar uma aproximação mais efetiva entre os dois países, que compartilham desafios socio-culturais e uma rica diversidade cultural.

A reunião bilateral contou com a participação de representantes de dirigentes de políticas públicas da área do livro e da leitura, como o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim; a diretora da Biblioteca Nacional da Colômbia, Ana Roda; a diretora de Artes do Ministério da Cultura da Colômbia, Guiomar Acevedo; o membro do comitê assessor do Plano Nacional de Leitura e Escrita da Colômbia, Moisés Melo, e o ex diretor da Biblioteca Luis Ángel Arango, Jorge Orlando Melo.

Dando prosseguimento ao encontro entre as duas ministras, representantes dos dois países participaram de uma reunião técnica para discutir as ações de cooperação na área de livro e leitura, aproveitando a presença de dirigentes brasileiros dessa área, por conta da Feira Internacional do Livro de Bogotá.

Outros objetivos definidos pelos dois ministérios são a promocão de acões dos grupos que representam a diversidade cultural de ambos os países, com ênfase nas culturas afrodescendentes e indígenas.


Principais projetos na área de livro e leitura:

1: A realização de reuniões técnicas anuais entre os dois países, um ano em cada país, com vistas a debater os desafios para a implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil e o Plano Nacional de Leitura e Escrita da Colômbia.

2: Estimular residencias e visitas de autores de Brasil e Colômbia, a serem realizadas nos dois países, no âmbito de feiras, festivais literários e universidades.

3: Estímulo para a tradução e a publicação de títulos brasileiros na Colômbia, e vice-versa. Reforço da divulgação dos programas de apoio à tradução já existentes nos dois países.

4: A criação de festivais literários de fronteira com a participação das bibliotecas localizadas nessas áreas na região amazônica.

5: Fomentar a presença de livros colombianos nas redes públicas de bibliotecas do Brasil, e vice-versa.

6: Intercâmbios para trocas de experiências na área de digitalização e restauro dos acervos de bibliotecas públicas.

Outras medidas discutidas na reunião entre os dois Ministérios:

1. Realização, no segundo semestre de 2012, da segunda reunião da Comissão Técnica Binacional para desenvolvimento do projeto “Cartografia Cultural do Noroeste Amazônico”, que prevê o inventário de sítios sagrados relacionados aos povos indígenas dessa região.
2. Intercâmbio de experiências sobre recuperação de sítios históricos como destino cultural e mecanismos de financiamento para preservação do patrimônio cultural.
3. Colaboração para enriquecer o acervo da biblioteca de referência do Centro Lúcio Costa para Gestão do Patrimônio, localizado no Rio de Janeiro e voltado para ações na América Latina e Caribe.
4. Cooperação na área de sistemas nacionais de informação sobre museus, no âmbito do Programa Ibermuseus.
(Comunicado comum dos Ministérios da Cultura do Brasil e da Colômbia)