segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

TIME OUT, O DISCO REVOLUCIONÁRIO DE DAVE BRUBECK

Time Out é um álbum do grupo The Dave Brubeck Quartet, lançado em 1959. Caracteriza-se pelo pioneirismo no uso de compassos inusitados no jazz, como a valsa, o 5/4 (usado no sucesso "Take Five") e o 9/8 (na famosa "Blue Rondo a la Turk"). O álbum foi gravado em três sessões, em 25 de Junho, 1 de Julho e 18 de Agosto de 1959. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Embora o álbum tivesse a intenção de ser experimental e tenha recebido avaliações negativas pela crítica na época de seu lançamento, tornou-se um dos mais conhecidos e mais vendidos álbuns de jazz, chegando ao número dois na lista dos álbuns pop da revista norte americana Billboard. Chegou a produzir um compacto — "Take Five" de Paul Desmond — que alcançou o quinto lugar na lista "Adult Contemporary", da mesma revista.
O tema (e o título) de Time Out são os compassos incomuns. As idéias sobre esses compassos são exploradas a fundo pelo grupo em todo o disco.


A primeira faixa, "Blue Rondo A La Turk" começa com um ritmo em compasso 9/8 (o ritmo da marcha turca ou zeybek, equivalente ao zeibekiko grego). Não se trata de um tradicional compasso ternário composto (3+3+3), mas de um compasso em que as colcheias se agrupam sob a forma 2+2+2+3. Além disso, esse compasso se alterna com o compasso 4/4, clássico do jazz.

Já "Strange Meadow Lark" começa com um solo de piano que não apresenta um compasso claramente definido, que depois se fixa num 4/4 comum, aí entra o resto do grupo. A terceira é "Take Five". Em compasso 5/4, é a única composição do disco feita por Paul Desmond. Sobre ela, Desmond declarou que "começou apenas como pretexto para um solo de bateria de Joe Morello". No entanto, tornou-se um dos temas mais conhecidos do grupo.
"Three to Get Ready" começa em tempo de valsa, que passam a se alternar com compassos 4/4 típicos de jazz. Essa alternância prossegue mesmo nos períodos de improvisação. "Kathy's Waltz" começa num 4/4 tradicional - num tema tocado apenas por piano, baixo e bateria - passando a uma valsa quando o saxofone entra improvisando.


Entretanto, é interessante notar que mesmo durante a valsa a bateria continua acentuando em 4/4, criando uma sensação polirrítmica. No final o tema que no início era tocado em 4/4, é repetido sob a forma de valsa. "Everybody's Jumpin'" também se abre numa rítmica indefinida, insinuando uma vaga impressão de 6/4. Por fim, em "Pick Up Sticks" há um exemplo de um compasso 6/4 que não é um compasso composto. Trata-se de um compasso simples de seis tempos.

O título da faixa "Blue Rondo à la Turk" remete à "Rondo alla Turca" da Piano Sonata No. 11 de Mozart.

Todas as canções foram escritas e compostas por Dave Brubeck, exceto "Take Five", por Paul Desmond.

Dave Brubeck — piano
Paul Desmond — saxofone alto
Eugene Wright — contrabaixo
Joe Morello — bateria
Teo Macero - produtor
Fred Plaut - engenheiro de som
Mark Wilder - engenheiro de som
Cozbi Sanchez-Cabrera - direção de arte
Seth Rothstein - direção geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário