quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SEEC LANÇA PORTAL DE INFORMAÇÃO DE CULTURA

Nesta sexta-feira, 30 de dezembro, a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) lança o Portal Gestão de Informações da Cultura, site georreferenciado e de livre acesso, que conterá dados relativos à área cultural das cidades paranaenses. A partir dessa ferramenta é possível estabelecer parâmetros, monitorar ações, avaliar resultados e gerar indicadores de maneira rápida e eficaz. O lançamento integra a pauta da reunião do Conselho Estadual da Cultura e do encontro com os coordenadores regionais de cultura, que ocorre nesta sexta (30) e sábado (1º) em Curitiba.


A ideia foi criar um banco de dados de informações quantitativas e qualitativas sobre equipamentos, atividades, instituições, gestão cultural, investimentos, entre outras. “Esse portal constitui um instrumento importante na definição das ações de acordo com o potencial de cada município. Com essas informações, será possível subsidiar o planejamento e avaliação das políticas públicas da área da cultura no Estado, conforme definido nas metas de Governo” comenta o secretário da Cultura, Paulino Viapiana.


Além disso, o mapeamento coloca o Paraná em sintonia com as diretrizes do Ministério da Cultura (MinC), que desde 2004, em parceria com o IBGE, tem realizado estudos visando a implantação de uma base de dados nacional. O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) está previsto no Plano Nacional da Cultura. “Com o portal, um dos primeiros do gênero lançados no Brasil, mostramos a ação integrada que está sendo feita no Paraná”, explica a coordenadora do projeto, Regina Iorio.


A alimentação das informações é de responsabilidade dos dirigentes de cultura municipais, empreendedores e instituições culturais. Os dados serão disponibilizados a partir de um processo de homologação, realizado pelas coordenadorias pertinentes e pela equipe técnica responsável pelo sistema na SEEC.

Coleta de dados

A SEEC iniciou o levantamento de dados para criação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do Paraná em agosto de 2011. Para fazer parte da base de dados, os representantes de cada município deveriam preencher um questionário disponibilizado no site da SEEC. O último levantamento feito pela Secretaria foi em 2006. Agora, além de atualizar os dados, outras informações foram coletadas, ampliando as possibilidades em relação à gestão e às políticas públicas relacionadas à cultura.


Serviço

Lançamento do Portal Gestão de Informações da Cultura


Data: 30 de novembro de 2012, às 14h.

Local: Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240. Centro - Curitiba).

Bianca Sobieray / Diogo Cavazotti
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
(41) 3321 4729 / 3321 4722
imprensa@seec.pr.gov.br
www.cultura.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário